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Guia passo a passo de SEO Internacional

O seu negócio opera em mais de um país? Então você já deve saber que assim que você sair do seu domínio nativo (.com.br, .es, .de etc) a sua relação com o Google passa para outro nível. A partir de agora para ter sucesso e evitar penalizações você precisa seguir as regras de SEO Internacional.

Nesse artigo vamos te ajudar a fazer SEO Internacional de qualidade e evitar penalizações do Google.

Para isso você deve ter em mente esses 4 passos:

 

Passo 1: Encontrar e consertar erros de hreflang

Solução: Ferramenta de Site Audit da SEMrush – Relatório de International SEO

Quando falamos de SEO Internacional é importante lembrar que hreflangs são a base e a chave de sucesso. Eles são usados para explicar para o Google quais páginas devem ser mostradas para o usuário dependendo da localização e idioma padrão dele. Se você ignorar esse passo ou implementar os tags de hreflang de uma forma incorreta, pode prejudicar a experiência de usuário (os usuários chilenos verão páginas em português e usuários argentinos se depararão com Contatos de escritórios brasileiros, etc)

O jeito mais fácil e rápido de descobrir e consertar os erros de hreflang é de usar verificadores automáticos de sites. O novo Relatório de SEO Internacional faz parte da ferramenta de Site Audit da SEMrush (que permite descobrir todos os problemas de SEO do seu site) e é dedicado exclusivamente à dificuldades de implementação de hreflang.

 

O relatório oferece as seguintes informações:

 

O gráfico oferece uma visão geral do estado dos seus tags de hreflang. O relatório em instantes mostra as informações que você teria demorado horas procurando manualmente.

Existem  7 erros mais comuns que as pessoas cometem ao implementar tags de hreflang. O relatório de SEO Internacional da SEMrush consegue detectar todos eles. Vamos analisá-los mais de perto.

 

Problemas com códigos de hreflang

Será que o código BE indica o país “Bélgica” ou a língua bielorrussa? E qual dos códigos JA e JP deve ser usado para indicar o país Japão e qual para a língua japonesa? Os códigos de hreflang exigem muito cuidado e verificação constante – e é justo aqui que o relatório de SEO Internacional pode te ajudar, encontrando e mostrando todos os erros relacionados à códigos de língua e país codes, facilitando a correção:

 

Conflitos entre tags de hreflang e código fonte da página

A parte mais difícil de implementação de tags de hreflang é a colocação correta de tags no código fonte da página. Caso haja um erro nessa etapa o Google, pode ignorar os tags de hreflang e seguir exibindo a página em língua errada para seus usuários.

A ferramenta da SEMrush consegue te avisar sobre problemas de:

  • conflitos entre hreflang e rel=canonical URLs
  • conflitos entre URLs com hreflang
  • URLs com hreflang que se auto referenciam.

No relatório você verá os URLs de páginas com conflitos, o tipo de conflito e as dicas de como resolver o problema.

Problemas de links incorretos de hreflang

Essa parte do relatório ajuda a definir os problemas relacionados à links. Feito manualmente é um trabalho que demora horas, por isso recomendamos o uso de verificadores automáticos. Com a ajuda deles você pode encontrar os seguintes problemas:

  • Erros de digitação: palavras, digitadas com erro, URL que não foi copiado na íntegra etc
  • Redirecionamentos com erro. Seu site não consegue ser indexado corretamente se os bots de máquinas de busca encontram links quebrados no caminho.
  • URLs Relativos. Você precisa usar URLs absolutos nos atributos de href para permitir o Google rastrear o caminho inteiro de URL.

 

Problemas de incompatibilidade de língua do tag de Hreflang

Na hora de criar sites multilíngues nem sempre você tem recursos necessários de localizar todo o conteúdo de uma vez, ou seja, algumas páginas da versão espanhola do site vão conter conteúdo em português.

A SEMrush faz análise semântica de todas as páginas com atributos hreflang. Cada página onde o código de hreflang não bate com a língua detectada estará exibida no relatório. Dessa vez você vai facilmente descobrir as páginas que precisam ser localizadas.

 

Páginas sem atributos hreflang

Essa tabela disponível no relatório servirá de lembrete de quais códigos de hreflang foram usados nas suas páginas. Isso ajuda encontrar páginas onde o atributo hreflang está faltando:

 

E não se esqueça de configurar alertas diárias ou semanais. Caso apareçam problemas novos de hreflang, é melhor você os descobrir antes que os bots do Google que podem indexar seu site de forma incorreta!

 

Passo 2: Escolha as melhores palavras-chave

Solução: Ferramenta SEO Keyword Magic

Fazer negócios em outros países é um desafio grande – pense só em todas as diferenças culturais e de legislação que você precisa considerar.

Felizmente, os algoritmos do Google são iguais para todas as línguas e países. Ou seja, independentemente de quantidade de quantidade de línguas que o seu site tiver, com essa solução você consegue enriquecer os conteúdos de seu site com palavras-chave relevantes de 23 países.

Vá para a ferramenta SEO Keyword Magic e veja a mágica acontecer. Escolha a base de dados e a palavra-chave base. 

 

A palavra-chave base pode ser a mais popular e descritiva da sua área, por exemplo, “SEO”. Esse é o relatório que você vai obter: 

 

Esse relatório vai responder as perguntas mais importantes que você possa ter nessa etapa, por exemplo:

  • Quanto competitivo é o ambiente na sua área num país específico 
  • Quais palavras-chave têm maior volume de pesquisa e nível de dificuldade delas
  • O valor de CPC e nível de competição para as palavras-chave específicos nas campanhas de AdWords
  • Quais elementos de SERP Google apresenta para palavras-chave específicas e como é o visual desses elementos.

