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Qual é a frequência de postagem ideal para o meu blog?

Ao criar um blog, você se preocupa com a hospedagem, domínio e endereço, plataforma ou CMS, escolhe um tema, e pronto! Algumas plataformas facilitam todo esse processo com um layout profissional e já feito para a inserção de conteúdo.

Parece fácil, mas quando essa fase inicial passa e a parte visual está bem resolvida, chega a questão mais importante: o conteúdo.

Partindo do pressuposto que você possui um conteúdo qualificado que será replicado em suas mídias sociais, você atenderá públicos distintos, com necessidades e comportamentos diferentes.

 

Mas, afinal, o que é um conteúdo qualificado?

Para ter certeza de que você está oferecendo informações relevantes, é preciso conhecer o seu público. E isso fica claro se você criar uma persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal, e leva em consideração dados demográficos, comportamentais, bem como interesses e motivações pessoais.

Mas, atenção: persona não é público-alvo. No caso da persona, você criará um perfil. Já o público-alvo representa uma parte da sociedade. Veja um exemplo:

Persona: Fabiana, 27 anos, designer gráfica efetiva que, também, possui diversos trabalhos como freelancer;
Público-alvo: mulheres, de 25 a 30 anos, formadas, com renda média mensal acima de R$ 5.000,00.

Depois de desenvolver sua persona, fica mais fácil escrever para esse perfil. Leve sempre em consideração os “timings”. É possível ter públicos variados em diferentes etapas da jornada de compra, como: um prospect com uma dúvida específica sobre o seu produto ou serviço; um usuário do seu produto; uma pessoa com um problema que pode ser resolvido com o seu produto; entre outros.

Sendo assim, utilize sempre uma linguagem clara e próxima, faça textos concisos e de diferentes temas, não apenas sobre o seu produto, e esteja sempre atento às táticas de SEO.

Quantidade X Qualidade

Essa dúvida é comum entre os gestores de conteúdo e não há uma resposta pronta para essa pergunta.
Quantidade e qualidade podem ser importantes e, com certeza, influenciam no alcance do sucesso do seu blog. Se o seu blog ainda tem pouco tempo de vida, pode ser mais interessante uma frequência maior de postagens, mas se você já tem um público qualificado e uma frequência boa de visitas orgânicas, pode focar em qualidade.

Há uma série de benefícios ao manter uma frequência padrão de postagens, como:

  • SEO mais estratégico;
  • Conversão de clientes;
  • Mais tráfego direto.

Então, independentemente de qual é o seu negócio, ter um blog pode ser uma ferramenta interessante de interação com o seu público, desde que você gere conteúdo qualificado com uma frequência pré-determinada. Defina isso considerando o perfil da sua empresa, seu público, as personas que você criou, seus recursos e o que os concorrentes já fazem.

Bônus: a geração de conteúdo está em alta, com o marketing de conteúdo complementando estratégias como inbound marketing. Isso significa que produzir conteúdo que gere valor tem se mostrado muito eficaz para gerar leads e um posicionamento de comunicação mais claro e assertivo ao longo de todo o processo de decisão de compra.

 

Vamos então a algumas dicas práticas:

  • Dinamismo: crie intertítulos em seus posts para facilitar a compreensão e deixar o texto mais leve e fluído;
  • Vídeos e imagens são sempre bem-vindos (procure subir imagens em PNG e vídeos com tamanhos leves);
  • Dê uma cara para quem escreve: crie uma mini-biografia e um perfil no Gravatar (se o seu blog for do WordPress);
  • Replique seus posts em redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+. No LinkedIn, faça o compartilhamento em grupos e fóruns;
  • Crie categorias no blog para facilitar a busca de conteúdos similares;
  • Crie uma força tarefa dentro da sua empresa: outros colaboradores podem ter interesse em desenvolver conteúdo, mas fique atento: sempre revise antes de publicar;
  • Evite repetir conteúdos: se o tema for muito amplo, faça uma quebra e trabalhe diversos posts com ligações entre si, mas não publique posts muito longos ou repetidos;
  • Comentários são bem-vindos! São interações diretas com o seu público, então fique sempre atento e responda-os prontamente;
  • Mensuração: entenda os resultados do seu blog. São esses dados que ajudarão seu negócio prosperar. E, se necessário, adapte as ações dentro da sua estratégia.
Caio Burato

é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.

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