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Tudo o que você precisa saber sobre a Inteligência Artificial e a técnica da Inteligência Artificial Generativa (IAG)

Em resumo, a IA é um campo amplo que busca simular a inteligência humana, enquanto a IAG é uma técnica específica dentro desse campo que se dedica a criar conteúdos com base em exemplos existentes

 

Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo de tecnologia que se dedica à criação de algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas que, em geral, necessitariam de inteligência humana. Em outras palavras, é um conjunto de técnicas de programação de sistemas e de aplicação de tecnologias, ligadas a esses sistemas, que permitem que computadores e outros dispositivos possam “pensar” e “agir” como seres humanos.

Dentro da área de IA, existe uma técnica chamada “Inteligência Artificial Generativa” (IAG). Ela se refere a um conjunto de algoritmos que são capazes de gerar novos dados, imagens, sons e até mesmo textos a partir de exemplos já existentes. Esses sistemas são treinados em grandes conjuntos de dados para aprender a criar conteúdos que parecem ter sido produzidos por humanos.

Em resumo, a IA é um campo amplo que busca simular a inteligência humana, enquanto a IAG é uma técnica específica dentro desse campo que se dedica a criar conteúdos com base em exemplos existentes.

A IA não é nova, ela surgiu nos anos 1980, após a criação dos computadores e dos primeiros sistemas de processamento de dados. Os objetivos eram muito semelhantes aos de hoje: otimizar processos, ganho de agilidade e processamento de informações, reduzir riscos para os seres humanos, destinar às máquinas o trabalho braçal e repetitivo, direcionando as atividades lógicas e inteligentes, de inovação e de criatividade por exemplo, para o ser humano.

Inicialmente, a IA envolvia a programação de regras e algoritmos que imitavam o pensamento humano em situações específicas, como automação de sistemas, automação de máquinas na indústria, sistema servo-control, mas com o avanço da tecnologia, a IA evoluiu para o aprendizado de máquina, permitindo que as máquinas aprendam com exemplos e melhorem sua performance ao longo do tempo. Hoje, a IA está presente em muitas áreas da vida cotidiana, e espera-se que ela desempenhe um papel cada vez mais importante em nossas vidas no futuro.

 

Exemplos de aplicação da IA nas atividades profissionais

A inteligência artificial, em seu formato mais genérico, em sua variação generativa ou até mesmo a IA associada a outros dispositivos, tanto de entrada de informações como de saída de informações, pode ser aplicada em diferentes setores como:

Saúde

» Análise de dados médicos para diagnósticos mais precisos;
» Predisposição a possíveis doenças ou condições médicas em pacientes com base em dados médicos e histórico familiar;
» Desenvolvimento de medicamentos e tratamentos mais eficazes com base em simulações de computador;
» Detecção de anomalias em imagens médicas como raios-x e ressonância magnética.

Setor financeiro

» Prever riscos financeiros e fraudes, bem como atuar no desenvolvimento e aplicação de processos que os reduzam;
» Análise de dados de clientes para recomendar produtos e serviços personalizados;
» Gerenciamento de riscos e tomada de decisão de investimentos com base em análises de mercado, processando dados disponíveis internamente como no mercado de forma geral;
» Automação de processos de negócios, como atendimento ao cliente e processamento de pagamentos, liquidação, transferência de valores e conciliação.

Indústria

» Monitorar e otimizar o desempenho de máquinas e equipamentos através da aplicação de modelos de produção e arquivamento de registros lógicos sobre práticas mais eficientes;
» Identificar padrões e tendências em grandes conjuntos de dados para melhorar a eficiência e reduzir os custos de produção;
» Prever falhas em equipamentos e realizar manutenções preventivas, baseadas em falhas previamente reportadas bem como falhas “aprendidas” com os registros lógicos gerados em situações anteriores
» Desenvolvimento de produtos personalizados com base em dados de clientes e/ou melhoria de produtos que já estão ativos no portfólio.

Varejo

» Análise de dados de clientes para oferecer produtos e promoções personalizados, aperfeiçoando as práticas de CRM (Customer Relationship Management) aplicadas;
» Prever a demanda de produtos para otimizar o estoque e evitar perdas;
» Monitoramento em tempo real de produtos nas lojas para evitar furtos e perdas;
» Automação de processos de atendimento ao cliente, como chatbots para responder perguntas frequentes e realizar vendas.

É importante lembrar que a Inteligência Artificial pode ser aplicada em muitas outras áreas além dessas, e que suas aplicações estão em constante evolução.

 

Exemplos de aplicação da IA nas atividades pessoais

  • Assistente virtual: Os assistentes virtuais, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, usam a IA para entender comandos de voz e realizar tarefas como definir alarmes, tocar música, fornecer informações sobre o tempo, entre outras.
  • Reconhecimento de voz: O reconhecimento de voz é usado em várias aplicações, desde assistentes pessoais até sistemas de segurança, para identificar e autenticar usuários com base em suas vozes.
    Reconhecimento facial: O reconhecimento facial é usado em smartphones para desbloquear o aparelho e em sistemas de segurança para identificar indivíduos em locais públicos ou restringidos.
  • Chatbots: Os chatbots são programas de computador que usam IA para conversar com usuários de maneira natural e responder a perguntas e solicitações. Eles são usados em atendimento ao cliente, vendas e suporte técnico.
  • Sistemas de recomendação de filmes e músicas, tradução automática de idiomas, assistentes de navegação em veículos, e muitos outros mais.

À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, podemos esperar que ela desempenhe um papel cada vez mais importante em nossas vidas cotidianas e cada vez mais parecidas com a forma de agir, pensar e executar do ser humano.

