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Infoproduto: o que é e como começar

O termo “infoproduto” ganhou espaço no mercado de marketing digital. Diferente de outros setores, este tipo de produto não requer investimentos altos em pesquisas e desenvolvimento.

Como a barreira de entrada é relativamente pequena, muitos negócios surgiram nesta nova economia, possibilitando pessoas alcançarem lucros maiores, com equipes menores.

O infoproduto surge como uma solução para atender de forma objetiva e simples, uma demanda que até então não era atendida. Hoje é possível ver soluções para diferentes segmentos.

Mas, o que é um infoproduto?

Neste artigo nós iremos apresentar tudo o que você precisa saber para tirar a sua ideia do papel, e lucrar com a sua solução!

 

O que é um infoproduto?

O infoproduto é produto intangível, uma informação digital que pode ser comercializada ou distribuída gratuitamente na forma de download. Os principais formatos são:

  • Ebooks;
  • Apostilas;
  • Podcasts;
  • Videoaulas;
  • Aplicativos;
  • etc.

 

Independente do formato escolhido, o importante é que o seu produto resolva um problema específico da sua persona.

Às pessoas possuem rotinas muito agitadas, com pouco tempo para se deslocarem para outros locais. Quando elas se deparam com a oportunidade de consumir algo de qualidade e em qualquer lugar, o infoproduto se torna mais atrativo.

 

Quais os tipos de infoproduto?

O objetivo do infoproduto é educar a sua audiência em relação a um determinado assunto e possibilitar escalar os seus lucros.

Cada formato possui uma característica e utilidade diferente, que devem ser avaliados no momento do planejamento, para que sua ação tenha um ROI positivo.

Separamos os 4 principais para que você escolha o que melhor se encaixa na sua estratégia.

Ebooks

Ebooks são os infoprodutos mais utilizados no mercado, devido a sua facilidade de cosumo.

É possível ler um ebook no computador, no tablet ou smartphone, e em qualquer lugar. A produção do ebook requer redatores, designers e revisores, para que seja entregue um infoproduto profissional e sem erros.

Todos estes detalhes, fazem com que às pessoas que entrem na sua página de vendas, sejam atraídas a fazer o download do ebook.

Podcasts

Os podcasts também ganharam espaço entre os consumidores, pois remetem aos clássicos programas de rádio, porém com uma interatividade maior do público.

Podcasts são programas gravados em áudio, que abordam diferentes temas, podendo ser um debate, uma entrevista, narração de histórias ou até mesmo um monólogo.

O mais interessante dopodcast é que qualquer pessoa pode fazer e sem muitas dificuldades, desde um estudante até mesmo o CEO de uma grande organização.

Aliás, se você quer conhecer um pouco mais sobre podcasts, leia nosso artigo sobre “Publicidade em Podcasts”.

Webinars

Webinars são eventos digitais que podem ser transmitidos ao vivo ou gravados, em formatos de palestras ou workshops, para pessoas do mundo inteiro, porém com um custo de locação extremamente inferior aos eventos físicos.

Os webinars ficaram famosos durante a quarentena, já que muitos eventos que aconteceriam no primeiro semestre de 2020, foram cancelados por causa da pandemia do coronavírus.

Outro atrativo do Webinar é a sua facilidade de execução, além da grande quantidade de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado.

Vídeos

O formato de vídeos é certamente o formato mais popular para os infoprodutos. Até mesmo Jordan Belfort o “Lobo de Wall Street”, se rendeu ao YouTube.

Muitas empresas utilizam a plataforma para disponibilizar seus cursos e reduzir os custos com a hospedagem.
São inúmeras vantagens ao criar conteúdo em vídeo, algumas delas são:

  • Apelo visual;
  • Transformar o vídeo em áudio para um podcast;
  • Consumidores já estão mais propensos a este formato;
  • Pode ser replicado em diferentes plataformas;
  • e muito mais.

 

O vídeo é muito poderoso, ele pode ser reutilizado em anúncios, recortando pequenos trechos(nuggets) ou replicado por outros usuários nas redes sociais.

 

Qual o melhor infoproduto para a minha audiência?

Após escolher qual será o tema do seu infoproduto, é preciso analisar quais serão às personas, o formato e o estágio de consciência destas pessoas.

Com estes dados em mãos, é possível saber qual o melhor formato para o seu infoproduto. Para um perfil mais sênior por exemplo, o ebook não é muito recomendado, pois pode ser difícil de ler.

É importante testar diferentes formatos, porém claro, se isso representar um custo elevado, o melhor é consultar pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Em abril deste ano, por exemplo, o Google publicou um estudo onde mostrou às mudanças de comportamento dos brasileiros durante o isolamento, onde mais uma vez vimos o crescimento do consumo de vídeos.

Esteja atento às mudanças de hábitos, quanto mais próximo você estiver dos seus consumidores, mais fácil será entregar aquilo que eles desejam.

 

Ofereça o melhor conteúdo

Comece analisando todos os seus concorrentes, faça uma análise S.W.O.T para avaliar todas às oportunidades e ameaças.

