Artigos

Digital faz maior evento de tecnologia do mundo ser mais global do que nunca

Do físico para o digital, o Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo, aconteceu de forma online nesta semana para 104.328 participantes de 168 países – esses números foram divulgados no primeiro dia. A transmissão foi feita em uma plataforma própria da empresa e confirmou uma tendência de que cada vez mais os eventos serão online ou no formato híbrido.

De acordo com a organização do Web Summit, o evento foi tão global que agora “não há barreira para a participação”. A edição de 2020 trouxe 30 mil participantes a mais do que o evento físico de 2019.

Os participantes puderam ver, do conforto de suas casas ou de qualquer outro lugar do mundo, palestras com o fundador e CEO do Zoom, Eric Yuan; a Comissária Europeia, Margrethe Vestager; a estrela do Capitão América, Chris Evans; o cofundador e CTO do Slack, Cal Henderson; a famosa dupla de Breaking Bad, Bryan Cranston e Aaron Paul; o CTO do Facebook, Mike Schroepfer; a cientista e conservacionista Jane Goodall, DBE; o intelectual público Cornel West; e muito mais.

 

A transformação digital nos eventos

A transformação do físico para o digital de um dos maiores eventos do mundo foi devida a pandemia do coronavírus, que forçou empresas e pessoas a se isolarem em boa parte do ano de 2020.

A busca por eventos online seguia uma tendência de crescimento, mas foi após a crise de Covid-19 que o modelo se expandiu tão rápido. Aqui pelo Brasil, grandes conferências como a CCXP, o Fórum E-commerce Brasil e o Digitalks Expo fizeram suas edições de forma virtual.

 

Portugal como anfitrião

Mesmo com a edição online, Portugal não deixou de ser o anfitrião do Web Summit. O país abriga um excelente ecossistema de inovação e negócios. Como diz o presidente da Câmara da capital portuguesa, Fernando Medina, “Lisboa é uma cidade aberta e próspera para a inovação”.

E os grandes eventos de negócios da economia digital continuam neste mês em Portugal. Nos dias 15 e 16 de dezembro, Lisboa também será sede do Digitalks Global Summit. A conferência acontecerá de forma online e espera trazer mais compartilhamento de informações digitais e networking para os portugueses.

é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.

Comentários

PUBLICIDADE