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O site ficou pronto: terminei?

A criação de um produto digital envolve várias etapas e detalhes, trabalhados em um processo que pode levar mais de seis meses. Depois da árdua tarefa, o site vai ao ar ou o aplicativo fica disponível para download. Tudo fica lindo em um momento que parece o fim de uma missão, correto? Errado! Inevitavelmente, esse produto necessitará de alguns ajustes, já que o aperfeiçoamento é um processo contínuo.

O tempo de vida de um produto fica mais curto com o grande número de informações em tempo real e o lançamento de novas tecnologias. A desatualização pode demorar um ano ou apenas dois meses, dependendo da complexidade.

Um e-commerce com muitos usuários depende de uma plataforma robusta para comportar a demanda de forma rápida, evitando que o serviço fique indisponível. Assim, o acompanhamento é fundamental para manter o site no ar ou agir para repará-lo, mas também para identificar quem são os usuários e entender o que fazem no site, quantos compram e quem desiste, e, principalmente, o porquê.

Uma forma eficiente de monitorar performance é por meio do uso das ferramentas de análise. A ferramenta se torna indispensável para analisar todas as métricas, como no que o usuário clicou, de onde veio, qual dispositivo foi utilizado. Ele consegue determinar se está sendo seguido o funil de navegação – carrinho, checkout e conversão, ou em que momento o usuário abandona a compra, analisando os motivos prováveis.

Confira três aspectos para orientar a mensuração e a análise de desempenho do site para saber como ele está indo e o que pode ser aprimorado.

O design funciona?

O Teste A/B é uma das metodologias para analisar e entender como o consumidor acessa o site. O teste consiste em, basicamente, colocar duas versões do mesmo conteúdo no ar, com algumas alterações estratégicas em cada, e verificar qual traz melhor resultado. Nesse exercício, tenta-se mudar as posições dos links, por exemplo, ou o tamanho para chamar atenção, entre outras funcionalidades, e verifica-se se os acessos aumentam, permanecem ou diminuem. Se mesmo com as mudanças de layout a conversão não cresce, é necessário partir para uma investigação mais apurada, fazendo uma pesquisa com o seu usuário.

O público o encontra?

Quando se trata de um novo e-commerce, as dicas para monitorar performance devem vir depois da divulgação – o site fresco precisa ser divulgado para ser acessado. As ferramentas mais indicadas são e-mail marketing, links patrocinados, banners online, AdWords e o SEO (Search Engine Optimization, também conhecido como serviço de otimização de busca). É preciso fazer com que o usuário vá ao endereço, por meio de técnicas de compra de espaço ou publicação de conteúdo eficiente e relevante. Em um e-commerce, o produto bem explicado, com fotos em alta resolução e detalhes técnicos, ajuda a fomentar o interesse do consumidor.

Entretanto, todos esses recursos também envolvem métricas a serem analisadas periodicamente, seja por mês, semana, dia ou até em tempo real. O e-mail marketing tem taxas de recebimentos, aberturas e cliques, que permitem verificar a performance. Além disso, é importante atualizar o mailing constantemente e segmentar campanhas, a fim de aumentar a conversão.

TV, revista ou internet: onde divulgar?

Outra dúvida comum é como fazer a divulgação. Muitos acreditam que colocar um anúncio na TV em horário nobre traz um retorno gigantesco à marca, mas a mensuração dos resultados é muito mais difícil na mídia offline do que pela internet.

Uma veiculação na TV pode ou não atingir o público desejado, e os resultados podem ser mensurados pela quantidade de acessos por volta daquele horário. Já o retorno no Facebook pode ser muito maior, por período integral. Portanto, o acompanhamento é fundamental para definir onde empenhar recurso financeiro.

Não deixar morrer

Reuniões mensais ou trimestrais de acompanhamento entre empresa e agência fazem parte do processo para estudar o que está bom, o que está ruim, criar produtos novos, cases e notícias que ajudam a vender. Acompanhar o trabalho é manter o site vivo e ampliar resultados.

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Rodrigo Neves

Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Planejamento Estratégico pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP. Mais de 18 anos de experiência com tecnologias para internet e telecomunicações. CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid.

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