Se você conseguir entregar um conteúdo que ainda não tem no mercado, isso fará com que seu infoproduto se destaque rapidamente.

E não precisa ser algo inovador, mas se você consegue ensinar marketing digital de um jeito diferente e que ajude outras pessoas, isso já o suficiente para que o seu infoproduto chame à atenção das pessoas.

 

Faça uma boa edição

Depois de gravar todas às vídeo aulas do seu infoproduto, é importante editá-las com muito cuidado.
Neste processo de edição você deve verificar:

  • Ruídos durante a sua fala;
  • Sons externos, principalmente de carros ou cachorros no fundo da gravação;
  • Trechos que poderiam ser cortados;
  • Informações que não foram relevantes;
  • Excluir tudo o que você achar desnecessário.

 

Depois de todo este processo de revisão, é importante que você aplique alguns efeitos, seja uma vinheta, efeitos de transições, entre outros efeitos que vão deixar o seu infoproduto mais profissional.

E para ajudá-los neste processo, separamos uma lista com os melhores editores de vídeos para o seu infoproduto. Confira!

Qual editor de vídeo devo utilizar para o meu infoproduto?

Há muitos editores de vídeos disponíveis no mercado, e cada um deles atendem uma necessidade específica. Para que você produza os vídeos do seu infoproduto com facilidade e qualidade, separamos os principais editores de vídeos, que são:

  • EaseUS Video Editor;
  • iMovie;
  • VSDC Free Video Editor;
  • OpenShot;
  • VideoProc;
  • DaVinci Resolve;
  • Shotcut;
  • Video Grabber.

Também criamos uma breve descrição de cada editor, para que você possa escolher o que melhor atende às suas necessidades, sem precisar baixá-los.

 

EaseUS Video Editor: Editor de Vídeo para Infoprodutores

EaseUS Video Editor é um editor de vídeos, muito versátil e fácil de usar. Assim como outros editores do mercado, ele oferece diversas opções de efeitos e tratamento de imagens.

Você pode gravar suas vídeo aulas pelo smartphone, GoPro ou câmeras digitais profissionais, que será possível editá-las sem complicações.

Infoproduto: O que é e como começar

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Quais às principais opções para edição de vídeos?

O Easeus Video Editor possui muitos efeitos que tornam a edição de vídeo muito simples, os principais são:

  • Inserir narrações;
  • Inserir vídeos gravados;
  • Criar faixas de áudio;
  • Editar o vídeo aparar,dividir, mixar, girar ou juntar vários vídeos;
  • Possui várias transições básicas e avançadas;
  • Inserção de filtros/títulos/legendas;
  • Possibilita a utilização de várias trilhas de vídeo e áudio;
  • Importar arquivos de mídia de diferentes dispositivos: armazenamento e vídeos gravados por câmeras de
  • Vídeo, DVDs, vídeos, webcams, celulares, etc;
  • Fornece diversos templates para facilitar às edições.

Isso permite aumentar a produção do seu infoproduto, sem aumentar os custos, afinal a ferramenta torna ágil, o processo de edição de vídeo.

 

iMovie: Editor de vídeo para usuários do Mac

O iMovie é um editor de vídeos gratuito, desenvolvido pela Apple para macOS e iOS. Muito simples de usar, o iMovie é um editor de vídeo ideal para iniciantes.

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às principais funções do iMove?
  • Edição de vídeo,áudio e imagem, permitindo aparar vídeos, remover áudio e compartilhar fotos;
  • Possui transições e efeitos;
  • Acompanha trailers e temas padrões;
  • Suporte para telas de 4K;
  • Permite inserir diversas faixas de vídeo e áudio.

O grande diferencial do iMovie em relação aos concorrentes, é que ele oferece um aplicativo para iOS. Sendo possível editar vídeos no seu iPhone.

Porém se você procura por um editor de vídeo mais avançado para macOS, o Final Cut Pro X é o mais recomendado. Quando comparado com o iMovie, seus recursos avançados acabam atraindo editores de vídeos profissionais, que podem aumentar a sua produtividade, sem muita dificuldade.

A única desvantagem do Final Cut Pro X, é que a licença custa US$ 299,99. Então iMove acaba sendo a melhor opção gratuita.

 

VSDC Free Video Editor: Editor de vídeo sem marca d’água

O VSDC Free Video Editor é um editor de vídeos que não possui marca d’água, anúncios ou uma versão de teste. Se você está começando no mercado de infoprodutos, esta é uma boa opção.

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às funções do VSDC Free Video Editor?
  • Permite compartilhar vídeos nas mídias sociais e enviá-los para o YouTube;
  • Permitel criar máscaras para ocultar, desfocar ou realçar o conteúdo na área selecionada;
  • Muitos efeitos, transições e filtros para utilizar em seus projetos;
  • Oferece recursos avançados como: sobreposição de imagem, estabilização de vídeo e mistura de cores;
  • Suporta a maioria de extensões de vídeo, áudio e imagens;
  • Oferece opções para exportar vídeos editados para redes sociais.

