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Saiba como usar a escaneabilidade a seu favor e aumentar o engajamento no seu site

Criar uma página “escaneável” significa ajudar pessoas que, por algum motivo, não leem seu conteúdo na íntegra.

Como gestores de conteúdo, é fácil pensarmos que qualquer conteúdo criado com uma linguagem clara para uma determinada persona será consumido por nossos leitores, ainda mais quando já temos uma base interessada e frequente. Mas esse nem sempre é o caso! Algumas pessoas podem, simplesmente, “passam o olho” por algum conteúdo.

 

E como você interage com quem faz a famosa “leitura dinâmica”?

Para responder essa pergunta, vamos definir o que é escaneabilidade.

É o efeito agregado de escrita e formatação técnicas que compensam o fato de que a maioria das pessoas não leem na íntegra o conteúdo que está na Web.

Essa estratégia tem dois objetivos principais na perspectiva do público:

  • Ajudá-lo a decidir se a página tem o conteúdo que ele está buscando;
  • Entender rapidamente as informações da página em função do tempo curto.

 

Um estudo da Nielsen / Norman Group, de 1997, afirmou:

“Na pesquisa sobre como as pessoas leem web sites, nós descobrimos que 79% dos usuários entrevistados fazem apenas uma leitura dinâmica das páginas que eles encontrem; só 16% leem palavra por palavra”.

 

Você pode pensar que o ano do estudo invalida a veracidade da pesquisa, mas, se você pensar bem, com a diminuição das telas dos dispositivos móveis e a concorrência crescendo cada vez mais, na verdade, a pesquisa faz mais sentido nos dias atuais.

 

Quais os benefícios?

Uma página escaneável pode demorar um tempo mais longo do que você está acostumado, mas ela vale a pena:

  • Tempos de conclusão da tarefa mais rápidos;
  • Erros de compreensão reduzidos;
  • Redução de erros;
  • Melhor compreensão da estrutura de um site;
  • Redução de taxas de rejeição;
  • Probabilidade mais alta de retorno;
  • Melhor Search Engine Optimization (SEO).

 

Ao aumentar a escaneabilidade de sua página, você poderá comunicar sua oferta de valor de maneira mais eficaz. Dessa forma, você aumenta as suas chances de engajamento/envolvimento com o conteúdo e retorno.

Para sites em que o consumo de conteúdo é o primeiro passo para a conversão ou é o próprio conteúdo é valioso, esse recurso é primordial!

 

E como eu adapto minha página?

Em primeiro lugar, você pode ter que ajustar sua página para suportar conteúdo escaneável (CSS).

Feito isso, você já pode utilizar esse recurso. Confira as principais dicas:

  1. Subtítulos: seja descritivo e utilize intertítulos em suas publicações para facilitar o entendimento;
  2. Bullets e listas: invista na enumeração de conteúdo. Os espaços em branco em publicações são bons indicadores;
  3. Ênfase: use negrito e itálico para enfatizar palavras-chave importantes;
  4. Ligações: links podem ajudar a quebrar uma lista e rapidamente identificar os objetivos de diferentes partes da página;
  5. Parágrafos: crie sempre mais curtos. Aplique o poder de síntese;
  6. Síntese: quebre uma longa peça em publicações menores.

 

Resumindo…

A escaneabilidade pode ser um recurso importante na conquista e fidelização de novos clientes, principalmente porque a geração de conteúdo é um fator importante nesse processo de conversão.

Fique atento aos detalhes técnicos da página e outros ajustes necessários e invista nessa ferramenta para atingir e engajar novos públicos.

é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.

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