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Você sabe mesmo o que é e para que serve a automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é do que um grupo de ferramentas que automatizam as estratégias de marketing de uma empresa, tanto em grandes negócios quanto em pequenas ações, podendo ser utilizado em larga escala por agências de marketing. Algumas empresas ainda não tiveram a experiência de utilizar as plataformas e acreditam que a automatização serve apenas para eliminar as funções repetitivas, não percebendo os benefícios que podem encontrar ao estabelecer novos negócios.

Os principais objetivos da automação de marketing são:

  • Identificar e dar mais qualidade aos leads
  • Aumentar a conversão dos leads
  • Incrementar os resultados das receitas

Para cumprir estas metas, as ferramentas contam com uma série de recursos,  tais como:

  • Identificação de visitantes anônimos de web
  • Análise de ponta-a-ponta do site (não é a ferramenta Google Analytics)
  • Listas dinâmicas
  • Pontuação de leads
  • Rastreamento de comportamento
  • Automação de e-mail e formas dinâmicas de disparo

 

>> 4 dicas para desenvolver a Automação de Marketing na empresa

Uma pesquisa feita pela empresa Software Advice lista os principais aspectos que os usuários buscam na automação de marketing. Entre os aspectos mais destacados estão o relacionamento com o lead e o potencial de relatórios sobre cada ação. Confira o ranking:

1º Lead nurturing

2º Relatórios e análises

3º Pontuação de leads

4º E-mail marketing

5º Drip marketing

6º Inbound marketing

7º Gerenciamento de campanhas

8º Marketing nas redes sociais

9º Segmentação

 

É possível perceber também o quanto o serviço de automação de marketing tem sido adotado em ritmo acelerado pelas empresas, tanto de pequeno quanto de grande porte. Uma das causas desta adesão é o custo, que se tornou mais baixo ao longo dos anos.

>> Low Budget: 6 dicas para estratégias de marketing digital

Abaixo, podemos ver a divisão entre o porte de empresas que aderiram às plataformas no levantamento feito pela Software Advice.

3% das empresas têm entre 2 e 5 empregados

10% têm entre 6 e 10 empregados

14% têm entre 11 e 20 empregados

23% têm entre 21 e 50 empregados

12% têm entre 51 e 100 empregados

24% têm entre 101 e 500 empregados

6% têm entre 501 e 1000 empregados

9% têm mais de 1000 empregados

 

Automação de marketing X tradicional ‘E-mail blasts’

A automação de marketing é muito distinta das tradicionais ferramentas de autorrespostas que empresas e agências usaram no passado. Se usado devidamente, a automação de marketing pode também garantir que os leads recebam informações mais bem orientadas, com conteúdo altamente relevante e mensagens no momento certo.

Os e-mails neste processo de automação são diferentes dos mecanismos tradicionais, se destacando inclusive na entrega das mensagens. Até então, os sistemas eram incapazes de estabelecer um público-alvo e disparavam as comunicações para um vasto grupo de contatos, criando uma abordagem agressiva e diagnosticada como spam.

>> Fatores que afetam a taxa de abertura do e-mail marketing

Com uma visão totalmente diferente, a automação de marketing se baseia em características de comportamento para determinar os alvos e estabelecer uma comunicação mais adequada. Usando estas plataformas, as empresas conseguem enviar automaticamente um prospecto de maneira ágil e com um alto grau de informação relevante aos interesses do lead.

Se uma pessoa realmente quiser comprar, pode responder a estas comunicações criando um canal orientado para a venda. No mesmo instante que o possível cliente entrar em contato, o serviço de automação de marketing notifica o vendedor. Os leads que procuram o site podem receber informações sobre um item específico sem o vendedor precisar responder alguma coisa.

Este nível de comunicação baseado em comportamento gera um alto grau de conversão e de retorno financeiro. Por isso, a adesão à automação de marketing apresenta crescimento tão rápido em todos os mercados.

 

é Country Partner Director da SharpSpring no Brasil - software de Automação de Marketing presente em 26 países. Formado em Design e com MBA em Marketing Estratégico pela USP, é especialista em Inbound Marketing atuando na estratégia de conteúdo, lead nurturing, abertura de novos canais e parcerias.

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