Segunda-feira, 27 de julho de 2020
O termo “infoproduto” ganhou espaço no mercado de marketing digital. Diferente de outros setores, este tipo de produto não requer investimentos altos em pesquisas e desenvolvimento.
Como a barreira de entrada é relativamente pequena, muitos negócios surgiram nesta nova economia, possibilitando pessoas alcançarem lucros maiores, com equipes menores.
O infoproduto surge como uma solução para atender de forma objetiva e simples, uma demanda que até então não era atendida. Hoje é possível ver soluções para diferentes segmentos.
Mas, o que é um infoproduto?
Neste artigo nós iremos apresentar tudo o que você precisa saber para tirar a sua ideia do papel, e lucrar com a sua solução!
O infoproduto é produto intangível, uma informação digital que pode ser comercializada ou distribuída gratuitamente na forma de download. Os principais formatos são:
Independente do formato escolhido, o importante é que o seu produto resolva um problema específico da sua persona.
Às pessoas possuem rotinas muito agitadas, com pouco tempo para se deslocarem para outros locais. Quando elas se deparam com a oportunidade de consumir algo de qualidade e em qualquer lugar, o infoproduto se torna mais atrativo.
O objetivo do infoproduto é educar a sua audiência em relação a um determinado assunto e possibilitar escalar os seus lucros.
Cada formato possui uma característica e utilidade diferente, que devem ser avaliados no momento do planejamento, para que sua ação tenha um ROI positivo.
Separamos os 4 principais para que você escolha o que melhor se encaixa na sua estratégia.
Ebooks são os infoprodutos mais utilizados no mercado, devido a sua facilidade de cosumo.
É possível ler um ebook no computador, no tablet ou smartphone, e em qualquer lugar. A produção do ebook requer redatores, designers e revisores, para que seja entregue um infoproduto profissional e sem erros.
Todos estes detalhes, fazem com que às pessoas que entrem na sua página de vendas, sejam atraídas a fazer o download do ebook.
Os podcasts também ganharam espaço entre os consumidores, pois remetem aos clássicos programas de rádio, porém com uma interatividade maior do público.
Podcasts são programas gravados em áudio, que abordam diferentes temas, podendo ser um debate, uma entrevista, narração de histórias ou até mesmo um monólogo.
O mais interessante dopodcast é que qualquer pessoa pode fazer e sem muitas dificuldades, desde um estudante até mesmo o CEO de uma grande organização.
Aliás, se você quer conhecer um pouco mais sobre podcasts, leia nosso artigo sobre “Publicidade em Podcasts”.
Webinars são eventos digitais que podem ser transmitidos ao vivo ou gravados, em formatos de palestras ou workshops, para pessoas do mundo inteiro, porém com um custo de locação extremamente inferior aos eventos físicos.
Os webinars ficaram famosos durante a quarentena, já que muitos eventos que aconteceriam no primeiro semestre de 2020, foram cancelados por causa da pandemia do coronavírus.
Outro atrativo do Webinar é a sua facilidade de execução, além da grande quantidade de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado.
O formato de vídeos é certamente o formato mais popular para os infoprodutos. Até mesmo Jordan Belfort o “Lobo de Wall Street”, se rendeu ao YouTube.
Muitas empresas utilizam a plataforma para disponibilizar seus cursos e reduzir os custos com a hospedagem.
São inúmeras vantagens ao criar conteúdo em vídeo, algumas delas são:
O vídeo é muito poderoso, ele pode ser reutilizado em anúncios, recortando pequenos trechos(nuggets) ou replicado por outros usuários nas redes sociais.
Após escolher qual será o tema do seu infoproduto, é preciso analisar quais serão às personas, o formato e o estágio de consciência destas pessoas.
Com estes dados em mãos, é possível saber qual o melhor formato para o seu infoproduto. Para um perfil mais sênior por exemplo, o ebook não é muito recomendado, pois pode ser difícil de ler.
É importante testar diferentes formatos, porém claro, se isso representar um custo elevado, o melhor é consultar pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
Em abril deste ano, por exemplo, o Google publicou um estudo onde mostrou às mudanças de comportamento dos brasileiros durante o isolamento, onde mais uma vez vimos o crescimento do consumo de vídeos.
Esteja atento às mudanças de hábitos, quanto mais próximo você estiver dos seus consumidores, mais fácil será entregar aquilo que eles desejam.
Comece analisando todos os seus concorrentes, faça uma análise S.W.O.T para avaliar todas às oportunidades e ameaças.
Se você conseguir entregar um conteúdo que ainda não tem no mercado, isso fará com que seu infoproduto se destaque rapidamente.
E não precisa ser algo inovador, mas se você consegue ensinar marketing digital de um jeito diferente e que ajude outras pessoas, isso já o suficiente para que o seu infoproduto chame à atenção das pessoas.
Depois de gravar todas às vídeo aulas do seu infoproduto, é importante editá-las com muito cuidado.
Neste processo de edição você deve verificar:
Depois de todo este processo de revisão, é importante que você aplique alguns efeitos, seja uma vinheta, efeitos de transições, entre outros efeitos que vão deixar o seu infoproduto mais profissional.
E para ajudá-los neste processo, separamos uma lista com os melhores editores de vídeos para o seu infoproduto. Confira!
