Quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Ao criar um blog, você se preocupa com a hospedagem, domínio e endereço, plataforma ou CMS, escolhe um tema, e pronto! Algumas plataformas facilitam todo esse processo com um layout profissional e já feito para a inserção de conteúdo.
Parece fácil, mas quando essa fase inicial passa e a parte visual está bem resolvida, chega a questão mais importante: o conteúdo.
Partindo do pressuposto que você possui um conteúdo qualificado que será replicado em suas mídias sociais, você atenderá públicos distintos, com necessidades e comportamentos diferentes.
Para ter certeza de que você está oferecendo informações relevantes, é preciso conhecer o seu público. E isso fica claro se você criar uma persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal, e leva em consideração dados demográficos, comportamentais, bem como interesses e motivações pessoais.
Mas, atenção: persona não é público-alvo. No caso da persona, você criará um perfil. Já o público-alvo representa uma parte da sociedade. Veja um exemplo:
Persona: Fabiana, 27 anos, designer gráfica efetiva que, também, possui diversos trabalhos como freelancer;
Público-alvo: mulheres, de 25 a 30 anos, formadas, com renda média mensal acima de R$ 5.000,00.
Depois de desenvolver sua persona, fica mais fácil escrever para esse perfil. Leve sempre em consideração os “timings”. É possível ter públicos variados em diferentes etapas da jornada de compra, como: um prospect com uma dúvida específica sobre o seu produto ou serviço; um usuário do seu produto; uma pessoa com um problema que pode ser resolvido com o seu produto; entre outros.
Sendo assim, utilize sempre uma linguagem clara e próxima, faça textos concisos e de diferentes temas, não apenas sobre o seu produto, e esteja sempre atento às táticas de SEO.
Essa dúvida é comum entre os gestores de conteúdo e não há uma resposta pronta para essa pergunta.
Quantidade e qualidade podem ser importantes e, com certeza, influenciam no alcance do sucesso do seu blog. Se o seu blog ainda tem pouco tempo de vida, pode ser mais interessante uma frequência maior de postagens, mas se você já tem um público qualificado e uma frequência boa de visitas orgânicas, pode focar em qualidade.
Há uma série de benefícios ao manter uma frequência padrão de postagens, como:
Então, independentemente de qual é o seu negócio, ter um blog pode ser uma ferramenta interessante de interação com o seu público, desde que você gere conteúdo qualificado com uma frequência pré-determinada. Defina isso considerando o perfil da sua empresa, seu público, as personas que você criou, seus recursos e o que os concorrentes já fazem.
Bônus: a geração de conteúdo está em alta, com o marketing de conteúdo complementando estratégias como inbound marketing. Isso significa que produzir conteúdo que gere valor tem se mostrado muito eficaz para gerar leads e um posicionamento de comunicação mais claro e assertivo ao longo de todo o processo de decisão de compra.
é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.
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