Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
O seu negócio opera em mais de um país? Então você já deve saber que assim que você sair do seu domínio nativo (.com.br, .es, .de etc) a sua relação com o Google passa para outro nível. A partir de agora para ter sucesso e evitar penalizações você precisa seguir as regras de SEO Internacional.
Nesse artigo vamos te ajudar a fazer SEO Internacional de qualidade e evitar penalizações do Google.
Para isso você deve ter em mente esses 4 passos:
Solução: Ferramenta de Site Audit da SEMrush – Relatório de International SEO
Quando falamos de SEO Internacional é importante lembrar que hreflangs são a base e a chave de sucesso. Eles são usados para explicar para o Google quais páginas devem ser mostradas para o usuário dependendo da localização e idioma padrão dele. Se você ignorar esse passo ou implementar os tags de hreflang de uma forma incorreta, pode prejudicar a experiência de usuário (os usuários chilenos verão páginas em português e usuários argentinos se depararão com Contatos de escritórios brasileiros, etc)
O jeito mais fácil e rápido de descobrir e consertar os erros de hreflang é de usar verificadores automáticos de sites. O novo Relatório de SEO Internacional faz parte da ferramenta de Site Audit da SEMrush (que permite descobrir todos os problemas de SEO do seu site) e é dedicado exclusivamente à dificuldades de implementação de hreflang.
O relatório oferece as seguintes informações:
O gráfico oferece uma visão geral do estado dos seus tags de hreflang. O relatório em instantes mostra as informações que você teria demorado horas procurando manualmente.
Existem 7 erros mais comuns que as pessoas cometem ao implementar tags de hreflang. O relatório de SEO Internacional da SEMrush consegue detectar todos eles. Vamos analisá-los mais de perto.
Será que o código BE indica o país “Bélgica” ou a língua bielorrussa? E qual dos códigos JA e JP deve ser usado para indicar o país Japão e qual para a língua japonesa? Os códigos de hreflang exigem muito cuidado e verificação constante – e é justo aqui que o relatório de SEO Internacional pode te ajudar, encontrando e mostrando todos os erros relacionados à códigos de língua e país codes, facilitando a correção:
A parte mais difícil de implementação de tags de hreflang é a colocação correta de tags no código fonte da página. Caso haja um erro nessa etapa o Google, pode ignorar os tags de hreflang e seguir exibindo a página em língua errada para seus usuários.
A ferramenta da SEMrush consegue te avisar sobre problemas de:
No relatório você verá os URLs de páginas com conflitos, o tipo de conflito e as dicas de como resolver o problema.
Essa parte do relatório ajuda a definir os problemas relacionados à links. Feito manualmente é um trabalho que demora horas, por isso recomendamos o uso de verificadores automáticos. Com a ajuda deles você pode encontrar os seguintes problemas:
Na hora de criar sites multilíngues nem sempre você tem recursos necessários de localizar todo o conteúdo de uma vez, ou seja, algumas páginas da versão espanhola do site vão conter conteúdo em português.
A SEMrush faz análise semântica de todas as páginas com atributos hreflang. Cada página onde o código de hreflang não bate com a língua detectada estará exibida no relatório. Dessa vez você vai facilmente descobrir as páginas que precisam ser localizadas.
Essa tabela disponível no relatório servirá de lembrete de quais códigos de hreflang foram usados nas suas páginas. Isso ajuda encontrar páginas onde o atributo hreflang está faltando:
E não se esqueça de configurar alertas diárias ou semanais. Caso apareçam problemas novos de hreflang, é melhor você os descobrir antes que os bots do Google que podem indexar seu site de forma incorreta!
Solução: Ferramenta SEO Keyword Magic
Fazer negócios em outros países é um desafio grande – pense só em todas as diferenças culturais e de legislação que você precisa considerar.
Felizmente, os algoritmos do Google são iguais para todas as línguas e países. Ou seja, independentemente de quantidade de quantidade de línguas que o seu site tiver, com essa solução você consegue enriquecer os conteúdos de seu site com palavras-chave relevantes de 23 países.
