Quinta-feira, 06 de abril de 2017
Com um faturamento de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 11%, o setor de e-commerce no Brasil seguiu desenvolvendo-se em 2016, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Somando a isso as expectativas de crescimento entre 10 e 15% para 2017 (Ebit), temos um cenário promissor, sem dúvidas. Mas atenção: apesar dos números positivos, quem quiser entrar ou melhorar seu desempenho no mundo do e-commerce precisa saber tudo o que é necessário para garantir um processo transparente e um bom relacionamento com o usuário. Você já sabe como fazer isso?
Apesar de estar atualmente em um nível baixo, a desconfiança do consumidor em relação a compras online ainda existe. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 8% dos consumidores não compram pela internet por receio. Para garantir a confiança do cliente em seu e-commerce e superar esse desafio, é indispensável investir em sua expansão, ou seja, melhorar a sua performance, alcance e segurança. Algumas ferramentas podem garantir que o seu site chegue ainda mais longe; na sequência, destacarei as principais.
Todo e-commerce precisa de um sistema que comporte toda a interatividade e dinâmicas de que a plataforma geralmente dispõe. Assim, o site precisa ser capaz de se manter rápido e disponível sempre que um usuário, em qualquer lugar do mundo, quiser acessá-lo, independentemente da quantidade de outros acessos que a página esteja recebendo simultaneamente.
Uma das soluções mais eficientes para o e-commerce diz respeito à disponibilidade. Um modo de garantir que o site esteja sempre no ar para qualquer usuário que queira acessá-la, é pelo armazenamento da página e de seus objetos estáticos em uma rede de servidores terceirizados, de forma que o conteúdo possa estar distribuído em diversos pontos geográficos estratégicos mais próximos dos usuários finais, garantindo disponibilidade, acesso mais rápido ao conteúdo e uma boa experiência de navegação.
Para os clientes que necessitam também de melhoria no desempenho das informações transacionais, existe a possibilidade de acelerar a entrega de conteúdo. Existem diversas técnicas sofisticadas para melhorar a performance de entrega do conteúdo transacional ao usuário final, como por exemplo a otimização de rota e também do protocolo TCP/IP.
Para os problemas de conexão com o site, há a opção de contar com soluções de balanceamento de carga, que tem como objetivo garantir a melhor experiência do usuário direcionando as requisições para servidores em diferentes localidades. Há diversas opções no mercado, mas é imprescindível contar com uma solução completa que trará benefícios tangíveis para o seu negócio. Nesse caso, é importante também considerar uma que seja baseada em serviços que não estejam nas mesmas localidades dos servidores do site, e que também permitam utilizar diversas variáveis de decisão como as condições em tempo real do servidor e da Internet, assegurando que o usuário tenha uma experiência sem falhas.
A aplicação de soluções tecnológicas, como as citadas neste texto, que melhoram a experiência do consumidor, podem aproximá-lo da sua marca e contribuir no processo de fidelização. Com estes recursos, sua loja virtual estará preparada para picos de tráfego, diminuirá os riscos com a segurança e garantirá o futuro das suas vendas online. Pesquise, avalie opções e bons negócios!
é gerente de Produtos de Web Performance da Exceda. Pós-graduado em Marketing pela EAESP-FGV, acumula mais de 10 anos de experiência profissional nas áreas de marketing, negócios, gestão de projetos e melhoria de processos.
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