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Carta ao leitor: como se programar para ver o conteúdo do EXPO Digitalks 2019 – dicas da curadoria

Olá, querid@s.

Estamos há cerca de 15 dias do nosso maior evento do ano, o Expo Fórum Digitalks 2019. \o/

Este ano marca um evento especial para a nossa equipe, pois o “Digi”, como chamamos carinhosamente por aqui, está completando 10 anos de mercado. Não é à toa que nossa estratégia de negócios previu foco neste evento e fez uma pausa nos eventos regionais em 2019, nossa ideia foi também colher tudo o que viemos plantando em todo o Brasil nos últimos nove anos.

E a estratégia deu certo: com muita dedicação, o Expo Digitalks traz tudo o que tem de novo no mercado digital, com régua de conteúdo elevada e não perde em nada para os eventos internacionais que temos acompanhado nos últimos quatro anos, tanto com nossas imersões executivas, quanto nossas participações com cobertura editorial.

A edição do evento em 2019 será em dois pavilhões do Transamérica, o dobro do que fizemos até agora, e conta com nove auditórios simultâneos de conteúdo – 11 palcos contando com o Fórum BlockMaster, empresa do grupo Digitalks voltada ao mercado de blockchain e criptoativos.

Como curadora principal do evento, muitos me falam da dificuldade de escolher o que assistir, qual palco ver e como circular com tanto conteúdo acontecendo, uma tendência internacional dos melhores eventos do mundo de marketing, negócios e inovação.

Separei algumas dicas e atrações que podem te ajudar a circular pelo evento e até mesmo garantir a sua vaga se você ainda não comprou seu ingresso. 😉

 

1- Keynotes e Atrações de destaque

O evento é pensado para diferentes perfis de profissionais, mas toda edição possui alguns quadros especiais que são fortemente recomendados ao mercado. Para 2019, as atrações de destaque são:

Talk Show sobre negócios e macroeconomia com João Amoêdo (a perspectiva aqui não é política: apesar de acharmos importante discutir como o governo trabalha a transformação digital no setor público de forma imparcial e temos inclusive um quadro sobre isso no auditório Digitalks Executive, mas este quadro recomendado visa trazer uma visão de negócios e o executivo em questão tem bastante bagagem neste sentido para compartilhar com o público-alvo do Digitalks);

    • Talk Show exclusivo com o criador do termo Indústria 4.0 liderado pela especialista em Marketing Digital Martha Gabriel;
    • Palestra do Guga Stocco sobre Inovações em Negócios e Publicidade, incluindo a tecnologia Blockchain;
    • Quadro com Heródoto Barbeiro sobre Inovação, Tecnologia e Negócios;
    • Intervenção com a Maisa do SBT falando de mercado digital, Comunicação e novas gerações;
    • Talk Show sobre Comunicação e Liderança com Carlos Sardenberg e Leny Kyrillos, liderado por Pyr Marcondes do Meio&Mensagem;
    • Talk Show com Jairo Bouer sobre comportamento e consumo de jovens da nova geração, liderado pelo executivo, empreendedor e investidor João Kepler;
    • Keynote do doutor em Comunicação e conhecido executivo de mercado Dado Schneider sobre a nova economia digital e o Futuro do Trabalho;
    • Workshop internacional da Growth Marketing Conference direto do Vale do Silício para o Brasil com exclusividade para o Digitalks.

 

2- Quadros internacionais

Para quem pensa no longo prazo e se planeja para o que ainda não chegou ou está chegando ao Brasil, buscar tendências internacionais é sempre uma boa maneira de antever o futuro breve. Assim, palestrantes internacionais são sempre uma boa referência.

Algumas sugestões da curadoria: palestra sobre contexto de Christian Murche, da Alemanha; quadro sobre tendências da mídia programática com Borja Zaldívar, da Espanha; palestra sobre a economia israelense e potencial de inovação daquele país, com Itzhak Tsahi Reich; e quadro sobre oportunidades de negócios entre Brasil e outros países no auditório Congress, além da palestra da Abradi sobre como internacionalizar o seu negócio no palco Master Talks.

 

3- Temas de destaque do mercado

Antes de iniciar a curadoria de cada evento, são definidos temas centrais que precisam ser abordados naquele ano e, dentro de minha estratégia de comunicação 360, entram como destaque na agenda do Expo Fórum Digitalks.

Assim, quadros que envolvam estes temas a seguir são bastante recomendados a profissionais avançados e líderes do setor digital:

  • Blockchain e inovações digitais;
  • A Transformação Digital nas empresas e os próximos passos dentro da nova economia (também chamamos de pós-Transformação Digital);
  • Futuro do Trabalho (o tema é tão abrangente e complexo, que separamos em vários quadros que permeiam a agenda dos dois dias de evento, trazendo perspectivas diferentes e complementares, tais como Educação, visão econômica e de negócios, e visão social e inclusiva);
  • Cultura Data-Driven;
  • Cultura do Big Brother;
  • a Criatividade no Marketing, especialmente em um ambiente que os dados se tornam estratégia essencial;
    a mentalidade empreendedora do Vale do Silício;
  • Inteligência Emocional e comportamento humano;
  • Tecnologia e Marketing preditivo.

 

4 – Como se planejar por palco

Teve um momento na história do Digitalks que eram praticados valores diferenciados por palcos, o que gerava a sensação de haver um “auditório principal”. Há três anos já não trabalhamos dessa forma e sempre ressalto: não há auditório principal, alguns são voltados mais para um perfil do que outros.

