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Estratégia Abelardo: sinceridade e irreverência também vendem

Outro dia eu vi um vídeo do jovem Abelardo Dantas, 22 anos, de Caicó, no Rio Grande do Norte, que de forma muito diferente e irreverente vende seus cursos online.

Apesar de usar termos escrachados e palavrões, artifícios que não gosto e não sou favorável, ele me chama atenção pelo deboche e desafio que faz aos seus próprios clientes quando diz coisas do tipo:  “Meu curso não tem garantia po#%a nenhuma, não vai ficar rico, aliás pode até ter prejuízo, eu vou ensinar e você vai aprender se você não for um Tapado de Merda … por isso pague quanto quiser nessa po%$a.

Apenas no sentido de buscar um estudo sobre este case e do tipo de postura ousada, estou escrevendo esse artigo para que juntos possamos analisar e entender os fatores, aspectos e resultados desse tipo de divulgação.

Ultimamente estamos convivendo nas Redes Sociais com diversos vídeos de sacadas, com e-mails de bônus e gatilhos mentais, com várias ofertas de cursos e treinamentos online. E todos vendem muito é verdade, até os chatos que enchem nossas caixas de e-mail com mensagens de todos os tipos. Mas foi a primeira vez que me deparei com um vídeo com essa postura totalmente escrachada, debochada e desafiadora.

Exatamente por isso que este vídeo me chamou atenção, porque ele, além de vender seu curso de forma irreverente, ainda denigre algumas dessas práticas muito utilizadas hoje em dia, dizendo: Vamos pro topo, porque é lá que o vento é mais fresco! … e toda essa merda de clichê que tem por aí“.

Essa iniciativa inusitada de “vender” um curso ministrado por ele mesmo usando termos irreverentes e deboche, demostra que não importa como faça, sempre haverá um público para você. Afinal, não é todo dia que o professor diz não “se importar com o sucesso dos seus alunos” ou que, se eles não forem “antas”, poderão aprender e aplicar o aprendizado. Sem contar que além de não oferecer nenhuma garantia, ele ainda diz que provavelmente os alunos terão prejuízo ao desenvolver as primeiras ações. E quem foi que disse que sinceridade não vende?

Bom, aí você provavelmente deve estar pensando: com essa metodologia do “Pague quanto quiser” ou “Que se Fo#@”, esse cara não vai vender, apenas chamar atenção. Engano o seu. Nas primeiras 24 horas no ar, foram vendidos mais de 200 cursos com vários depoimentos de clientes que pagaram e gostaram. Depois da repercussão do meu post no Facebook já são mais de 400 cursos vendidos em cinco dias, e o número não para de crescer. E apenas para seu conhecimento, ele não começou ontem, até porque ele já é top 2 na Monetizze, uma plataforma de afiliados.

Para mim, o que fica claro com essa repercussão e reflexão sobre a metodologia polêmica do rapaz, é que se trata de aproveitar uma oportunidade. Portanto, não tem a ver com missão, ideologia, mas com possibilidades que se materializam a sua frente, já que ele usou e abusou do seu conhecimento para chamar atenção e engajar prospects e alunos.

Em relação ao que ele deixa entender sobre a Fórmula de Lançamento, pelo que eu sei, é uma metodologia, que, na opinião de quem já fez, usa e pratica, necessita de muito trabalho, dedicação, investimento, esforço, disciplina, planejamento e estudos. Mas fica claro que, assim como em todo negócio, existem os que são mal intencionados, quem usa errado ou se aproveita de forma equivocada. Acredito que ele se refere a isso quando debocha de pessoas que não sabem usar o método e prometem coisas que não podem entregar, nas vendas de seus infoprodutos, cursos e etc. Já que, para esses, o que vale é apenas ganhar dinheiro ou muitos dígitos, como se fala neste mercado.

O fato é que, de forma muito ousada e original, ele usou da sinceridade para vender. E cá entre nós, quem depois de assistir esse vídeo não ficou no mínimo curioso para ver como funciona este curso?  😉

 

O que você achou desta metodologia do Abelardo? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

 

João Kepler

Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo Digital e Vendas.CEO na Plataforma B2B de Internet Ticketing @ShowDeIngressos. Escritor e autor de Livros e DVD´s, como: “Vendas 3.0″, “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”.

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