Terça-feira, 28 de março de 2017
Você precisa considerar o conceito de Mobile First em seus projetos digitais. Implementar design responsivo não é mais o suficiente, você precisa ir além.
Em geral, essas tendências são adotadas no Brasil cinco anos após os mercados digitais mais maduros. Mas o conceito é datado de 2009/2010.
Os profissionais digitais que ainda não adotaram o Mobile First, ainda não o fizeram por uma única e simples razão: mindset. Sim, por dificuldade em mudança de mentalidade.
Em 2016, visitei 15 capitais brasileiras, 130 agências de publicidade e digitais, tomei muito café, gastei muita sola de sapato, rodei milhares de quilômetros e percebi essa realidade numa experiência incrível.
Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops.
A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia e se faz necessário compreender seu conceito e aplicabilidade.
Projetos Mobile First garantem uma melhor experiência para o usuário no uso dos projetos digitais.
Podemos resumir o ganho em três frentes: tamanhos de tela, performance e conteúdo.
O projeto será realizado para todos os tamanhos de tela, mas a ênfase se dará nas telas menores, sendo o ponto focal e primário para o design.
Os breakpoints serão projetados de acordo de acordo com o seu layout, de acordo com a experiência desejada para o usuário em seus dispositivos móveis.
Os conteúdos não devem simplesmente preencher espaços, e sim se encaixar de forma harmoniosa ao design.
A experiência de consumo precisa ser agradável visualmente e garantir uma leitura facilitada, e a aplicação de técnica como a Readability é extremamente necessária. Inclusive é critério de relevância para o Google.
Seu projeto digital precisa ser rápido em todos os dispositivos e conexões. Novas tecnologias precisam ser adotadas para garantir o melhor desempenho.
A realidade da conexão móvel brasileira nos alerta ainda mais para essa necessidade, e agregar tecnologias como o Accelerated Mobile Pages e Instant Article é fator básico.
Eu sou braço técnico de centenas de agências em todo o Brasil. Fundei a empresa especializada em WordPress, a plataforma mais popular da atualidade em todo o mundo.
Isso me coloca em contato com diferentes tipos de profissionais, agências dos mais variados tamanhos e uma exposição clara da realidade nua e crua desse mercado no dia a dia.
Quando se fala sobre Mobile First, eu organizo todos os casos em dois grupos: os profissionais que já adotaram ou estão experimentando e os que ainda vão adotar, só não sabem quando, mas que vão é certeiro.
Dos que já adotaram ou estão experimentando é preciso afirmar:
Dos que ainda vão adotar, a realidade é bem diferente:
Mobile First vai te levar para o próximo patamar. A mudança de mindset se faz necessário para correr atrás de referência, realizar experimentos e colher resultados.
Considerando que a implementação do design responsivo ainda tem alguma resistência, é natural que o próximo passo atrase, mas você precisa se destacar.
Não é aceitável desprezar um universo crescente como o Mobile no Brasil, isso te impede de alcançar melhores resultados em sua estratégia digital como um todo.
Tenho presenciado negócios aumentarem seus números caminhando em direção a uma boa experiência do usuário, e todos eles com iniciativas para o mobile. No mínimo a implementação do design responsivo.
Os números alcançados, obviamente, tem resultados em mais dinheiro para a cadeia como um todo: para o cliente da agência, para as agências e as produtoras web.
Depois dessa grande jornada em 2016, resolvi abraçar o conceito em sua totalidade. Isso significou iniciar dentro de casa redesign e estratégias de negócio.
é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.
Comentários