Inclusive, alguns deles compartilham perfis similares e o que difere é a experiência que você quer ter e enfoque do conteúdo. Você confere abaixo um pouco de cada abordagem nos auditórios. Vale lembrar que, em 2019, pela primeira vez na história do Digitalks, teremos palcos temáticos, então vale ficar de olho na grade se você trabalha nestes segmentos. 😉

  • Congress: é hoje nosso maior auditório e é o internacional, no qual ocorrem os quadros com speakers de fora do Brasil. É o maior auditório, traz temas executivos e com uma abordagem mais formal e executiva também. É mais reflexivo e não tem como objetivo trazer ferramentas para atuar, e sim gerar reflexões que os líderes podem depois entender como transformar aquilo dentro de seus negócios.
  • Auditório Experience: traz temas executivos e para liderança (de coordenação à gerência), muitas vezes pegando as mesmas personas que o Congress. O grande diferencial é a abordagem pela experiência e mais informal. Aqui vamos encontrar formatos diferenciados, enfoques mais humanizados e menos voltados à economia com quadros de destaque como Marketing e Criatividade, e o Futuro do Trabalho pela questão humana. Envolve todo tipo de assunto que inclui mais comunicação e marketing, passando por dados, consumo, empreendedorismo, influenciadores, criatividade, diversidade dentro das empresas, setor de educação, marketing preditivo, cultura digital first, além de cases de anunciantes.
  • Auditório Digitalks Executive by PwC: traz temas executivos voltados a C-Levels que estão buscando mais especificamente informações sobre Transformação Digital. É o auditório que traz assuntos que envolvem nossos encontros mensais do projeto desenvolvido em parceria com a PwC. Aqui teremos discussões sobre o tema inclusive puxando por setores que já se interessam a falar sobre o assunto, como turismo, setor público e telecomunicações, por exemplo.
  • Auditório Master Seminars e Master Talks: têm como objetivo trazer algo mais palpável de como implementar algo diretamente no negócio. Por isso mesmo seu formato está baseado em Ted Talks, para trazer assuntos diferenciados de forma mais assertiva ao público. Ambos são mais objetivos e direto ao ponto. A principal diferença é que o Talks, como o nome diz, traz algumas discussões a mais. Aqui se escolhe a palestra pelo tema de interesse específico. De acordo com o tema e sua complexidade, pode conversar do analista ao dono da empresa.
  • Digital Real State Brasil: auditório dedicado a questões do digital no mercado de imóveis, incluindo comunicação e marketing.
  • Startup Expo: auditório dedicado a questões do digital para o mercado de startups, incluindo pitchs para fomentar conexão entre anunciantes que desejam trabalhar com este nicho.
  • Reclame Aqui: auditório dedicado a questões que envolvam atendimento no digital, branding de marca e reputação.
  • Anhembi Morumbi: auditório dedicado a questões diversas do universo digital e do setor de educação. Trabalha por nichos de cursos de pós-graduação e mestrados/MBAs, tais como AI em psicologia, e-sports, carreira e empregabilidade, cinema para youtubers, engenharia biomédica, moda sustentável e direito na nova economia.
  • Auditórios BlockMaster: quem compra ingresso para o Expo Fórum Digitalks, tem acesso liberado ao evento Forum BlockMaster que fala do universo de Blockchain e Criptoativos, tanto de um ponto de vista de investimento, como também de negócios.

 

5- Como se planejar por conteúdo

Deixei o que considero melhor e dica preciosa para o final! Como curadora, recomendo fortemente que você se planeje nos dias mais próximos ao evento, montando uma grade de conteúdo que envolva os assuntos que mais lhe interessam como profissional ou empresa.

A melhor forma de fazer isso é via aplicativo do evento, no qual você pode favoritar os quadros e deixar salvo na “sua agenda”, personalizando o que é mais importante para você. Mas também dá para fazer com tags no site.

Aproveitando, desde o ano passado, instituímos tags que ajudam a montar a sua agenda personalizada. Exemplo: se você quer saber mais sobre Negócios, clica na tag para ver tudo o que separei de conteúdo relacionado a Negócios. O mesmo vale para Mídia, Tendências, Comunicação, Tecnologia e outros assuntos de interesse do nosso público. Essa separação é feita pessoalmente por mim para os auditórios que não são nichados.

No fim, mais do que a atração de destaque famosa ou o tema de mercado, você é quem sabe o que busca em um evento grande como o Expo Digitalks. Por isso, nada mais válido do que você ver exatamente o que espera do mercado digital, não é mesmo?

Espero que essas dicas te ajudem a aproveitar ao máximo os dois dias do Expo Fórum Digitalks! E não se esqueçam de trocar muitas experiências com os participantes e especialistas presentes no evento: a oportunidade é única.

Um grande abraço e nos vemos logo mais.

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Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com Comunicação desde 2007 e Marketing Digital desde 2011. É especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Cásper Líbero, com nanodegree em Marketing Digital. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e consultoria para pequenas e médias empresas. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de Marketing da Shoestock e foi Head de Conteúdo e Comunicação no Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, CRM, inbound e marketing de conteúdo, Social Media Marketing, Video Marketing, estratégia de PR, comunicação interna e endomarketing, e design thinking para criatividade e inovação.

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