Qual editor de vídeo devo utilizar para o meu infoproduto?
Há muitos editores de vídeos disponíveis no mercado, e cada um deles atendem uma necessidade específica. Para que você produza os vídeos do seu infoproduto com facilidade e qualidade, separamos os principais editores de vídeos, que são:
Também criamos uma breve descrição de cada editor, para que você possa escolher o que melhor atende às suas necessidades, sem precisar baixá-los.
EaseUS Video Editor é um editor de vídeos, muito versátil e fácil de usar. Assim como outros editores do mercado, ele oferece diversas opções de efeitos e tratamento de imagens.
Você pode gravar suas vídeo aulas pelo smartphone, GoPro ou câmeras digitais profissionais, que será possível editá-las sem complicações.
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O Easeus Video Editor possui muitos efeitos que tornam a edição de vídeo muito simples, os principais são:
Isso permite aumentar a produção do seu infoproduto, sem aumentar os custos, afinal a ferramenta torna ágil, o processo de edição de vídeo.
O iMovie é um editor de vídeos gratuito, desenvolvido pela Apple para macOS e iOS. Muito simples de usar, o iMovie é um editor de vídeo ideal para iniciantes.
O grande diferencial do iMovie em relação aos concorrentes, é que ele oferece um aplicativo para iOS. Sendo possível editar vídeos no seu iPhone.
Porém se você procura por um editor de vídeo mais avançado para macOS, o Final Cut Pro X é o mais recomendado. Quando comparado com o iMovie, seus recursos avançados acabam atraindo editores de vídeos profissionais, que podem aumentar a sua produtividade, sem muita dificuldade.
A única desvantagem do Final Cut Pro X, é que a licença custa US$ 299,99. Então iMove acaba sendo a melhor opção gratuita.
O VSDC Free Video Editor é um editor de vídeos que não possui marca d’água, anúncios ou uma versão de teste. Se você está começando no mercado de infoprodutos, esta é uma boa opção.
O VSDC Free Video Editor oferece funções extras como:
Se você precisa editar vídeos mas não possui muita experiência, este editor irá ajudá-lo(a).
O OpenShot é um editor de vídeo famoso na comunidade Open Source, pois é gratuito.
O OpenShot possui um layout muito fácil de usar. É possível criar vídeos incríveis, sem qualquer tipo de limitação, pois é um software de código aberto .
Outro destaque do OpenShot, é que ele tem tradução para mais de 70 idiomas, sendo o maior entre os softwares de edição de vídeos gratuitos.
O layout organizado e de fácil compreensão, tornam o OpenShot uma boa opção apra infoprodutores iniciantes, que necessitam de funções mais básicas.
O VideoProc é um poderoso editor de vídeos gratuitos, que disponibiliza diversos recursos para iniciantes.
Oferece suporte para vídeos em 4K, compatibilidade com a maioria das câmeras e dispositivos digitais, pois possui uma vasta biblioteca de codecs de vídeo incorporadas. Para os usuários que precisam de um editor de vídeos fácil de usar, o VideoProc é uma boa escolha.
O DaVinci Resolve é uma das ferramentas de edição mais versáteis do mercado audiovisual, pois facilita a vida dos infoprodutores em começo de carreira.
Este editor de vídeos é gratuito mas oferece funcionalidades de nível profissional. Para quem precisa criar vídeo aulas de alta qualidade, o DaVinci Resolve será a solução dos seus problemas.
O DaVinci Resolve é um editor de vídeos que vem se destacando na área de audiovisual, com recursos surpreendentes, como: página de corte, gráficos em movimento, correção de cores, efeitos visuais, etc.
Paraquem busca um software profissional para edição de vídeos,o DaVinci Resolve estará na sua lista.
Para quem busca por um editor de vídeos gratuito, irá se deparar com o Shotcut. Isso porque entre os editores de vídeo gratuitos, o Shotcut ganhou destque.
Por ser um programa de código aberto e multiplataforma, facilita a vida de quem precisa realiar edições remotamente.
Há tantos recursos de edição disponíveis para os usuários, que é possível criar efeitos incríveis em poucos instantes.
Assim como o DaVinci Resolve, o Shotcut não possui marcas d’água ou qualquer tipo de limitação de uso.
Agora que você possui os vídeos do seu infoproduto, é preciso atrair o maior número de pessoas para a sua página de captura.
Então crie um bom roteiro para o seu vídeo, afinal você terá que convencer os usuários a clicarem no botão para ir até a sua landing page.
Nas redes sociais, procure criar vídeos curtos, de até 1 minuto, para que às pessoas assitam toda a sua mensagem.
Lembre-se de quebrar o padrão, se todos no seu segmento gravam vídeos muito formais, se possível, faça algo completamente informal, afinal o que você quer é atrair a atenção dos usuários, no meio de tantos concorrentes.
Não se esqueça de criar uma régua de relacionamento no seu email marketing, pois este é um ótimo canal de conversão.
Agora que você conhece todas às etapas da criação do seu infoproduto, o que está esperando para apresentar a sua solução para o mercado?
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco nos comentários.
Consultor de Marketing e graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua no mercado de Marketing Digital desde 2014, atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.
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