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KPI: como escolher o melhor para as suas campanhas

 Tem dúvidas sobre a definição de KPI? Confira essas dicas e otimize ainda mais suas campanhas de marketing

 

Trabalhar, atualmente, com marketing digital sem planejamento e monitoramento dos resultados é inviável. Do contrário, você estará prestando um serviço em vão, desconexo com o interesse da persona da sua marca e, claro, o retorno financeiro não acontecerá. Resumindo: dificilmente você obterá um ROI (Return on Investment) positivo.

Você já viu essa situação inúmeras vezes, não é mesmo?

Bom, para não se perder no caminho, é importante definir, corretamente, os KPIs de negócio e persegui-los o tempo todo.

Não se confunda: métrica, meta, objetivo e KPI – não são a mesma coisa. É natural se confundir, por isso quero lhe mostrar o significado de KPI e como definir para a sua estratégia de marketing digital.

 

Afinal, o que é KPI e qual a sua relação com o marketing digital?

A sigla em inglês significa Key Performance Indicator; em português, Indicador Chave de Performance. Pois bem, pensando numa lógica simples: objetivo é onde a empresa quer chegar, a meta é o objetivo de forma quantificada, métricas são estatísticas gerais e dados brutos e o KPI é um indicador criado a partir de métricas para medir resultados.

Ainda está confuso? Vamos aos exemplos dentro do cenário de marketing digital:

  • Objetivo: aumentar visibilidade do meu site;
  • Meta: alcançar 10 mil visualizações em três meses;
  • KPI: analisar a audiência por meio de métricas como número de visitantes únicos, returning visitors e visualizações de página.

Deu para entender que os KPIs fazem parte da inteligência de negócio, pois permitem avaliar os resultados e transformar os números (métricas) em conhecimento valioso para, assim, optar por ações prudentes e sólidas. Os indicadores nos ajudam a decidir se os projetos estão caminhando de forma satisfatória ou se é necessária uma mudança de rumo.

Sendo assim, o KPI dependerá sempre do seu objetivo. Não podemos “copiar” KPIs de outras campanhas, pois eles somente existirão com base no planejamento estratégico. No marketing digital, podemos elencar os principais objetivos e KPIs. Confira a seguir.

 

Principais KPIs: por que e como usá-los

Para nortear o melhor caminho das suas campanhas, veja quais os indicadores são imprescindíveis para sua estratégia online:

  • Audiência: page-views, visitas, visitantes, returning visitors, tempo-médio de navegação.
  • Automação de e-mail: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão e taxa de crescimento da lista.
  • Materiais ricos: visualizações, conversões.
  • Leads: geração de novos leads, leads qualificados, CPL (Custo por Lead), MQL (Marketing Qualified Leads), SQL (Sales Qualified Leads), SAL (Sales Accepted Leads).
  • Vendas: tíquete médio (quanto os seus clientes gastaram, em média, com seus serviços ou produtos online).
  • Estratégia: CAC (custo de aquisição do cliente), LTV (Life Time Value ou Tempo do Ciclo de Vida do cliente), Churn (cancelamentos), entre outros.

Ficou um pouco mais claro quais KPIs você deve perseguir agora?

O ideal é acompanhar, mensalmente, os resultados obtidos, seguindo o que foi definido nas metas anuais e trimestrais para que os atingimento (ou não) dos KPIs te (re)direcionem para novas ações.

Lembre-se: não se limite apenas aos resultados relacionados ao marketing digital, os dados vindos do negócios são fundamentais. O marketing não pode estar desconectado da estratégia. Nunca! Um se retroalimenta do outro com os KPIs definidos no planejamento. Não se esqueça disso!

Tem experiência em projetos e estratégias para mais de 100 empresas e agências, tendo passagens em empresas como: Banco Real, HSM e Resultados Digitais. Atualmente Smarketing Manager na SharpSpring Brasil, responsável pelo Programa de Relacionamento com Agências Digitais e pela estratégia, planejamento e execução de marketing.

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