 

O VSDC Free Video Editor oferece funções extras como:

  • conversor de vídeo;
  • gravação de DVD;
  • captura de vídeo entre outras opções.

Se você precisa editar vídeos mas não possui muita experiência, este editor irá ajudá-lo(a).

OpenShot

O OpenShot é um editor de vídeo famoso na comunidade Open Source, pois é gratuito.

O OpenShot possui um layout muito fácil de usar. É possível criar vídeos incríveis, sem qualquer tipo de limitação, pois é um software de código aberto .

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às principais funções do OpenShot?
  • Suporta várias faixas de vídeo e áudio;
  • Permite adicionar títulos aos vídeos;
  • Oferece vários efeitos e animações em 3D;
  • Suporta edição de vídeo,áudio e imagem;
  • Permite efeitos de slow motion e tempo.

Outro destaque do OpenShot, é que ele tem tradução para mais de 70 idiomas, sendo o maior entre os softwares de edição de vídeos gratuitos.

O layout organizado e de fácil compreensão, tornam o OpenShot uma boa opção apra infoprodutores iniciantes, que necessitam de funções mais básicas.

 

VideoProc

O VideoProc é um poderoso editor de vídeos gratuitos, que disponibiliza diversos recursos para iniciantes.

Oferece suporte para vídeos em 4K, compatibilidade com a maioria das câmeras e dispositivos digitais, pois possui uma vasta biblioteca de codecs de vídeo incorporadas. Para os usuários que precisam de um editor de vídeos fácil de usar, o VideoProc é uma boa escolha.

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às principais funções do VideoProc?
  • Oferece efeitos visuais e filtros;
  • Suporta vídeos 4K/HD do iPhone, GoPro, DJI e outras câmeras 4K
  • Permite aparar,mixar,cortar e rotacionar clipes;
  • Permite ativar, desativar, adicionar ou exportar legendas
  • Oferece recursos avançados como: estabilização de vídeo, correção de olho de peixe, remoção de ruído e criação de GIFs;
  • Além das funcionalidades básicas dos softwares de edição de vídeo, a exclusividade do VideoProc, é a “Aceleração de hardware”, que acelera o processamento de arquivos.

 

DaVinci Resolve – Suporte para Vídeo 8K

O DaVinci Resolve é uma das ferramentas de edição mais versáteis do mercado audiovisual, pois facilita a vida dos infoprodutores em começo de carreira.

Este editor de vídeos é gratuito mas oferece funcionalidades de nível profissional. Para quem precisa criar vídeo aulas de alta qualidade, o DaVinci Resolve será a solução dos seus problemas.

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às principais funções do DaVinci Resolve?
  • Possui recursos que vão do básico ao avançado;
  • Edição automatizada com sincronização automática de videoclipes;
  • Possui ferramentas integradas para retocar, estabilizar e transformar os vídeos;
  • Permite criar projetos com diferentes quadros e resoluções;

 

O DaVinci Resolve é um editor de vídeos que vem se destacando na área de audiovisual, com recursos surpreendentes, como: página de corte, gráficos em movimento, correção de cores, efeitos visuais, etc.

Paraquem busca um software profissional para edição de vídeos,o DaVinci Resolve estará na sua lista.

 

Shotcut – Suporte para Edição da Linha do Tempo

Para quem busca por um editor de vídeos gratuito, irá se deparar com o Shotcut. Isso porque entre os editores de vídeo gratuitos, o Shotcut ganhou destque.

Por ser um programa de código aberto e multiplataforma, facilita a vida de quem precisa realiar edições remotamente.

Há tantos recursos de edição disponíveis para os usuários, que é possível criar efeitos incríveis em poucos instantes.

Infoproduto - O que é e como começar

 

Quais às principais funções do Shotcut?
  • Suporta a maioria das extensões disponíveis no mecado;
  • Compátivel com diferentes dispositivos de captura de vídeos e áudio;
  • Fornece uma interface flexível e intuitiva;
  • Oferece efeitos, filtros e modelos de vídeo exclusivos.

 

Assim como o DaVinci Resolve, o Shotcut não possui marcas d’água ou qualquer tipo de limitação de uso.

 

Como aplicar as estratégias de marketing em infoprodutos?

Agora que você possui os vídeos do seu infoproduto, é preciso atrair o maior número de pessoas para a sua página de captura.

Então crie um bom roteiro para o seu vídeo, afinal você terá que convencer os usuários a clicarem no botão para ir até a sua landing page.

Nas redes sociais, procure criar vídeos curtos, de até 1 minuto, para que às pessoas assitam toda a sua mensagem.

Lembre-se de quebrar o padrão, se todos no seu segmento gravam vídeos muito formais, se possível, faça algo completamente informal, afinal o que você quer é atrair a atenção dos usuários, no meio de tantos concorrentes.

Não se esqueça de criar uma régua de relacionamento no seu email marketing, pois este é um ótimo canal de conversão.

Agora que você conhece todas às etapas da criação do seu infoproduto, o que está esperando para apresentar a sua solução para o mercado?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco nos comentários.

Consultor de Marketing e graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua no mercado de Marketing Digital desde 2014, atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.

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