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Descubra o que não pode faltar no planejamento estratégico do seu negócio

Em primeiro lugar, um planejamento adequado, bem feito e completo é fundamental para o sucesso de uma empresa. Seja ela física ou online, pertencente a qualquer segmento, é essencial que o empresário conte com um plano bastante detalhado a respeito de tudo que possa interferir no andamento dos negócios. Para você, lojista, no entanto, isso não deve ser nenhuma novidade, certo? Você provavelmente conta com alguma espécie de planejamento que guia todas as atividades relacionadas à sua empresa – mas será que está fazendo isso corretamente? É o que vamos descobrir agora.

Muitos empresários mal podem imaginar, mas o planejamento, aliado a uma postura estratégica, pode auxiliar no direcionamento de esforços para o lugar certo, com maiores chances de uma empresa alcançar seus objetivos. É por meio do planejamento que serão incluídas todas as metas, atividades e questões financeiras da organização, tornando possível o estabelecimento de estratégias mais adequadas e eficazes.

Para saber como e para onde destinar recursos, como lidar com possíveis riscos e tomar decisões mais inteligentes, melhorando o desenvolvimento da empresa e atraindo maiores resultados, é preciso estudar seu mercado de atuação antes de montar um plano de negócios. Antes de pensar na qualidade dos produtos ou serviços que pretende oferecer, é preciso avaliar se eles serão realmente atraentes para o mercado em que sua empresa está inserida. Para isso, uma pesquisa sobre tudo que possa interferir no negócio é extremamente necessária. Procure incluir informações como perfil do público-alvo, custos fixos e variáveis da loja, dados da concorrência, preços e opções de fornecedores, entre outros.

É preciso ser realista. Não só na pesquisa a respeito do mercado, mas em todo o processo de elaboração do planejamento. Por isso, estabeleça metas e objetivos condizentes com a situação real de seu negócio para que consiga fazer melhores projeções a respeito de investimentos, contratações e projeções de crescimento. Existirá o momento certo para cada uma dessas variáveis e você só saberá se estudar bem a realidade do mercado.

Da mesma forma que é necessário avaliar a situação da concorrência antes de concluir seu plano de negócios, é importante que se saiba que cada empresa é única e possui características muitos específicas, por isso não se preocupe em alcançar os mesmos objetivos de seus concorrentes e preze suas próprias metas. As particularidades da sua empresa devem ser respeitadas desde o princípio para que se leve em consideração todas as suas dificuldades e necessidades no momento da elaboração de um planejamento eficiente, de fato.

Para concluir, não se esqueça de pensar em todos os imprevistos que possam surgir no momento de colocar o plano de negócios em prática. Muitas estratégias podem não funcionar de acordo com o esperado, porém só se saberá o que precisa ser repensado após o teste. Aprenda a prever certas situações comuns em seu mercado e deixe sua empresa preparada para enfrentar essas pequenas crises sem grandes prejuízos. Anotou? Agora é só colocar em prática. No caso de eventuais dúvidas, não deixe de contar com o apoio profissional nesse processo. Acredite: vale a pena apostar.

 

Thiago Sarraf

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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