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Marketing Digital: Copa do Mundo e a estratégia multi-tela

Grandes eventos como a Copa do Mundo trazem muitas oportunidades de engajamento e fidelização do consumidor. Mas em um mundo onde eles estão cada vez mais conectados, marcar presença em diversos canais e conhecer cada vez mais o seu comportamento são prioridades para o sucesso das campanhas de marketing.

Aposto que hoje você já deve ter realizado algumas dessas ações: acessou suas redes sociais pelo computador para curtir ou comentar o status de algum amigo ou ler as últimas notícias, fez check-in no Foursquare pelo celular ou conferiu seu extrato bancário via aplicativo mobile. Pode ser que não tenha feito tudo isso, ou nessa ordem, mas já faz algum tempo que rotinas como essa são realidade para grande parte das pessoas, que estão cada vez mais habituadas a utilizar uma variedade cada vez maior de dispositivos para se conectarem à internet e ao mundo.

Esse comportamento fica ainda mais latente durante grandes eventos, como a Copa do Mundo, por exemplo, que são tradicionalmente televisionados. Basta fazer uma pesquisa rápida na app store do Android para encontrar mais de 250 aplicativos disponíveis para download, entre tabelas virtuais, wallpapers das seleções e até jogos com a mascote do campeonato. A própria FIFA possui um aplicativo oficial – já baixado mais de 22 milhões de vezes -, que além de trazer atualizações em tempo real sobre os jogos também permite interações e compartilhamentos nas redes sociais. Já nas redes sociais, o número de menções ao campeonato é crescente e já bateu recordes, como no caso do Facebook, onde apenas na primeira semana foram contabilizadas 459 milhões de interações.

A Rede Globo, uma das principais emissoras do país, já se aproveitou da tendência durante o Carnaval desse ano e pediu aos internautas que utilizassem hashtags para classificar as escolas de samba durante os desfiles. A que tivesse o maior número de menções seria a oficial da escola. Depois disso, há cerca de dois meses, lançou o programa ‘Superstar’, um reality show de bandas, totalmente baseado em interações segunda tela, já que é através de um aplicativo mobile que o telespectador vota a favor ou contra a banda escolhida.

O importante, em todo caso, é que as empresas compreendam que o consumidor está cada vez mais conectado, não somente para enviar e-mails, trocar mensagens instantâneas ou baixar apps, mas também para interagir com marcas, inclusive durante o tempo que antes era dedicado exclusivamente à TV. Enquanto acompanha a sua seleção favorita em campo, por que não comentar ou mesmo compartilhar em tempo real comentários interessantes sobre ela nas redes sociais? Este é o comportamento por trás do conceito second screen, ou, em tradução livre, segunda tela.

Considerando que o número de canais para alcançar o consumidor é cada vez maior, investir em estratégias multi-telas pode ser a chave para o sucesso da sua campanha; sabendo que a sua marca deve sempre estar presente onde o consumidor passa mais tempo. Quem não se lembra da #SelfiedoOscar protagonizada pela apresentadora Ellen DeGeneres durante a cerimônia do Oscar 2014? Alguns dizem que a ação foi uma estratégia de marketing, mas você mesmo pode ser parte do time que garantiu o recorde de retuítes da imagem; e ao mesmo tempo ter visto ela se concretizar na TV.

Para o mercado brasileiro, o cenário é ainda mais atraente. Segundo uma pesquisa do Google Brasil, 30 milhões de brasileiros utilizam três telas ao mesmo tempo, diariamente. E para ter uma base do potencial do número, basta saber que na França, 19 milhões de pessoas formam o grupo de internautas multi-telas, enquanto no Reino Unido são ‘apenas’ 16 milhões. Mas e a sua empresa, está investindo nessa tendência?

é Consultora Especialista em Marketing na ExactTarget, palestrante e professora de Marketing Digital. Possui 16 anos de experiência em Marketing, com vivência em Pesquisa de Mercado, Estratégia de Marketing e Comunicação offline e online, CRM e Eventos, além de ter atendido empresas de diversos segmentos, no Brasil e exterior. Foi também sócia-diretora de Marketing de um portal de Notícias voltado ao mercado de Transporte Internacional e Logística antes de iniciar sua carreira como consultora.

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