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Marketing de afiliados x marketing de influência: como essas ferramentas podem impulsionar seu ROI?

 

Entendam algumas das particularidades do marketing de afiliados e do marketing de influência que fazem com que ambas as estratégias possam ser aplicadas em um mesmo planejamento

 

Imagem. Um notebook e de dentro da tela sai um braço com um alto-falante. Em cima do teclado do notebook uma menina loira com tamanho reduzido. Próximo ao notebook também também estão outras pessoas de tamanho pequeno. Há homens de terno, uma mulher de vestido vermelho, homens e mulheres de blusa e calça comprida. No chão alguns símbolos como @, play, wi-fi e etc.

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida quando o assunto é marketing de afiliados e marketing de influência. As ferramentas são distintas e, apesar de muitas vezes serem colocadas lado a lado como se fossem ferrenhas concorrentes, elas são complementares e podem alavancar de forma ímpar as estratégias de marketing das empresas.

Mas, para estudar a melhor forma de usá-las, é preciso entender um pouco mais sobre as peculiaridades de cada uma. O marketing de afiliados, por exemplo, é atrelado à performance. Por esse motivo também é uma ferramenta especialmente interessante quando voltada para os e-commerces, tendo impacto direto na geração de vendas ou cadastros.

O marketing de afiliados também tem como uma das principais características focar no final da jornada do consumidor. E, claro, não podemos esquecer de um componente bastante conhecido no marketing de influenciadores: os criadores de conteúdo. No marketing de afiliados eles assumem o papel de agentes por trás da divulgação dos produtos e serviços, trazendo fluxo a um site ou sendo parte efetiva de uma aquisição. O afiliado, nesse sentido, gera um conteúdo que instigue a venda, que complete a conversão – pois só assim ele é remunerado.

Agora, focando especificamente no marketing de influência, é importante saber que esse tipo de estratégia é mais voltada ao relacionamento. Aqui, os influenciadores, as grandes cabeças criadoras de conteúdo por trás das ações, usam seu poder para influenciar seus seguidores. O marketing de influência é sobre ser humano, é sobre autenticidade e sobre construção de comunidade.

Na Squid, trabalhamos especificamente com microinfluenciadores, que são uma chave importante nessa cadeia. O microinfluenciador é, antes de tudo, gente como a gente, e ele consegue usar a voz que construiu em torno de um nicho para transmitir uma mensagem de forma fluída, ser ter aquela cara de publicidade, engajando seus seguidores com naturalidade.

Essas são algumas das particularidades que fazem com que ambas as estratégias possam ser aplicadas em um mesmo planejamento. O importante é, em um primeiro momento, definir exatamente os objetivos que você quer dentro da mensagem que a sua marca quer divulgar para o mundo. E, aí, é só colocar a mão na massa.

Se você quiser saber mais sobre a diferença entre marketing de afiliados e marketing de influência e, mais ainda, sobre como como usar essas duas ferramentas para alavancar o ROI da sua estratégia de marketing, estarei durante o Expo Fórum Digitalks, ao lado da Coordenadora de Afiliados da Lomadee, Agata Amadeo, para falar sobre esse assunto em especial no palco Master Seminars, na terça-feira (04/09), à partir das 14h.

E, se você quiser se aprofundar mais sobre o marketing de influência, estarei discutindo o  como ter uma estratégia bem definida de marketing com microinfluenciadores ajudou a criar uma experiência de marca para a Johnnie Walker. O bate-papo acontece na quarta-feira (05/09), à partir das 16h50, no palco Experience, e estarei ao lado de outros nomes que foram responsáveis pelo sucesso da ação: Juliana Noto, da Diageo, e Luciana Branco, da Em Branco. Te vejo lá?

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é mestre em engenharia econômica e empresarial pela Universidade de Grenoble, na França, e alumni do programa de executivos da Harvard Business School. Por 3 anos seguidos recebeu o prêmio Profissional do Mercado Digital do Digitalks, sendo a profissional que mais se destacou no cenário digital na categoria marketing de afiliados. Hoje, ela está à frente da Squid, plataforma de marketing de influência especializada em microinfluenciadores.

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