Sexta-feira, 11 de maio de 2018
Trabalhar, atualmente, com marketing digital sem planejamento e monitoramento dos resultados é inviável. Do contrário, você estará prestando um serviço em vão, desconexo com o interesse da persona da sua marca e, claro, o retorno financeiro não acontecerá. Resumindo: dificilmente você obterá um ROI (Return on Investment) positivo.
Você já viu essa situação inúmeras vezes, não é mesmo?
Bom, para não se perder no caminho, é importante definir, corretamente, os KPIs de negócio e persegui-los o tempo todo.
Não se confunda: métrica, meta, objetivo e KPI – não são a mesma coisa. É natural se confundir, por isso quero lhe mostrar o significado de KPI e como definir para a sua estratégia de marketing digital.
A sigla em inglês significa Key Performance Indicator; em português, Indicador Chave de Performance. Pois bem, pensando numa lógica simples: objetivo é onde a empresa quer chegar, a meta é o objetivo de forma quantificada, métricas são estatísticas gerais e dados brutos e o KPI é um indicador criado a partir de métricas para medir resultados.
Ainda está confuso? Vamos aos exemplos dentro do cenário de marketing digital:
Deu para entender que os KPIs fazem parte da inteligência de negócio, pois permitem avaliar os resultados e transformar os números (métricas) em conhecimento valioso para, assim, optar por ações prudentes e sólidas. Os indicadores nos ajudam a decidir se os projetos estão caminhando de forma satisfatória ou se é necessária uma mudança de rumo.
Sendo assim, o KPI dependerá sempre do seu objetivo. Não podemos “copiar” KPIs de outras campanhas, pois eles somente existirão com base no planejamento estratégico. No marketing digital, podemos elencar os principais objetivos e KPIs. Confira a seguir.
Para nortear o melhor caminho das suas campanhas, veja quais os indicadores são imprescindíveis para sua estratégia online:
Ficou um pouco mais claro quais KPIs você deve perseguir agora?
O ideal é acompanhar, mensalmente, os resultados obtidos, seguindo o que foi definido nas metas anuais e trimestrais para que os atingimento (ou não) dos KPIs te (re)direcionem para novas ações.
Lembre-se: não se limite apenas aos resultados relacionados ao marketing digital, os dados vindos do negócios são fundamentais. O marketing não pode estar desconectado da estratégia. Nunca! Um se retroalimenta do outro com os KPIs definidos no planejamento. Não se esqueça disso!
Tem experiência em projetos e estratégias para mais de 100 empresas e agências, tendo passagens em empresas como: Banco Real, HSM e Resultados Digitais. Atualmente Smarketing Manager na SharpSpring Brasil, responsável pelo Programa de Relacionamento com Agências Digitais e pela estratégia, planejamento e execução de marketing.
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