Menu

Artigos

[Web Summit] “Não acho que todo funcionário voltará para o escritório. É muito provável que acabaremos com um modelo híbrido”, diz CEO do Zoom

O Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo, acontece de forma virtual entre os dias 2 e 4 de dezembro para mais de 104 mil participantes de 168 países. Uma das atrações foi o talk show com o fundador e CEO do Zoom, Eric Yuan, sobre a formação de um novo mundo.

De acordo com Eric Yuan, a forma como trabalhamos mudou para sempre e veremos uma nova forma híbrida de trabalhar quando a pandemia acabar. A entrevista com o CEO do Zoom no Web Summit foi comandada por Alyson Shontell, editora-chefe do Business Insider, que questionou Yuan sobre a queda do preço das ações do Zoom após a notícia de uma vacina para a Covid-19 – vale lembrar que as ações do Zoom tiveram crescimento recorde no início da pandemia e chegaram a subir 47%.

Yuan permaneceu otimista sobre sua plataforma e apontou para as lições que aprendemos sobre o trabalho remoto. “Acredito que a maneira como trabalhamos, vivemos, aprendemos e nos divertimos é muito diferente agora. Vamos dizer que a pandemia acaba amanhã. Todos nós voltamos para o escritório? Eu não acho que todos os funcionários irão de volta ao escritório. É muito provável que acabaremos com um híbrido. Porque é bom para as mudanças climáticas e é bom para a produtividade. É por isso que acho que uma ferramenta como o Zoom permanecerá” disse Eric Yuan.

O executivo também destacou os benefícios da videoconferência em um mundo pós-Covid-19. “Usando ferramentas como o Zoom, posso atender a muito mais clientes do que o viajante a negócios. Eu acredito fundamentalmente que, após a pandemia, as viagens de negócios serão cada vez menos. Eu tenho certeza que todos agora sabem que você pode aproveitar ferramentas como o Zoom para atender a mais funcionários, mais clientes, mais clientes potenciais … e funciona”.

 

O futuro deve ser híbrido

A visão do CEO do Zoom está em acordo com que é discutido nas lives e webinars do Digitalks. Em setembro, após seis meses do decreto de estado de calamidade pública, feito pelo governo federal, conversamos com executivos de empresas para falarem das experiências com o home office, das tecnologias que ajudaram nas mudanças de processos, das vantagens e desvantagens do teletrabalho, e o que esperar para os próximos meses.

Dentro a live Overview, o consenso foi de que os processos de trabalho, mesmo após a pandemia, deverão ser cada vez mais híbridos. Em novembro, a live “Comunicação eficiente em tempos de gerenciamento à distância” reforçou a ideia de que o trabalho remoto ganhou um importante espaço nas empresas.

 

Tendências nas tecnologias de videoconferência

Ainda na entrevista de Yuan dentro do Web Summit, o CEO do Zoom também falou sobre o espaço para melhorias no que diz respeito aos softwares de videoconferência do futuro, usando IA e RV para aproximar as pessoas. “Acreditamos que ferramentas de videoconferência como o Zoom podem oferecer uma experiência melhor do que reuniões presenciais no futuro. Eu poderei apertar a mão de você e, se falarmos diferente línguas, com IA seremos capazes de nos entender”.

Gabriel Dias

Coordenador de Conteúdo no Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE