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Inbound Marketing pode revolucionar o marketing do seu negócio

Encarado como o novo marketing, o Inbound Marketing, ou o marketing de atração, é uma das metodologias do marketing mais eficazes. Isso porque busca, continuamente, ganhar o interesse das pessoas, ao invés de interrompê-las como ainda acontece no marketing tradicional (Outbound Marketing).

 

Fomentar e educar

Sem dúvida, o maior objetivo da metodologia de Inbound Marketing é, respectivamente, atrair novos visitantes, transformá-los em leads, converter esses leads em clientes, de preferência fidelizados, e encantá-los para que se tornem promotores de uma dada marca. Como o Inbound Marketing faz tudo isso? Através da produção e oferta de conteúdos relevantes que respondam as dúvidas das pessoas ou as ajudem a melhorar os resultados de seus negócios.
Por que investir em Inbound Marketing?

Simples! Utilizar ferramentas como o blog, SEO e mídias sociais, na metodologia Inbound Marketing, reduz, em média, 61%, o custo por lead, em relação aos leads gerados pelo Outbound Marketing. A razão disso? Essas ferramentas possibilitam atrair tráfego e gerar leads organicamente, sem necessariamente, exigir um investimento em mídias pagas ou publicidade tradicional.

 

Como funciona o Inbound Marketing

Inbound Marketing entrega o conteúdo certo para as pessoas certas, no momento certo, fazendo com que a receptividade pela mensagem ou conteúdo enviado seja, cada vez maior e assertiva. Para tanto, de acordo com a HubSpot, é preciso compreender – e trabalhar ativamente – um pilar de extrema importância para o Inbound Marketing: o marketing de conteúdo.

 

Como implementar o Inbound Marketing em seu negócio

Se você estiver convencido de que o Inbound Marketing pode revolucionar tudo o que você imaginava em relação ao marketing, vá em frente! A implementação exige apenas um blog, investimento em marketing de conteúdo, conhecimento da metodologia, levantamento de quem são as buyer personas do seu negócio e uma automação de marketing (assuntos que falaremos nos próximos tópicos).

 

Blog: conquiste seu leitor com conteúdo e ganhe um futuro cliente

Impossível pensar em implementar Inbound Marketing no seu negócio sem investir tempo em um blog. E sabe  por  qual razão?  Porque o blog é o grande responsável por fazer um simples leitor de seus posts revisitar o site do seu negócio várias outras vezes. É no blog que estão presentes elementos essenciais do Inbound Marketing, como posts com conteúdos relevantes e de qualidade, além de call to action e ofertas que podem ser ativadas a qualquer instante, a partir da submisão de informações nos forms.

 

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

É fácil. Se deseja trabalhar com Inbound Marketing fique sabendo que desenvolver marketing de conteúdo é uma premissa básica e imprescindível.

 

 “Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas”. (Rock Content)

Logo, invista na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Nesse caso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo (trace as buyer personas), assim você atrair o tráfego de entrada e poderá convertê-lo em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.

“Se jogue” na certificação em Inbound Marketing

Ninguém começa a trabalhar com Inbound Marketing sem ter o mínimo de conhecimento em relação a essa metodologia. Vale a pena ler muito a respeito e investir nas certificações expedidas pela HubSpot, Rock Content e Resultados Digitais. Os cursos ministrados por cada uma dessas empresas são 100% gratuitos e dão um ótimo overview do que é, de como implementar e como gerir as estratégias, e os resultados conquistados através dessa metodologia.

 

Buyer, o quê?

Eis um excelente ponto de partida para o planejamento de marketing de qualquer negócio. As personas são personagens semificcionais que agregam todos os atributos do consumidor ideal para o seu negócio. Em via de regra, as personas são traçadas a partir das características físicas e psicológicas dos clientes que você já tem.

Geralmente, você vai conseguir descobrir quem são elas a partir do levantamento de algumas questões como os dados demográficos dos seus consumidores, projeções a partir de análises de usuários de mídias sociais ou, até mesmo, de pesquisas de marketing, sejam elas quantitativas ou qualitativas.

 

Automação de marketing

Implementar uma ferramenta de automação de marketing também ajuda a potencializar os resultados do Inbound Marketing, uma vez que a automatização de e-mails e outros canais digitais, representa a diminuição de custos e ganho de eficiência no time, já que alguns processos deixam de ser manuais e se tornam mais inteligentes.

 

Compreendendo a metodologia do Inbound Marketing

metodologia Inbound Marketing alia a criação de conteúdo relevante, direcionado as personas certas e automação de marketing. Para facilitar pense da seguinte maneira:

– Atrair para gerar tráfego

– Converter para gerar leads

– Fechar para gerar clientes

– Encantar para gerar e engajar promotores

 

Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não interruptivo. Assim, ele ganha a atenção dos potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.

E é assim que o Inbound marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados, além de contribuir para a conversão desses leads e aumentar o número de clientes, possibilitando ainda a mensuração de resultados.

A princípio, o Inbound Marketing pode parecer uma estratégia complexa. E é! Justamente por ter o público–alvo (persona) de um negócio como foco, ser planejado e reunir as melhores ações de marketing em favor de atrair o público certo para a sua empresa e fazer esses leads passarem por todas as etapas do funil de venda até estarem prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos e fidelizados.

 

Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Gestão de Projetos, atua há 10 anos com conteúdo digital, dos quais 6 anos foram dedicados ao e-commerce. Passou pelo Guia da Semana, Groupon, CVC Viagens e Grupo TV1, atendendo Grupo Pão de Açúcar,TAM, O Boticário, Fleury, Brahma, entre outros. Atualmente é Head de Conteúdo no Moip Pagamentos.

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