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Por que você precisa de um Chatbot?

Chatbot

Entenda como o chatbot pode ser uma ferramenta essencial para seu negócio

A velocidade pela qual você realiza um atendimento ao cliente, pode ser o fator decisivo para que ele feche ou não um negócio. Os clientes exigem exclusividade, velocidade, são impacientes e, para eles, um simples processo de compra está associado a vários aspectos emocionais.

 

Mas frente a uma enorme quantidade de clientes, como trabalhar com essa exclusividade?

O Chatbot, ou chatterbot, é um Software que permite simular conversas com os usuários através de um sistema de inteligência artificial. A velocidade pela qual você realiza um atendimento ao cliente, pode ser o fator decisivo para que ele feche ou não um negócio.

Os clientes exigem exclusividade, velocidade, são impacientes e, para ele, um simples processo de compra está associado a vários aspectos emocionais. Mas frente a uma enorme quantidade de clientes, como trabalhar com essa exclusividade?

Saiba que a tecnologia é o que vai te auxiliar nesse desafio e meu objetivo é te mostrar o quanto que um Software de chatbot pode ser benéfico para agilizar o atendimento ao cliente. O chatbot tem como objetivo otimizar a comunicação com seus clientes, ou seja, ele consegue automatizar tarefas repetitivas.

Isso porque, quando programado de forma correta, ele consegue esclarecer as dúvidas dos clientes e, até mesmo, solucionar os problemas mais simples, sem a necessidade de uma interação humana.

 

Para que serve um Chatbot?

O principal objetivo do software é facilitar a comunicação, podendo ser utilizada em diferentes áreas, tais como: Vendas, Suporte, Dúvidas, SAC, entre outras.

A ferramenta tem o potencial, quando programada adequadamente, para iniciar atendimentos e melhorar o relacionamento com o cliente.

Ao adotar a contratação desse Software, você está reduzindo custos e padronizando o processo de atendimento. A economia que o chatbot te traz está diretamente ligada ao tempo que a sua equipe de vendas ou atendimento gastaria para resolver um problema.

Já dizia o provérbio popular: “tempo é dinheiro”. Se uma ferramenta me possibilita economizar tempo da equipe de vendas, logo essa ferramenta também me faz economizar dinheiro.

O chatbot é comumente utilizado para canais de vendas, estando na linha de frente do relacionamento para captação de leads. Essa captação e relacionamento podem acontecer em quaisquer que forem os canais, como por exemplo: Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, site, Skype, Mobile e muitos outros.

É importante ressaltar que o chatbot deve integrar outros Softwares que a sua empresa utiliza, tais como: CRM, Automação de Marketing ou E-commerce. Veja mais alguns benefícios que o chatbot pode proporcionar ao seu negócio:

  1. Processam alto volume de solicitações iniciais;
  2. São flexíveis e versáteis, podendo ser aplicado para diferentes objetivos de negócio.
  3. Automatizam processos repetitivos e burocráticos;
  4. Geram ganhos para geração e nutrição de leads;
  5. Entregam dados para que você entenda melhor seu público;
  6. Provém ferramentas que possibilitam o aumento nas vendas;

 

Saiba como usar adequadamente:

O Chatbot pode ser utilizado em diversas áreas da empresa e, por isso, seu objetivo pode variar dependendo do setor e do problema que ele precisa resolver. Para facilitar a sua compreensão, listamos algumas áreas e objetivos das quais o uso do chatbot é mais comum. Veja abaixo:

 

Atendimento ao Cliente:

A maioria dos chatbots utilizados atualmente são para atendimentos ao cliente. Conforme já falado acima, o chatbot para atendimento ao cliente reduz o custo, padronizando o processo de comunicação e, principalmente, reduz o tempo de atendimento. São utilizados para ações mais simples como: dúvidas de utilização, consulta de pedidos, saldo, fatura, etc.

 

Geração de Leads:

Com base no histórico de mensagens do lead, o bot pode sugerir conteúdos que estejam relacionados às palavras usadas e que despertem o interesse do usuário. A partir dos termos mais buscados na ferramenta, você tem informações valiosas para novos conteúdos para seu blog, por exemplo.

 

Pesquisa:

Sair dos formulários padrões é algo desejado por todos. O chatbot para pesquisa pode ser programado para solicitar que um cliente ou lead responda um questionário no momento certo, seja após uma compra, ou após um atendimento. É possível extrair informações ricas do seu público sem perder o mais importante, o tempo certo de solicitação.

Bom, é isso aí! Espero que tenha ficado claro para você o quanto um Chatbot pode agilizar a sua comunicação com o seu cliente.

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Jéssica Pires Fernandes

Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, é apaixonada por tecnologia e por Marketing Digital. Atua como Analista de Marketing Digital na Kmaleon com foco em estratégias de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo.

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