Está se perguntando como é que você vai escolher as melhores palavras-chave entre as 66670 que entraram no relatório? Use filtros para encontrar palavras-chave ideias que atendam às suas necessidades.

Salve as palavras-chave que você escolheu e continue usando-as na plataforma. Exporte-as para Keyword Analyzer. É uma caixa onde você pode guardar até 1000 palavras-chave para análise mais profunda. 

Assim que você sentir que já recolheu todas as palavras-chave com volume de pesquisa necessário e dificuldade relativamente baixa, vá para Keyword Analyzer para obter mais informações:

 

O Click potential de uma palavra-chave estima a probabilidade de obter tráfego para o seu site caso você esteja nos top-10 do Google com essa palavra-chave.  Group keyword difficulty e click potential são valores estimados para todas as palavras-chave do grupo. Essa métrica possa te ajudar a entender quais temas são mais populares no país.

No final da sua análise você obtém uma lista de palavras-chave que podem ser usadas nas suas páginas internacionais.

Essas páginas têm:

  • Volume de pesquisa notável
  • Nível de dificuldade relativamente baixo
  • Bom potencial de cliques

Enriquecer seu conteúdo com essas palavras-chave ajudará a obter mais tráfego orgânico no seu país alvo.

 

Passo 3. Configure o rastreamento para localizações específicas

Solução: Ferramenta de Position Tracking

Agora você chegou no momento onde você precisa monitorar seus resultados e verificar o desempenho das suas palavras-chave no Google. Você pode fazer isso diretamente da Ferramenta Keyword Magic Tool – é só escolher as palavras-chave que você quer monitorar clicando na caixinha à esquerda da sua palavra-chave e enviá-las para a ferramenta de Position Tracking.

 

A ferramenta de monitoramento de posição permite:  

  • Monitorar o desempenho das suas palavras-chave mais importantes em qualquer local
  • Comparar até 20 concorrentes  
  • Fazer monitoramento no nível nacional ou local
  • Rastrear as palavras-chave nos resultados orgânicos ou pagos.

Todas as mudanças importantes nos resultados de máquinas de busca serão mostrados no gráfico de dados históricos.

 

Está vendo, é mais fácil que nunca monitorar o desempenho das suas palavras-chave! Todos os dados podem ser exportados para PDF e compartilhados com clientes ou colegas.

 

Passo 4. Obtenha ideias de melhorias

Solução: Ferramenta de SEO Ideas

Mesmo se você gostar dos resultados das suas campanhas de monitoramento de posição, você ainda vai quer mais tráfego para o seu site, por isso, SEO é uma tarefa de introduzir melhorias ao seu site que não acaba nunca (se você quiser ficar à frente dos seus concorrentes). A ferramenta de SEO Ideas ajuda a preservar seu tempo, verificando suas páginas para encontrar erros de SEO e sugerindo novas ideias de melhorias para ajudar a aumentar seu tráfego orgânico.

Além disso, ela é integrada com Google Analytics, assim que você sempre consegue obter ideias baseadas nos dados reais e atuais.

 

A ferramenta de SEO Ideas funciona assim:

  • Você escolha as palavras-chave que você quer monitorar  
  • Você aponta as páginas que você gostaria ver no topo do Google para essas palavras-chave
  • A ferramenta analisa os sites que já estão com ranqueamento alto  para essas palavras-chave e te oferece ideias baseadas na análise de dados 
  • A ferramenta também verifica problemas técnicos das suas páginas e explica como consertar-los
  • Você também recebe dicas de conteúdo, backlinks, melhorias técnicas e muito mais

As ideias que você receberá terão essa aparência:

 

Clique em qualquer número para obter conselhos detalhados e fáceis de aplicar sobre:

  • Quais páginas são as mais indicadas para serem otimizadas para palavras-chave específicas
  • Localização de palavras-chave nos tags de <title> e <description>
  • Palavras-chave relacionadas semanticamente, que podem ser adicionadas aos seus textos
  • Quais domínios são os mais indicados para receber backlinks
  • Problemas técnicos que precisam ser resolvidos

Usando as táticas de sucesso dos seus concorrentes você consegue aumentar seus chances a conquistar uma das 10 primeiras posições no Google. Muitas vezes, isso é feito manualmente, mas a ferramenta de SEO Ideias permite automatizar a parte mais entediante para que você passar diretamente à ação.

 

Entrando o mercado global: compartilhe a sua experiência!

Tentamos te guiar pelo processo de otimização de sites para as situações de entrada no mercado internacional – desde o procedimento para detectar problemas de crawlabilidade e até jeitos de conseguir ideias para aumentar seu tráfego orgânico. Mas a parte mais difícil é aplicar esses conselhos na prática. Te convidamos a compartilhar conosco a sua experiência e dificuldades que você encontrou no caminho. Deixe um comentário!

 

 

Helena Terenteva

é analista de marketing de produto da SEMrush. Começou na empresa há 3 anos como analista de conteúdo e, hoje, trabalha com divulgação de produtos de SEO e analítica. Formada em jornalismo, trabalhou no rádio, nos últimos 8 anos se especializou em RP e marketing. Escreveu artigos para Hubspot, Search Engine Journal, The Social Media Hat, Distilled, entre outros.

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