Notícias

“O Web Summit é sobre as pessoas e não sobre o digital. O digital é uma ferramenta”, diz presidente de Portugal

O chefe de Estado passou uma mensagem de otimismo para o próximo ano do Web Summit

 

Por Gabriel Dias*

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, encerrou o Web Summit 2021 com um discurso contra as mudanças climáticas, a favor da transformação digital e com uma mensagem para os participantes do evento: “Vocês têm que mudar o mundo”.

“Temos que lutar pela vida, pelos cuidados de saúde, pela recuperação econômica e pela inclusão social”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Em meio a euforia do público, o presidente de Portugal afirmou que ano que vem o Web Summit tem que ser maior e superar o ano de 2019. “Temos de ser 100 mil em 2022”. Marcelo reforçou que Portugal está empenhado no sucesso do evento e que o Web Summit é um encontro feito para mudar o mundo para melhor.

“O Web Summit é sobre as pessoas e não sobre o digital. O digital é uma ferramenta”, declarou.

Para o presidente de Portugal, o digital é uma ferramenta vital para a mudança, mas devemos pensar nas pessoas de agora e nas pessoas do futuro.

 

A mudança depende das pessoas

Marcelo Rebelo de Sousa alegou que devemos lutar por um mundo mais justo, com menos desigualdades e que preste atenção nas mudanças climáticas. Segundo o presidente de Portugal, o último ano foi difícil, mas temos uma ótima ferramenta em mãos, a revolução digital, que deve continuar imparável e ela não depende de presidentes, primeiros-ministros ou parlamento, ela depende dos jovens que fazem a diferença. “Vocês é que mudam o mundo, vocês têm que mudar o mundo”.

Em vários momentos do discurso, Marcelo reforçou que estamos agora começando um novo ciclo, a era pós-pandemia, e que devemos não apenas lutar por um mundo melhor, mas lutar depressa.

“Este ano estamos começando um novo ciclo, a esperança será uma realidade”, afirmou o chefe de Estado.

Marcelo ainda se referiu à COP26 – conferência do Clima da ONU que acontece agora em Glasgow, na Escócia – dizendo que está feliz com os acordos que estão sendo feitos por lá, como o acordo para parar e reverter o desmatamento. “Temos que lutar pela ação climática”, destacou.

 

Marcelo elogiou Paddy Cosgrave: “Esta é a sua casa”

No início do discurso, o presidente de Portugal saudou o CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave. “A sua resiliência foi fundamental, muito obrigado”. O executivo já tinha saído do palco, mas foi puxado para um forte abraço. Ainda no momento de descontração, Marcelo Rebelo de Sousa reforçou à Paddy: “Esta é a sua casa”.

Veja a cobertura completa do Digitalks no Web Summit 2021!

 

*Gabriel Dias é coordenador de Conteúdo do Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE