Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Então você tem um site ou um projeto e quer que ele seja cada vez mais acessado? A partir do momento em que você tiver a percepção de que a sua ideia é realmente boa e que as pessoas estão interessadas, é a hora de melhorar ainda mais a sua visibilidade.
No meu artigo anterior, contei sobre os gatilhos do Inbound marketing e como eles podem nortear conteúdos e materiais específicos que, aos poucos, esquentarão seus leads até gerar conversões.
Em paralelo com a estratégia de inbound, o marketing de conteúdo entra em jogo como um reforço importante: a criação de um blog com informações relevantes pode ser a chave do seu sucesso, por exemplo. Afinal, ao trabalhar bem a soma de conteúdo + relevância + SEO = tráfego, você municia seu público e cria um relacionamento saudável e direto.
Com certeza, você já sabe o que é SEO. Mas só para lembrar…
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de processos que afetam a visibilidade e o ranking orgânicos de um site. Nos EUA, por exemplo, mais de 6 milhões de empresas competem pelo primeiro lugar em mecanismos de busca, e o SEO é uma ferramenta única, que, com base em um algoritmo que muda frequentemente, define as posições de cada empresa nos buscadores.
Resumindo: é um conjunto de práticas e técnicas que visa posicionar um site em mecanismos de busca, como Bing e Google.
Mas, como eu vou definir isso se não sou um especialista em programação? Siga as 4 dicas abaixo:
Indicadores recentes provam que conteúdos de maior relevância sempre têm melhores resultados. Certifique-se de que as informações do seu blog (se você tiver um) e do seu site combinam entre si.
Além disso, utilize sempre uma URL amigável. Mas, atenção: seu endereço jamais deve estar desconfigurado ou apresentar ícones e números, como no exemplo abaixo:
www.suaempresa.com.br/index.aspx?id=645629853520
Para ser eficaz, ele deve conter, no máximo, 5 palavras e apresentar palavras-chave, como:
www.suaempresa.com.br/seo-sucesso
Grande parte dos seus concorrentes possui um blog. Se você ainda não tem um, está na hora de criá-lo: além deles gerarem tráfico extra de inbound, aumentam rankeamento. Uma plataforma como WordPress, por exemplo, é fácil de usar e oferece uma série de plug-ins de SEO.
Antes de criar um blog é preciso responder: qual será a sua estratégia de marketing de conteúdo e quem é sua persona (para quem você está escrevendo? Qual será a linguagem? Quais formatos? Qual o tamanho do texto?)?
Além de ter claro quem é seu público, você precisa investir na produção de um conteúdo qualificado, criativo, rico e, principalmente, relevante. Aqui a relação é diretamente proporcional: quanto maior for a qualidade do seu material, maiores serão as chances de engajar e se relacionar de maneira positiva com seu público a ponto de ter resultados expressivos e aumentar seu rankeamento nos buscadores.
Para isso, você precisa diversificar os temas e, também, os formatos: tente trabalhar com vídeos, imagens, infográficos, podcasts e etc que sejam interessantes para seu leitor chegar até o final e consumir tudo que você tem para dizer.
Antes de publicar, verifique se a leitura do seu conteúdo está fluída. Você não pode correr o risco de o leitor achar seu texto cansativo ou as chances de ele voltar serão mínimas!
Nessa checagem, você deve considerar:
Sim! Você pode otimizar o tamanho de imagens (PNG) e inserir vídeos curtos, além de usar apenas templates com códigos limpos e não instalar muitos plug-ins. Assim, a página fica leve e organizada.
A adequação aos dispositivos mobile é, um dos principais fatores para um bom rankeamento, já que hoje grande parte do público acessa conteúdo online por meio destes dispositivos, como tablets e smartphones.
Diversos blogs já oferecem essa funcionalidade, sem a necessidade de programação específica. Apenas certifique-se de que a sua plataforma faz isso.
Uma presença sólida nas principais redes sociais é fundamental para ter um SEO eficaz. É importante considerar a estratégia de frequência e relevância para criar engajamento e já foi provado que “linkar” o conteúdo do seu site com suas redes sociais tem forte influência nos rankings de busca.
Para facilitar o compartilhamento do conteúdo do seu blog nas mídias, sempre mantenha este plug-in ativo e faça testes, para, por exemplo, descobrir se o melhor lugar para determinados botões é na parte superior ou inferior da página. Um conteúdo compartilhado representa relevância e engajamento, além de aprimorar seus resultados em SEO.
Após ter um site funcional, com um design moderno e ter suas mídias sociais logadas, utilize o Twitter Analytics e o Google Analytics para mensurar tráfico e identificar o crescimento e perfil do seu público.
é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.
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