Quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Criar uma página “escaneável” significa ajudar pessoas que, por algum motivo, não leem seu conteúdo na íntegra.
Como gestores de conteúdo, é fácil pensarmos que qualquer conteúdo criado com uma linguagem clara para uma determinada persona será consumido por nossos leitores, ainda mais quando já temos uma base interessada e frequente. Mas esse nem sempre é o caso! Algumas pessoas podem, simplesmente, “passam o olho” por algum conteúdo.
Para responder essa pergunta, vamos definir o que é escaneabilidade.
É o efeito agregado de escrita e formatação técnicas que compensam o fato de que a maioria das pessoas não leem na íntegra o conteúdo que está na Web.
Essa estratégia tem dois objetivos principais na perspectiva do público:
Um estudo da Nielsen / Norman Group, de 1997, afirmou:
“Na pesquisa sobre como as pessoas leem web sites, nós descobrimos que 79% dos usuários entrevistados fazem apenas uma leitura dinâmica das páginas que eles encontrem; só 16% leem palavra por palavra”.
Você pode pensar que o ano do estudo invalida a veracidade da pesquisa, mas, se você pensar bem, com a diminuição das telas dos dispositivos móveis e a concorrência crescendo cada vez mais, na verdade, a pesquisa faz mais sentido nos dias atuais.
Uma página escaneável pode demorar um tempo mais longo do que você está acostumado, mas ela vale a pena:
Ao aumentar a escaneabilidade de sua página, você poderá comunicar sua oferta de valor de maneira mais eficaz. Dessa forma, você aumenta as suas chances de engajamento/envolvimento com o conteúdo e retorno.
Para sites em que o consumo de conteúdo é o primeiro passo para a conversão ou é o próprio conteúdo é valioso, esse recurso é primordial!
Em primeiro lugar, você pode ter que ajustar sua página para suportar conteúdo escaneável (CSS).
Feito isso, você já pode utilizar esse recurso. Confira as principais dicas:
A escaneabilidade pode ser um recurso importante na conquista e fidelização de novos clientes, principalmente porque a geração de conteúdo é um fator importante nesse processo de conversão.
Fique atento aos detalhes técnicos da página e outros ajustes necessários e invista nessa ferramenta para atingir e engajar novos públicos.
é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.
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