Terça-feira, 30 de outubro de 2018
Um dos assuntos mais quentes das rodas de conversa de eventos que eu estou participando nos últimos meses é o engajamento da base de usuários dos aplicativos. Cresce o número de pessoas que está começando a entender que esta métrica é importantíssima para o crescimento saudável de qualquer app, mas poucos conseguem entender o que ela significa na prática.
“Engajamento” é um termo utilizado pelo mercado para definir o tempo que o usuário gasta em um determinado aplicativo. Antes, era comum medir o sucesso de uma aplicação móvel através do acompanhamento do número de downloads: quanto mais pessoas baixam um app, mais bem sucedido ele é. Certo? Errado!
Se analisarmos mais de perto, só baixar o aplicativo não adianta muita coisa. Quando a memória do smartphone do consumidor fica cheia, uma das primeiras coisas que ele faz é apagar os aplicativos que ele não usa mais. Ou seja, estimular o uso do aplicativo pelo usuário é sinônimo de sobrevivência – não o número de downloads.
O envio de notificações push é uma das estratégias mais populares quando o assunto é levar o usuário de volta para o aplicativo. De acordo com um estudo da Urban Airship, as aplicações que não enviam notificações push para os seus novos usuários em até 90 dias depois do download perdem 95% do valor investido em aquisição.
Sabe quando você está dentro de uma loja e recebe uma notificação de um aplicativo de compras, por exemplo? Aquela notificação push não é disparada ao acaso. Para que não sejam irritantes, os pushes têm que se adaptar à rotina do usuário. No caso do aplicativo de compras, é o momento em que o consumidor está dentro da loja. Talvez você esteja se perguntando como o aplicativo de compras sabia que o consumidor estava dentro da loja. Graças ao desenvolvimento do mobile, agora é possível embarcar tecnologias de localização mais precisas do que o GPS, que entendem a localização do smartphone mesmo em locais fechados como shopping centers e que não errem o lado da rua em que o usuário está.
No mercado brasileiro, ferramentas como a In Loco Engage entregam inteligência de localização para que donos de aplicativos entendam em quais lugares do mundo físico a base de usuários mais recorre ao app e disparem notificações push geo segmentadas, que impactam o consumidor quando ele está em determinados locais como lojas, bares, etc.
Vamos lá, pense comigo: existe alguma outra informação que revele mais sobre os nossos hábitos do que os locais que frequentamos? Aquela visita diária à academia, o trajeto para o trabalho, o restaurante preferido da hora do almoço, até mesmo aquele cineminha sexta-feira à noite. Tudo isso faz parte de um quebra-cabeça que define as nossas preferências.
É preciso ter em mente que engajar o consumidor não é apenas sobre enviar diversas notificações push todos os dias. Entender o comportamento do consumidor é indispensável para que a estratégia de engajamento seja efetiva.
é CEO e co-fundador da In Loco Media. Formado em Ciências da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco, começou a empreender com 19 anos, ao aplicar os conhecimentos acadêmicos na criação de tecnologia de geolocalização indoor mundialmente exclusiva e eleita como a mais precisa do mundo, em 2014, pela Microsoft Research.
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