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Porque a sua agência não está vendendo

Se você é um consultor ou dono de agência e já teve dificuldade para conseguir novos clientes, continue aqui comigo. Eu pensei neste texto, exatamente, porque isso acontece bastante, ainda mais no mercado digital. Por isso, separei algumas dicas importantes que podem ajudar – e muito – a você ter novos clientes.

Tenha argumentos ideais para um pitch de vendas! Você fica se perguntando como adquirir mais clientes? Com oito anos de experiência como dono de agência, acabei conhecendo bastante as dificuldades que são encontradas por quem trabalha no meio do marketing digital. O segredo para conseguir novos clientes está em saber quais são os argumentos ideais para se usar em um pitch de vendas, como por exemplo:

 

1 – Entenda a real necessidade do cliente

O primeiro passo é conhecer o seu cliente a ponto de entender a real necessidade dele. Não adianta mandar uma proposta técnica sem entender do que se trata o negócio do possível cliente. Primeiro entenda a essência da empresa para só depois oferecer o seu serviço!

 

2 – Defina um bom escopo

Sua empresa pode fazer um grande número de coisas, mas para cada cliente você deve montar um escopo. Você deve mostrar para ele que, sim, você faz todas essas coisas, mas especialmente para ele você oferece tal escopo. Se você oferece um mesmo pacote para todos, sem personalizar, acaba virando commodity! Você deve se mostrar como único no que vai prover como serviço para o seu cliente.

 

3 – Mostre cases

Se o seu negócio for pequeno, então, é ainda mais necessário apresentar cases! Você pode não ter clientes, mas sempre existirá o seu próprio case. No começo da Agência Mestre, por exemplo, o que eu usava como cartão de visita era o nosso próprio site, que vinha obtendo um tráfego orgânico que crescia absurdamente. Você pode mostrar que no seu negócio você faz direito.

Cada vez mais a importância dos cases é compreendida até mesmo dentro da empresa. Atualmente, não mostramos somente as empresas com as quais atuamos, mas os resultados que alcançamos. Hoje, a própria equipe da agência monta os cases, mostrando que eles mesmos reconhecem o valor do próprio trabalho!

 

4 – Trabalhe próximo ao cliente

Uma das coisas que mais vende, é trabalhar bem de perto com quem você está oferecendo uma proposta! Não cometa o erro muito comum de só mandar a proposta com uma mensagem impessoal como “segue a proposta anexa, qualquer dúvida me avise”. Sabe como esse tipo de abordagem soa? Como fria, como de alguém que nem se importa se chega ou não a fechar esse negócio.

Procure apresentar as suas propostas para os possíveis clientes. Existem inclusive ferramentas que podem auxiliar, como o DocSend e o próprio Skype, com os quais você pode compartilhar a sua tela com a proposta enquanto fala com o prospect. Isso, claro, se você não tiver a oportunidade de fazer toda apresentação in loco.

Uma vez fiz um vídeo, praticamente um webinário, para apresentar uma proposta a um cliente. Sabe o que aconteceu? O próprio cliente reconheceu isso como um diferencial e viu na apresentação toda a confiança e conhecimento que eu tenho sobre o que está sendo proposto. Em um e-mail impessoal com certeza ele não perceberia isso.

Então são essas as dicas: conhecimento, contato com o cliente, cases e claro, entendimento do que o cliente precisa. Assim você vai vender muito mais!

Fábio Ricotta

é Co-fundador da Agência Mestre. Tem uma história de empreendedorismo baseada na seriedade e responsabilidade e já palestrou no Brasil inteiro. É um dos únicos brasileiros a contribuir com pesquisas do mercado digital para importantes sites internacionais.

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