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Instagram e “brandlovers”: transforme seu produto em um desejo :)

 1. Em sua opinião, quais são as principais virtudes do Instagram em relação à promoção de negócios e engajamento com consumidores? De que maneira ele pode fazer parte da estratégia de vendas de um e-commerce?

 

O Instagram consolidou bem sua plataforma, com mais de 150 milhões de usuários, virou uma vitrine para produtos e marcas quando consumidores estão no seu momento de descompressão, esperando um voo, durante um almoço e etc. A estratégia vem bem nesse timing de conectar com uma mensagem de momentos de prazer, objetos de desejos e criar histórias, para o usuário ter um relacionamento mais próximo e futuramente conhecer os outros canais como o site ou e-commecer.

 

2. A comunidade no Instagram é muito ativa e numerosa. Quais são as melhores soluções para conectar potenciais seguidores/consumidores com uma determinada marca/produto?

 

As imagens com filtros são de grande impacto mostrando desejo, sentimento e emoção, tem uma ótima oportunidade de consumidores marcarem seu perfil por menções ou hashtags conectando ainda mais a marca x consumidor. Dessa forma, despertar vontade e direcionar usuários para seu ecommerce ou ponto de venda.

 

3. Hoje o social commerce pode ser considerado parte da estratégia de um e-commerce de sucesso. Twitter e Facebook, por exemplo, são alvos de uma grande atenção e investimento. Mas e o Instagram? As empresas, em geral, utilizam — e sabem utilizar — o potencial que este aplicativo oferece?

 

Sim, existe uma grande potencial, já existe vários cases com mercado de moda, onde é postado coleções de lançamento de produtos, trabalhando com os videos curtos, fotos de usuários utilizando e vestindo, que dessa maneira vira um vitrine para ser compartilhada aos outros usuários. Vejo várias novidades para 2014 no Instagram como os anúncios de post patrocinados, que possibilita amplificar o impacto de visualização dos posts (veja mais aqui: http://instagram.com/about-ads) e também aplicativos de fazer compras sem sair do Instagram como o e-commerce da Arco (www.arco.vc), que permite conectar sua conta de paypal ao perfil do instagram, e ao comentar “comprar” em produtos à venda com #usearco e você recebe ele em casa.

 

4. Você conhece algum case de uma marca que utiliza o Instagram para vendas e negócios? Poderia citar e comentá-lo?

Tem marcas que trabalham o institucional como objetivo de impactar os “brandlovers” aos apaixonados da marca, como Red Bull posta fotos em momentos incríveis, a camera GoPRO posta videos de esportes radicais utilizando o produto, o canal National Geographic apesar de não ser focado em vendas, trabalha super bem a imagens em lugares fantásticos, comecei com o Instagram da Audi Brasil em 2011, onde colocamos fotos de atrair fãs e mostrando detalhes dos carros. Existem outras marcas também como a Schutz, Oreo e Farm que fazem muito bem o Content Marketing.

 

5. Você é autor de “Technical Marketing”. Como surgiu a ideia de escrever este livro e o que você pretende transmitir?

 

O livro veio de uma bagagem de 10 anos trabalhando com marketing digital, abordando todos meus aprendizados, erros, metodologias e conceitos para ser aplicado numa estratégia mais eficiente de gerar vendas para produtos e serviços, onde explorei características técnicas de como diferenciar de concorrentes e vender esses argumentos. Pode ser baixado uma versão de preview grátis aqui:http://www.techmarketing.me

é autor dos livros “Facebook Marketing” e "Technical Marketing", tem no seu currículo diversas empresas como, F.biz, Euro RSCG 4D, Giovanni+Draft FCB, Prefeitura de São Paulo, SEO Marketing, Urban Summer, além de ter atuado como analista de marketing digital na ASUS. É professor do iMasters Pro, E-commerce Brasil e da Internet Innovation, nos cursos de Facebook Marketing, Facebook Ads e de Publicidade Digital com foco em Performance. Tem em seu portfólio clientes como Stella Artois, Audi, Amil e Itaú. É formado em Sistemas Virtuais pela Faculdade Oswaldo Cruz, também estudou Planejamento de Mídias Digitais na FGV e Planejamento de Mídia no Bootcamp da Miami Ad School, quando ganhou o prêmio de TOP DOG.

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