Artigos

Planejando um futuro melhor

planejamento

Final de ano se aproxima e neste momento muitos estão pensando nas férias, refletindo sobre o ano que passou, ou até tentando prever o futuro de algumas questões da vida. Antes de pensar no misticismo que a virada do ano traz ou até em previsões futuras, é chegada a hora de focar nas palavras: planejar e mudança.

Bem, na falta do que prever, vou utilizar um pouco da minha experiência na prática do trabalho com sustentabilidade e diversidade em grandes empresas brasileiras e assim compartilhar dicas importantes para o seu planejamento estratégico.

Parece óbvio, mas tenho de começar dizendo que antes de tudo você deve aprender com os erros e acertos de 2019. No mundo da tecnologia, em que encontramos diversas ferramentas e soluções inovadoras, é possível utilizar algo bastante simples como o PDCA (Plan, Do Check, Act). Ou seja, se você já planejou de 2018 para 2019 e conseguiu realizar uma série de ações, agora é hora de pensar nos resultados. O que deu certo? O que deu errado? E o que precisa melhorar?

 

Presentão Fim de Ano

 

Gosto de perguntas norteadoras, por exemplo, como é possível fazer diferente para gerar resultados que impactem a vida de mais pessoas, além de transformarem a empresa e, consequentemente, a sociedade em espaços mais sustentáveis, inclusivos e diversos?

Um planejamento de Diversidade e/ou Sustentabilidade deve ter indicadores e metas, mas um dos temas fundamentais que eu incluo na minha matriz é o “motivador” de uma ação. Ou seja, qual a razão da ação ou o propósito dela? O que te motiva? O que motiva a empresa? Gosto de colocar as principais metas e indicadores que iremos acompanhar ao longo do ano, com pelo menos cinco ações, que estejam detalhadas em sua melhor forma de realização. Incluindo minhas metas individuais como ser humano em constante evolução, afinal, uma boa estratégia também precisa passar pelos seus objetivos pessoais.

Outra questão relevante, que escutamos de muitas áreas, é a necessidade de se ter um orçamento bom e adequado aos desafios que a empresa se dispõe a enfrentar. Isto é evidente quando nos referimos às áreas de Compras, Produtos, Jurídica, Contábil, e outras. No entanto, quando falamos de diversidade e sustentabilidade há um falso mito de que por serem áreas que alegram o coração e o ideal das pessoas, não há necessidade de dinheiro. Sem orçamento não se faz projetos de educação, esporte, cultura e trabalho, meio ambiente, nem mesmo simples trocas de canudos de plástico por canudos de papel. Muito menos se produzem peças de comunicação mais inclusivas, cartilhas ou treinamentos com foco na mudança da cultura corporativa.

Em diversidade, por exemplo, há temas que ainda são considerados tabus, mas estão no centro das questões e dilemas. Autismo, pessoas trans, negros retintos (na perspectiva do colorismo), masculinidade tóxica, contratação de refugiados ou até mesmo religião. Em sustentabilidade é impossível não falar sobre as novas leis que estão abolindo o uso de plásticos em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Troca de meios que emitem CO2 por elétricos, aquecimento global, energia renovável, enfim, várias iniciativas responsáveis que empresas que buscam liderar em seus mercados devem contemplar em suas estratégias.

Assim, uma empresa que pretende atuar em diversidade e sustentabilidade deve saber que haverá muitos caminhos pelos quais ganhará dinheiro, como a ecoeficiência, ou o aumento de retenção e performance de funcionários, mas também em algum momento, principalmente no início, precisará investir em profissionais capacitados, processos e produtos. Logo, no seu planejamento 2020, preveja recursos. Quem acredita em mudar a sociedade precisa assegurar recursos financeiros para isso.

Para planejar 2020 também é fundamental estar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo. Queimadas nas matas, óleo nas praias, barragens estourando, movimentos sociais em prol de direitos igualitários, refugiados, quarta revolução industrial? Seja a sua empresa B2B ou B2C, ela precisa contemplar no seu plano de ação iniciativas relacionadas às questões ambientais, sociais e de diversidade que estão no tema dos dilemas sociais e ambientais dos dias atuais.

Como diria Peter Drucker “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. E eu digo: a melhor forma de criar o futuro e transformar a sociedade é elaborar um bom planejamento, definir parâmetros e articular com parceiros importantes dentro e fora da empresa.

Algo que precisa estar no seu campo de visão é a liderança inclusiva e sustentável. Grandes empresas têm um propósito, trabalham com a inovação e fazem bons diálogos com as pessoas, porque sem elas nada existiria. CEOs estão cada vez mais envolvidos nos desafios relacionados a estes temas, portanto, construir o planejamento junto com a alta liderança é fundamental para alcançar o engajamento necessário e conquistar metas e objetivos.

Por fim, jamais se esqueça de você, sua saúde física, mental, emocional e seu propósito. Tudo isso é o mais importante, afinal, não dá para ajudar a transformar o mundo em um lugar mais inclusivo e sustentável, sem antes saber quem somos, o que queremos fazer e como pretendemos chegar lá!

é CEO e Fundadora da Gestão Kairós.

Comentários

PUBLICIDADE