Segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
Em um ano economicamente difícil como 2016, é fundamental que os comerciantes aproveitem todas as oportunidades existentes para capitalizarem novas vendas. A temporada das festas de final de ano, incluindo Natal e Ano Novo, sem dúvidas é um dos períodos com maior potencial de negócios, tanto para o comércio varejista tradicional, quanto (e principalmente) para o e-commerce.
Pensando nisso, analisamos centenas de campanhas executadas pela RTB House – fornecedora global de tecnologia para retargeting personalizado – e a partir disso, determinamos três estratégias que estão ajudando os varejistas a aumentarem os seus resultados online durante períodos intensos de vendas:
O planejamento de longo prazo leva a melhores resultados. Foi esse insight que ajudou a disparar os resultados obtidos pelos anunciantes durante a Black Friday de 2016. De acordo com a análise feita pela RTB House, as campanhas dos clientes brasileiros obtiveram resultados 63% melhores do que a média registrada durante todo o mês de novembro, além de um tráfego 135% maior para o site.
O planejamento antecipado é uma tendência cada vez mais comum. Afinal, ao se preparar para um período intenso de vendas, é importante que os layouts criativos dos anúncios com produtos relacionados estejam prontos muito antes do movimento dos consumidores começar.
Outro ponto importante é que os anunciantes devem estar preparados para ajudar os consumidores a lidarem com o caos que vem junto com a temporada de férias, entregando a eles mensagens que facilitem suas vidas. Por exemplo, anúncios com rótulos de “em estoque”, ou com dicas como “bom para presentear” ou “best sellers“, ajudam os clientes a assimilarem rapidamente a oferta.
Quando se trata de retargeting, vale apostar em padrões como os feeds de produtos personalizados ou ainda os produtos mais vendidos no último Natal – considerando aqui os itens mais populares ou com margens mais altas.
A RTB House identificou que quase 50% dos cliques em anúncios são gerados por visitantes do e-commerce dentro de um único dia. É um índice alto, que representa um momento de grande aderência do consumidor com a marca. Porém, vale lembrar que a maioria dos serviços de retargeting enfatiza cada vez menos os usuários inativos – aqueles que chegaram ao seu site dias, semanas ou mesmo meses atrás. É aqui que mora a oportunidade.
A época natalina é um dos melhores momentos para se reconectar com esses compradores antigos. Pense em preparar uma mensagem personalizada para eles. Uma tática forte durante as férias é ativar os consumidores que navegaram pelo site, mas nunca voltaram, ou ainda reconstruir o reconhecimento e a lealdade com a marca entre aqueles que não visitaram o site recentemente.
Lembre-se de uma das verdades universais que todo empresário conhece: conquistar um novo cliente pode custar muito mais do que manter um atual.
As campanhas de retargeting permitem projetar não apenas uma compra, mas toda uma série de eventos de engajamento de clientes. Um anúncio inteligente e uma ferramenta de retargeting que são alimentados por algoritmos de deep learning (atualmente o subcampo mais promissor da pesquisa orientada para a Inteligência Artificial), permite oferecer ao consumidor o que está disponível em seu catálogo e, em seguida, adaptar rapidamente os anúncios de acordo com as preferências dos compradores.
Ao planejar uma campanha publicitária, escolha um provedor que ofereça recomendações inovadoras e instantâneas que possam estar relacionadas com o que os consumidores querem – mas não diretamente com o que estavam comprando. A ideia é que as recomendações ajam como um vendedor físico em uma loja tradicional, ajudando os clientes a encontrarem as coisas que gostam.
Quando usado com precisão, o retargeting é incrivelmente eficiente. Portanto, quanto melhor você estiver preparado para os próximos grandes eventos, maior será o seu retorno sobre o investimento.
Rodrigo Lobato é country manager Brasil da RTB House e responsável pelas operações da empresa no Brasil. Formado em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializado em online pela ESPM, trabalha com o mercado publicitário há mais de 9 anos e já foi responsável pelo desenvolvimento de negócios da myThings na América Latina e sócio-fundador da Mobils, uma Empresa de mídia mobile que foi adquirida pela Glispa em abril de 2016.
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