Vá para a ferramenta SEO Keyword Magic e veja a mágica acontecer. Escolha a base de dados e a palavra-chave base.
A palavra-chave base pode ser a mais popular e descritiva da sua área, por exemplo, “SEO”. Esse é o relatório que você vai obter:
Esse relatório vai responder as perguntas mais importantes que você possa ter nessa etapa, por exemplo:
Está se perguntando como é que você vai escolher as melhores palavras-chave entre as 66670 que entraram no relatório? Use filtros para encontrar palavras-chave ideias que atendam às suas necessidades.
Salve as palavras-chave que você escolheu e continue usando-as na plataforma. Exporte-as para Keyword Analyzer. É uma caixa onde você pode guardar até 1000 palavras-chave para análise mais profunda.
Assim que você sentir que já recolheu todas as palavras-chave com volume de pesquisa necessário e dificuldade relativamente baixa, vá para Keyword Analyzer para obter mais informações:
O Click potential de uma palavra-chave estima a probabilidade de obter tráfego para o seu site caso você esteja nos top-10 do Google com essa palavra-chave. Group keyword difficulty e click potential são valores estimados para todas as palavras-chave do grupo. Essa métrica possa te ajudar a entender quais temas são mais populares no país.
No final da sua análise você obtém uma lista de palavras-chave que podem ser usadas nas suas páginas internacionais.
Essas páginas têm:
Enriquecer seu conteúdo com essas palavras-chave ajudará a obter mais tráfego orgânico no seu país alvo.
Solução: Ferramenta de Position Tracking
Agora você chegou no momento onde você precisa monitorar seus resultados e verificar o desempenho das suas palavras-chave no Google. Você pode fazer isso diretamente da Ferramenta Keyword Magic Tool – é só escolher as palavras-chave que você quer monitorar clicando na caixinha à esquerda da sua palavra-chave e enviá-las para a ferramenta de Position Tracking.
A ferramenta de monitoramento de posição permite:
Todas as mudanças importantes nos resultados de máquinas de busca serão mostrados no gráfico de dados históricos.
Está vendo, é mais fácil que nunca monitorar o desempenho das suas palavras-chave! Todos os dados podem ser exportados para PDF e compartilhados com clientes ou colegas.
Solução: Ferramenta de SEO Ideas
Mesmo se você gostar dos resultados das suas campanhas de monitoramento de posição, você ainda vai quer mais tráfego para o seu site, por isso, SEO é uma tarefa de introduzir melhorias ao seu site que não acaba nunca (se você quiser ficar à frente dos seus concorrentes). A ferramenta de SEO Ideas ajuda a preservar seu tempo, verificando suas páginas para encontrar erros de SEO e sugerindo novas ideias de melhorias para ajudar a aumentar seu tráfego orgânico.
Além disso, ela é integrada com Google Analytics, assim que você sempre consegue obter ideias baseadas nos dados reais e atuais.
A ferramenta de SEO Ideas funciona assim:
As ideias que você receberá terão essa aparência:
Clique em qualquer número para obter conselhos detalhados e fáceis de aplicar sobre:
Usando as táticas de sucesso dos seus concorrentes você consegue aumentar seus chances a conquistar uma das 10 primeiras posições no Google. Muitas vezes, isso é feito manualmente, mas a ferramenta de SEO Ideias permite automatizar a parte mais entediante para que você passar diretamente à ação.
Tentamos te guiar pelo processo de otimização de sites para as situações de entrada no mercado internacional – desde o procedimento para detectar problemas de crawlabilidade e até jeitos de conseguir ideias para aumentar seu tráfego orgânico. Mas a parte mais difícil é aplicar esses conselhos na prática. Te convidamos a compartilhar conosco a sua experiência e dificuldades que você encontrou no caminho. Deixe um comentário!
é analista de marketing de produto da SEMrush. Começou na empresa há 3 anos como analista de conteúdo e, hoje, trabalha com divulgação de produtos de SEO e analítica. Formada em jornalismo, trabalhou no rádio, nos últimos 8 anos se especializou em RP e marketing. Escreveu artigos para Hubspot, Search Engine Journal, The Social Media Hat, Distilled, entre outros.
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