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A velocidade do seu e-commerce pode impactar nas vendas

O tempo de carregamentos das páginas de um site é uma das partes mais importantes da experiência do usuário, seja ele um blog, site institucional ou e-commerce. Além disso, há alguns anos o Google já vem evidenciando sua preocupação com a velocidade dos sites, blogs e lojas virtuais e que esse é um dos seus principais critérios para ranquear.

Um site lento passa uma imagem negativa ao consumidor e faz com que ele volte aos resultados da sua pesquisa do Google para encontrar outro site ou loja mais rápidos que ofereçam aquele produto que ele busca. Ou seja, além de perder um potencial cliente você pode também perder preciosas posições nos rankings de buscadores como o Google.

Muitas vezes os responsáveis pela tecnologia e gerentes de e-commerce deixam as questões de velocidade e performance de lado se preocupando e focando com uma nova funcionalidade ou até mesmo com o design. O mesmo ocorre com questões de conteúdo, em páginas de produtos, por exemplo, sempre cabe um espaço pra adicionar produtos relacionados, nuvens de tags, ou compras casadas, mas se for pedir para adicionar conteúdo relevante e que de fato vai ajudar o consumidor, a rejeição é quase certa.

Mas por que isso acontece?

Um infográfico disponibilizado pela kiss metrics mostra que 47% dos consumidores esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos, 40% abandonam um site que demora mais de 3 segundos pra carregar. O estudo mostra ainda que 79% dos clientes que ficaram insatisfeitos com o desempenho do site são menos propensos a comprar do mesmo site novamente e  que 44% dos compradores on-line vão dizer a seus amigos sobre má experiência que tiveram ao comprar ou tentar comprar.

Para te ajudar a evitar perder clientes e dinheiro por conta do tempo de carregamento das páginas do seu e-commerce deixamos algumas dicas. Confira!

O primeiro passo é acessar o Page Speed para verificar quais itens do seu site precisam ser melhorados.

Otimize as imagens: As imagens são as principais vilãs do tempo de carregamento das páginas, mas isso não é só culpa dos designers, a responsabilidade tem que ser dividida com os responsáveis pela publicação dos produtos e banners. Deixe claro para seu designer que as imagens devem ser otimizadas para a Web, elas podem ter uma ótima qualidade e ter um tamanho pequeno. Para otimizar suas imagens recomendo a seguinte ferramenta online: https://kraken.io/web-interface.

No Page Speed você terá uma lista com todas as imagens que precisam de otimização, primeiro faça o download de todas elas. Após baixa-las, vá até a pasta, selecione todas e arrasta para o campo “Click to upload or drop your images here” aguarde o processo de compactação e faça o download das imagens agora compactadas. Por fim, basta substituí-las e verificar novamente no Page Speed, se faltou alguma repita o processo com ela.

Compacte arquivos JavaScript e de folhas de estilo CSS: Compactar arquivos de estilo CSS e JavaScript ajudam a diminuir seus tamanho e como consequência disso, diminui o tempo de carregamento das paginas. Para compactar esses arquivos é simples, utilize o CSS Minifier para arquivos CSS e JavaScript Minifier. O processo é bem fácil e intuitivo. Não se esqueça de fazer um backup dos arquivos antes de compactar e substituí-los.

Aproveite o cache do navegador: A configuração de cache definindo datas de expiração para arquivos estáticos evita requisições desnecessárias do servidor, uma vez configurado o cache, o navegador passa a carregar os arquivos através do disco local e não mais através da rede. Tudo isso aumenta a performance do site de forma geral.

Reduzir o tempo de resposta do servidor: Se no Page Speed aparecer esse item, saiba que ele está diretamente relacionado com seu provedor de hospedagem.  Entre em contato diretamente ou informe o responsável pela tecnologia do site.

Agora que você sabe que a velocidade do seu e-commerce pode afetar diretamente nas vendas, não marque bobeira, comece agora mesmo a otimizar seu e-commerce e faça sucesso com os próximos clientes!

é programador e empreendedor digital, mantém um blog sobre negócios digitais e atualmente também atua como analista de SEO.

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