Artigos

Web Summit 2021: um evento sobre pessoas

O Web Summit 2021 marcou o retorno ao formato presencial do maior evento de tecnologia e inovação do planeta, após a edição de 2020 ter acontecido de forma remota em decorrência da pandemia de COVID-19. Se tratando de um evento deste porte e com essa temática, é natural pensarmos que o Web Summit é um evento sobre digital… mas a edição de 2021 mostrou que mais do que um encontro sobre tecnologia, o Web Summit é um evento sobre pessoas.

A pandemia alterou fundamentalmente a forma como vivemos e nos conectamos, acelerando a adoção da tecnologia e evidenciando sua importância em nossas vidas. O retorno à presença física no Web Summit 2021 foi um momento que evidenciou a necessidade humana de se conectar fisicamente, e como a tecnologia está diretamente ligada com estas experiências.

Digital como caminho para transformação da sociedade

“O Web Summit é sobre as pessoas e não sobre o digital. O digital é uma ferramenta”. Esta foi uma fala do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em seu discurso no encerramento do Web Summit 2021. E ele não poderia estar mais correto. A tecnologia pode ser uma força unificadora quando usada para conectar pessoas e comunidades em todo o mundo.

Após anos sendo privados do contato interpessoal, vimos a sociedade se desenvolver e inovar de uma maneira sem precedentes. Na pandemia, a tecnologia foi o meio que encontramos para nos sentir próximos de amigos e familiares. A revolução digital não para, e nós devemos usar essas ferramentas para tornar o mundo um lugar mais justo, inclusivo e seguro. E no Web Summit 2021, aprendemos que os avanços tecnológicos não devem ser um fim em si mesmos, mas sim um meio para atingir objetivos mais amplos de bem-estar humano, sustentabilidade e igualdade.

É claro, temas como Inteligência Artificial, Metaverso, NFTs, Real-time Data e muitos outros, estavam em evidência. É impossível pensar em tecnologia e inovação e não cruzar com esses conceitos. Mas quando juntamos estes temas com aquilo que impacta diretamente nossa rotina, é quando tudo se torna ainda mais interessante e relevante.

Conectando as tecnologias com as necessidades humanas

Na saúde, conhecemos soluções como aplicativos que controlam o desperdício de comida em escolas, até mesmo alternativas que prometem auxiliar no combate ao vício em substâncias químicas, principalmente ligadas à neurociência. Tecnologias de limpeza e desinfecção apareceram aos montes. Diferentes tipos de tecnologia sustentáveis, de filtragem e limpeza também foram destaque, afirmando atuar até mesmo contra o COVID, a influenza e o H1N1.

Soluções ligadas ao trabalho remoto, um caminho que se tornou sem volta para muitas empresas ao redor do mundo. Inovações e discussões sobre viagens, que finalmente voltaram a ser um fator para a sociedade no final de 2021, mas que também demandava adaptações para uma nova realidade.

Como disse o presidente de Portugal, o digital é uma ferramenta para tornarmos o mundo um lugar melhor, mas para isso é necessário usar estes recursos com as intenções corretas. O Web Summit 2021 provou que se tem algo que não falta, são pessoas trabalhando diariamente para transformar a vida do próximo para melhor.

O mundo e a sociedade estão em constante transformação, e as inovações do mundo digital desenvolvidas por nós mesmos, devem ser sempre em prol de atender às nossas necessidades, mas sem nunca perder a essência da nossa espécie, que como vimos no Web Summit 2021, está diretamente ligada com a conexão entre as pessoas.

Leandro Feijão Veríssimo

Leandro Verissimo é fundador e head de estratégia da Verissimo.Work, consultoria especializada em inovação e estratégia de comunicação. Também conhecido como Feijão, liderou áreas de marketing e planejamento de agências e empresas como Eletromidia, JCDecaux, Idealista e Conteúdo Urbano. Com mais de 20 anos de atuação na publicidade, desenvolveu estratégias, negócios e conteúdo para marcas, produtos e pessoas em indústrias como finanças, tecnologia, entretenimento, consumo, agronegócio e mídia out of home.

Comentários

PUBLICIDADE