 

Principais ferramentas de IA disponíveis no mercado

IBM Watson – uma das primeiras disponibilizadas opara acesso público, por pessoas físicas, é uma plataforma de IA e análise de dados da IBM. Ela oferece serviços como processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e análise de sentimentos, entre outros.

Google Cloud AI Platform – é uma plataforma de IA e aprendizado de máquina (machine learning) baseada na nuvem da Google (Google Cloud). Ela oferece serviços para treinamento e implantação de modelos de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagem, entre outros.

TensorFlow – é uma biblioteca de software de aprendizado de máquina de código aberto desenvolvida pela Google. É usada para construir e treinar modelos de aprendizado de máquina para reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e muito mais.

Amazon Web Services (AWS) AI – é uma plataforma de IA baseada na nuvem da Amazon. Ela oferece serviços para desenvolvimento, treinamento e implantação de modelos de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e visão computacional, entre outros.

OpenAI – é uma organização de pesquisa em IA, recentemente adquirida pela Microsoft, que oferece uma série de ferramentas e APIs para desenvolvedores, incluindo o GPT-3, um prompt de linguagem natural avançada de IA gerada por modelos de linguagem.

Essas são apenas algumas opções de ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis no mercado, existem muitas outras opções disponíveis também. Algumas gratuitas outras pagas.

 

Tendências da utilização da IA

1) Aumento da automação: uso da ferramenta para executar tarefas (muitas vezes repetitivas, braçais, exaustivas) que antes eram realizadas por seres humanos, o que pode levar a maior eficiência e produtividade.

2) Avanços em veículos autônomos: isso contribuiria em melhorar a segurança nas estradas e mudar a forma como as pessoas se deslocam.

3) Melhorias na saúde: melhora o diagnóstico e tratamento de doenças, além de ajudar a identificar novos medicamentos.

4) Maior personalização: A IA vem sendo utilizada para fornecer experiências mais personalizadas aos usuários, por exemplo, por meio de recomendações de produtos ou serviços.

5) Maior acesso à educação: pode ser usada para oferecer plataformas de aprendizado personalizadas e adaptáveis, permitindo que mais pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade.

6) Redução do impacto ambiental: auxilia a reduzir o impacto ambiental de atividades humanas, por exemplo, por meio da otimização de rotas de transporte ou da previsão de eventos climáticos.

No entanto, o uso de Inteligência Artificial também pode ter impactos sociais e levantar questões éticas importantes, como:

  1. Desemprego: a automação pode levar à perda de empregos em alguns setores.
  2. Viés e discriminação: os sistemas de IA podem ser afetados por viés e discriminação de gênero, raça, origem, etnia, orientação sexual, religião e outros.
  3. Privacidade: sem as devidas precauções, a IA pode ser usada para coletar dados pessoais, o que pode levantar preocupações com privacidade e uso dos dados.
  4. Responsabilidade: à medida que a IA se torna mais avançada, pode ser difícil determinar quem é responsável por decisões tomadas por sistemas de IA.

Por essas razões, é importante que o desenvolvimento e o uso de IA sejam guiados por princípios éticos e regulamentações apropriadas para minimizar esses riscos e impactos negativos, oferecendo um amplo debate e políticas para o melhor uso.

Para concluir, acessei uma das ferramentas de IA disponível no mercado e pedi que ela se definisse, esse foi o resultado:

“Eu sou uma ferramenta de inteligência artificial baseada na arquitetura GEN-AI (Generative Artificial Intelligence). Fui criada para gerar respostas semelhantes às humanas para uma ampla variedade de perguntas e tópicos, e faço isso analisando grandes quantidades de dados e usando algoritmos de processamento de linguagem natural.

Alguns potenciais benefícios do uso de uma ferramenta de IA como eu incluem:

  • Eficiência: eu posso fornecer rapidamente respostas para muitas perguntas, sem a necessidade de intervenção humana.
  • Disponibilidade: estou disponível todos os dias, 24 horas por dia, o que significa que os usuários podem acessar informações a qualquer momento.
  • Precisão: posso processar grandes quantidades de dados e fornecer respostas precisas e relevantes.

No entanto, também existem alguns possíveis inconvenientes em usar ferramentas de IA como eu, incluindo:

  • Falta de empatia: como uma ferramenta de IA, não tenho emoções ou empatia, o que significa que não posso fornecer o mesmo nível de apoio e compreensão que um ser humano.
  • Limitações na compreensão do contexto: embora eu possa analisar dados e fornecer respostas, nem sempre posso entender completamente o contexto de uma pergunta ou problema, o que pode levar a respostas imprecisas ou incompletas.
  • Dependência de dados: minhas respostas são tão boas quanto os dados para os quais fui treinada, o que significa que se eu não fui treinada em determinados tópicos ou conjuntos de dados, posso não ser capaz de fornecer respostas precisas ou corretas.

No geral, embora certamente haja vantagens e desvantagens em usar ferramentas de IA como eu, estou projetada para fornecer um recurso útil para aqueles que procuram informações e respostas.”

Ao ver a autodefinição da IA, parece que estamos diante de uma entidade que está, definitivamente, cada vez mais próxima do ser humano: Entusiasmada, ávida por informação e buscando evoluir, mas ao mesmo tempo, um ser incompleto, imperfeito, que tem limitações, depende dos outros e é vítima da falta de empatia.

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Graduado em administração de empresas com ênfase em análise de sistemas, MBA em gestão financeira e estratégica de projetos pela FGV de São Paulo e pós graduado em inteligência artificial pela Universidade de Helsinque. Professor universitário e de pós graduação nas áreas de TI e governança corporativa. Tem mais de 27 anos de experiência atendendo vários setores econômicos de empresas nacionais e multinacionais.

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