Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Como era seu relacionamento com as pessoas na era pré-internet? Você ligava para elas, mandava cartas ou ia ao seu encontro, certo? Hoje, as mídias sociais mudaram isso de maneira brutal, o que afeta diretamente a maneira como as pessoas e as marcas estão se relacionando. Porém, o impacto econômico que as Mídias Sociais vêm gerando ainda não pode ser mensurado por completo.
Empresas que eram responsáveis pela comunicação entre pessoas, por exemplo, mudaram completamente sua maneira de fazer negócios ou faliram. Além disso, as marcas e as grandes empresas direcionaram grande parte de seus investimentos em marketing e comunicação para as mídias sociais.
Para entendermos de maneira correta esse panorama, temos que entender as mudanças que as redes trouxeram para nossa vida. Vamos por passos?
Como as Mídias Sociais mudaram o consumo?
Antes da era da internet, as marcas de maior visibilidade eram as que detinham poder econômico para estarem presentes nos grandes veículos de comunicação. Dessa forma, o apelo às marcas era muito grande, e as maiores é que detinham grande parte do público.
Com o advento das mídias sociais, foi possível que marcas menores, porém mais segmentadas em determinados públicos, pudessem ter um alcance muito mais elevado e, com isso, chegar a novos níveis.
As empresas que conseguiram alcançar o público-alvo de maneira inteligente fizeram com que as pessoas atribuíssem um valor muito mais elevado a seus produtos, o que atinge diretamente o conceito de marca. Se antes toda informação e propaganda estavam inseridas nos grandes veículos de comunicação, hoje as mídias sociais possibilitaram uma segmentação muito maior, o que favoreceu o aparecimento e o fortalecimento de uma série de marcas e empresas menores.
Como as Mídias Sociais mudaram o relacionamento com as marcas?
Houve um tempo em que a única maneira de você se relacionar com uma marca era ligando ou enviando uma carta. Hoje, grande parte das mídias sociais nos permite comentários e mensagens diretas, algo que influencia diretamente na maneira como nos relacionamos.
Comentários e mensagens acabaram se tornando uma maneira de medir o impacto que as marcas estão tendo com o público. Além disso, de acordo com uma série de métricas que as mídias sociais nos fornecem, temos como saber alguns comportamentos que antes passavam despercebidos, como horas do dia de maior acesso e tipo de conteúdo que mais gera engajamento.
Isso afetou diretamente a maneira como as marcas usam as mídias sociais, pois temos muito mais possibilidades de engajamento e de interação, um fator fundamental na decisão de compra.
Como sua empresa pode usar as Mídias Sociais da maneira correta?
O impacto na economia global dessas mídias sociais é imenso e sua empresa precisa usar isso de maneira inteligente e favorável. O primeiro passo é a construção de um relacionamento, com conteúdo relevante e interação com os usuários. Depois disso, é muito interessante usar a estratégia do funil de vendas diretamente nas mídias sociais em questão ou em outra plataforma. Isso irá não apenas fortalecer sua marca como facilitar o processo de aquisição e gerenciamento de novos clientes.
O que fica claro é que o impacto econômico das Mídias Sociais é gigantesco e tende a ser cada vez maior. Quem não usar isso a favor de sua marca perderá muito dinheiro, ou pior, perderá visibilidade e fixação de sua marca.
Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário! Compartilhe com a gente as suas experiências com as mídias sociais.
é Sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante em Marketing Digital e E-commerce. Atuou como executiva de Marketing por mais de 20 anos em grandes empresas. É bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP, pós-graduada pela FGV-EAESP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo no Babson de Boston. É professora nos cursos de MBA em Marketing Digital na ESPM e FGV, coordenadora e professora de diversos cursos sobre Marketing Digital na ESPM, entre outras instituições. Autora do livro “Estratégias de Marketing digital e E-commerce”, lançado pela Ed. Atlas em 2012.
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