Quinta-feira, 20 de julho de 2017
A era digital mudou diversos conceitos. A interação social, a realização de serviços e também o modelo de compra. Tudo passou a ser realizado ao alcance de um clique, sem necessidade do contato físico. Os números do varejo tradicional, por exemplo, provam bem essa mudança. Depois de períodos difíceis, só nos últimos meses as vendas voltaram a crescer. Mas as projeções ainda são baixas, com crescimento previsto de 1,5% em 2017, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
A estagnação do setor, no entanto, não parece ter chegado ao varejo online. Para este ano, o e-commerce brasileiro espera uma alta de até 15%, de acordo com o Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e com a Ebit. Com um cenário tão promissor, diversos empreendedores têm embarcado na onda do universo digital. A maioria dessas pessoas busca encontrar no online uma nova opção de trabalho, em meio ao cenário de crise que o país passa.
Se o e-commerce pode ser uma boa oportunidade para empreender, assim como qualquer outro negócio, requer preparo e muita atenção. Aliás, antes de tudo, requer conhecimento. Uma loja online é bastante diferente de uma física. Os valores de investimento são distintos, os gastos com mão de obra, locação, tudo muda. Por isso, antes de trazer qualquer negócio do online para o offline, pesquise, estude e faça planilhas para assegurar a relação de gastos e ganhos pelo menos no primeiro ano. Não dá para começar um negócio que vá te trazer problemas ao invés de felicidade.
Esteja certo de que você quer seguir com aquilo. Se questione se está disposto a abdicar de alguns prazeres da vida para investir seus esforços naquele projeto. Como eu disse, a versão online, apesar de também trabalhosa, requer um pouco menos de coisas a ceder, já que você pode trabalhar de casa e consegue controlar quase tudo de maneira mais simples. Decidido de que é um bom negócio e investimento pessoal, se profissionalize para aquele mercado. Aproveite o tempo livre para cursos de gestão, liderança e empreendedorismo. E não estou falando de nada caro, mas sim de opções gratuitas à disposição ou mesmo de custo x benefício excelente, como um curso de coaching, por exemplo.
Infelizmente, a falta de conhecimento é a razão para tantos negócios abrirem e durarem tão pouco. A falta de metas e objetivos claros também é ruim. Vou abrir só está unidade ou quero ter uma rede? Vou precisar abrir mão do que para isso? São questionamentos que o indivíduo precisa fazer antes de dar qualquer passo e tomar qualquer decisão. O coaching para empreendedores trabalha exatamente isso e vai despertar essas perguntas, ajudando você encontrar as melhores respostas para o seu caso. Busque oportunidades de negócios que preencham essa lacuna e faça uma comunicação direcionada para isso.
é atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto à International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.
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