Artigos

Postagem de blog: 8 dicas para escrever conclusões mais poderosas

por:

Qual é a parte mais difícil de escrever uma postagem de blog?

Para muitas pessoas, é a conclusão. Você gasta um longo tempo – talvez horas – escrevendo o artigo perfeito. Você faz todo o esboço, pesquisa, formatação e então você chega ao final. E agora o que você diz?

Muitos escritores acabam com uma conclusão desleixada ou a evitam completamente. Mas se sua conclusão é falha, então toda o artigo fracassa completamente.

Os artigos com mais êxitos possuem finais fortes, onde a conclusão é um dos componentes mais poderosos.

Como você escreve conclusões poderosas para suas postagens do blog? Felizmente, não é tão complicado – você pode até seguir um tipo de fórmula. Aqui estão minhas dicas favoritas para criar uma conclusão realmente poderosa para qualquer postagem de blog.

 

1) Chame-a de conclusão

Na minha opinião, as melhores conclusões são chamadas de “Conclusão” ou com um cabeçalho (como no meu exemplo abaixo) ou com a frase “Em conclusão”.

dt1

 

Eu tenho visto alguns escritores muito bons chamar o final do artigo de algo diferente, como “E agora?” ou “Resumindo as coisas…”. Pode funcionar para eles, mas eu pessoalmente prefiro ser muito franco e direto por todo o artigo e no final também. Quando um leitor vê “conclusão”, ele sabe exatamente sobre o que a seção será. Isso ajuda a postagem do blog terminar ordenadamente.

 

2) Faça uma conclusão curta

Quando o leitor chega ao final de um artigo bem escrito, ele pode sentir que o texto está acabando e se preparar para um final. Quando você terminou com todos os seus principais pontos, o final real do artigo deve ser curto e idealmente não deve incluir nenhuma informação nova.

Eu usualmente escrevo algumas frases, e ocasionalmente divido em alguns parágrafos.

Abaixo, você encontrará um ótimo exemplo de conclusão de JeremySaid.com. Observe que ele desacelera o artigo agradavelmente, inclui um pouco de chamada para ação e uma parada total. É curto, mas atraente.


dt2

3) Seja real

Uma conclusão é uma chance para você se relacionar com sua audiência, humano para humano. Isto é especialmente importante se você acabou de escrever um post técnico exaustivamente detalhado e complicado. Para ajudar a respirar no final, faça alguns comentários pessoais.

Porquê? Por que assunto pessoal é poderoso. As pessoas vão responder sua CTA (chamada para ação) mais efetivamente se você compartilhar uma piada pessoal ou mencionar como você lidou com o problema.

Joel Gascoigne do Buffer usa esta técnica quando ele acaba seus artigos. Confira um exemplo abaixo:

dt3

 

4) Não coloque nenhuma imagem

Eu tenho imagens ou capturas de tela por toda a maioria dos meus artigos, mas quando eu chego à conclusão, eu paro. Adicionar imagens para a conclusão acrescenta uma extensão desnecessária e faz a conclusão parecer mais longa do que precisa ser.

 

5) Faça qualquer retratação beneficial ou necessária

Uma retratação é uma forma de esclarecer o que você está dizendo, assim você pode estar certo que seus leitores levam a mensagem certa do seu post. Eu sou conhecido por às vezes inserir uma retratação no final de um artigo e, usualmente, acabo escrevendo depois de ler todo o artigo. Eu penso comigo mesmo, “Eu devo ter certeza que eles entenderam x” assim eu anoto uma rápida retratação na conclusão.

Aqui está um exemplo de uma retratação (destacada) na conclusão de um dos meus artigos:

 

 


dt4

6) Resuma o artigo

Tenha certeza que você incluiu um resumo. Um resumo é uma rápida demonstração do seu artigo. Você pode ir de ponto a ponto se você quiser ou você pode apenas resumir a grande ideia em algumas frases ou menos. Elas te permitem reforçar sua mensagem e tornar memorável. Seu artigo é sobre um assunto principal, então, você deve lembrar seus usuários disso no final do artigo.

Abaixo está um resumo de uma conclusão de um artigo Lifehacker sobre fazer um detox. O ponto principal do autor é que você realmente não precisa fazer um detox falso, você apenas precisa comer de forma saudável. Sua conclusão possui apenas três frases curtas, mas elas resumem perfeitamente todo o artigo.

dt5

7) Forneça próximos passos

Muitos artigos se beneficiam com os próximos passos sugeridos, o qual dá a sua audiência uma direção específica a respeito do que fazer com a informação que ela acabou de absorveu. Embora alguns de seus leitores, que leiam seu post, saibam exatamente o que eles fazer, é mais provável que a maioria deles precisará de uma pequena direção de encorajamento vindo de você. Na conclusão, diga a eles o que fazer.

Abaixo está um resumo de uma conclusão de um artigo da HubSpot sobre a fraude de anúncios digitais. O autor inclui várias sugestões de próximos passos para os leitores da HubSpot, o qual eu mostrei usando caixas vermelhas.

dt6

8) Faça uma pergunta

No final de quase todo artigo, eu faço uma pergunta aos meus leitores. Perguntas demandam respostas, então pôr elas na sua conclusão movimentam a mente das pessoas. Toda motivação em escrever um artigo é mudar o comportamento de alguém e eu considero a pergunta ser uma das formas mais efetivas para fazer isso.

Faça perguntas para estimular pensamento crítico e discussão é também uma poderosa técnica de ensino chamada de “método Socrático”. Em vez de dar a informação diretamente, um professor faz uma série de perguntas que levam a uma conclusão. Eu frequentemente começo artigos com uma pergunta, faço perguntas por todo o artigo e concluo com uma pergunta. (Aqui está um exemplo se você estiver interessado).

Perguntas também ajudam a entusiasmar comentários na conclusão do artigo. Eu não imagino a seção de comentários cheia de respostas da minha pergunta, mas às vezes as pessoas falam. Abaixo está um exemplo do blog do Buffer – eles frequentemente incluem uma ou duas perguntas na conclusão.

dt7

Perguntam inspiram respostas. Aqui está outro ótimo exemplo de uma conclusão poderosa do ShopifyNation.com. Observe como seus artigos acabam com uma “Conclusão” que é curta, resumida, pessoal, livre de imagens, sugere próximos passos e inclui uma pergunta.

dt8

 

Conclusão

Agora que eu cheguei à conclusão de um artigo sobre escrever conclusões. O que eu vou fazer?

Fácil. Eu vou resumir os principais pontos: chame a de conclusão, faça a curta, seja real, não use imagens, forneça retratações, resuma o artigo, sugira próximos passos e faça uma pergunta.

Se suas conclusões não são poderosas, então elas vão enfraquecer o seu artigo inteiro. Leva prática, embora – marque este artigo e confira cada item na próxima vez que você estiver pronto para escrever sua própria conclusão.

Quais dicas você tem para escrever conclusões mais poderosas?

Avatar

é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br

Comentários

PUBLICIDADE