Sábado, 05 de novembro de 2016
Sim, o período de final de ano e férias de verão está aqui. Para a maioria das empresas de varejo e comércio, essa é época mais movimentada do ano. Se você faz parte desse clube saiba que o uso de estratégias de mobile marketing ainda é relativamente novo e está em constante evolução, por essa razão continua sendo um desafio para os profissionais de marketing e também uma oportunidade para tirar o máximo de proveito das oportunidades disponíveis para se conectar com seus consumidores e clientes nesse período.
O Mobile é imperativo e não pode ser mais ignorado.
Reunimos cinco dicas para garantir que suas campanhas de marketing do final de ano estejam prontas para o celular. Cada sugestão está apoiada em uma estatística real e atual (caso você ainda não esteja convencido da importância de estar nas mãos dos smartphones dos seus clientes)
O seu site precisa ser responsivo, ou seja ter um design perfeitamente adaptável a desktops, smartphones e tablet. Desta forma, seu público sempre será capaz de acessar tudo o que seu site tem para oferecer. (do contrário ele irá correndo buscar na concorrência: nos conta o Google Thinkers que há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site)
Ao escolher um software, ou contratar uma empresa para construir suas campanhas de final de ano, escolha aquela que possui uma ferramenta com foco nativo no mobile, ou seja que todos os seus produtos estejam construídos para o smartphone. Existem muitas empresas que fazem campanhas “adaptáveis” e também responsivas, analise antes quais delas se adaptam melhor em qualidade, flexibilidade e rapidez na entrega das campanhas.
55% dos e-mails são abertos primeiro em um dispositivo móvel – Litmus “Email Analytics” (março de 2016)
Certifique-se de escolher uma ferramenta de e-mail marketing que esteja pronta para celular. Um produto ideal fornece templates já preparados para o mobile; permite que você edite sua campanha especificamente para o celular e logo visualize o design em dispositivos móveis.
Aproveite esse período para coletar e atualizar os e-mails de seus clientes e seguidores online, isso ajudará com que, durante e após a alta temporada de férias, você possa implementar uma estratégia de conteúdo para envio também por e-mail.
90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas (SPC Brasil)
Ao criar campanhas de marketing para o final de ano, pense na palavra simples e isso vale para tudo que for criado, mensagem principal, ofertas e textos: textos longos podem ser difíceis de ler num smartphone ou mesmo num tablet.
Ao pesquisar online, os consumidores buscam ofertas simples e rápidas de acessar, brindes, presentes e descontos, seja criativo porém mantenha suas campanhas com mensagens curtas e diretas ao ponto!
Aproximadamente 80% de todos os usuários acessam suas redes sociais através de dispositivos móveis (Media Metrix Abril 2016)
Um estudo recente revelou que os americanos passam mais tempo nas mídias sociais do que em qualquer outra atividade on-line. Embora este estudo seja limitado aos americanos, é possível fazer uma reflexão sobre como as pessoas no mundo inteiro estão gastando seu tempo on-line. No Brasil as redes sociais já ultrapassam 80% dos usuários de internet.
É muito provável que seus clientes estejam ouvindo e interagindo com suas campanhas através de seus perfis sociais, durante o final do ano e mesmo durante o período em que eles estejam de férias. Ao construir suas campanhas de festas de final de ano e férias, leve em conta promoções específicas através de seus canais sociais.
Certifique-se de usar sua chamadas para ação (CTA- Call To Action), grandes, ousadas e fáceis de pressionar, pois mais de metade das pessoas que acessarem suas campanhas estarão em seus smartphones. (se você tentou pressionar um pequeno botão através de uma tela de smarphone ultimamente, já pode perceber que não é muito fácil)
As transações feitas via mobile cresceram 70% no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2015. Se até este momento você tem negligenciado os smartphones em sua estratégia de marketing, tudo bem! Não tem melhor momento do que agora para revisitar o que vem sendo feito e ajustar para atender às necessidades de clientes potenciais e existentes.
Olhe para o seu telefone e pense sobre todas as coisas que você ama e odeia no mobile marketing, se esforce para entender e fornecer tudo aquilo que você acredita que funciona para seus clientes, sim é possível, não espere mais, comece já!
é diretora de negócios internacionais da Louyt - louyt.com, mestrada em Marketing pela Escola Espanhola de negócios EADA, gaúcha de coração paulistano, Bruna mora fora do Brasil há pouco mais de 10 anos, entre Londres e Barcelona estuda e vibra digital, sobretudo Mobile Marketing.
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