Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Em plena era do empoderamento do consumidor, as empresas continuam deixando de oferecer experiências de comércio contextualizadas, integradas e centradas no cliente. Por exemplo: um consumidor vegano decide não fazer as compras semanais no site do supermercado e vai à loja pessoalmente; ao passar no caixa, recebe uma notificação push oferecendo um desconto especial para carnes e aves. Ou, um hóspede chega a uma filial do hotel que utiliza com frequência esperando que suas preferências de acomodações, refeições e pagamento sejam contempladas, mas isso não acontece. De acordo com o IBM Annual Report, mais de 2,5 quintilhões de bytes (2,5EB) de dados são coletados todos os dias, ou seja, existem montanhas de informações para as empresas aperfeiçoarem a jornada dos clientes e oferecerem experiências mais ricas. Entretanto, com excessiva frequência, as oportunidades são desperdiçadas.
No final do ano passado, a Visa contratou a Forrester Consulting para desenvolver um estudo sobre como entregar as experiências do comércio do amanhã. O estudo “Deliver the Commerce Experiences Of Tomorrow” expõe questões atuais referentes a formas antiquadas de coletar insights sobre os clientes, experiências que se fragmentam ao passarem do mundo digital para o físico. Também recomenda meios importantes de simplificar e melhorar a jornada do consumidor por meio de dados e de colaboração. O estudo foi realizado no Reino Unido e em mais oito países: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Índia, Itália e Japão.
Para oferecerem experiências contextualizadas e individualizadas, as empresas precisam aplicar as recomendações resultantes dos dados coletados. Alguns deles são:
Embora as companhias ambicionem entregar experiências individualizadas, não têm as ferramentas e os parceiros certos para trabalhar e extrair insights de dados.
O estudo também discute como um parceiro pode transformar e aumentar a capacidade de uma empresa entregar experiências mais ricas para os cliente e explica por que as companhias não precisam mais deter toda a cadeia de valor. Agora, elas podem fazer parcerias com outras empresas para extrair insights dos seus dados e cocriar novas experiências de cliente usando APIs (interfaces de programação de aplicativos). Destaques do estudo:
As APIs podem ajudar uma empresa a chegar ao mercado mais rápido, a utilizar dados de novas formas e a ter acesso aos dados de outras empresas. A Visa Developer Platform nos ajuda a superar desafios e a oferecer soluções capazes de mudar a jornada de comércio. Por exemplo, na Ásia, a Pulse iD integra APIs da Visa para oferecer campanhas segmentadas com geofencing a bancos emissores. Essas campanhas permitem que um emissor envie ofertas via notificações push aos portadores de cartão por meio do aplicativo do emissor assim que eles entram em um estabelecimento comercial participante, criando uma jornada personalizada. Emissores de diferentes partes do mundo estão usando dados de viagem e APIs da Visa para evitar que uma transação seja negada sem necessidade, e para oferecer informações aos portadores de cartão – taxas de câmbio, por exemplo – para facilitar as experiências de comércio durante a viagem.
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é vice presidente Senior da plataforma de estratégia e inovação Visa Developer. O executivo, que possui 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, também é o Co-fundador e Chief Executive Officer da Omniscient Technology Group e auxilia as empresas a transformarem seus modelos de negócios e as experiências dos seus clientes a partir de soluções tecnológicas e inovação em processos.
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