Terça-feira, 08 de abril de 2014
Uma pessoa se dirige ao caixa de uma loja ou de um supermercado com recortes de jornal e os entrega ao vendedor. Cena comum nos Estados Unidos, esses são os famosos “cupons de descontos” encontrados em jornais e revistas, que oferecem descontos no ato da compra.
No Brasil, os cupons de descontos vêm se fortalecendo por meio do e-commerce, aliás, nicho importante para o varejo. A expectativa é que, em 2014, o segmento alcance até 50 milhões de usuários ativos, segundo o e-bit. Além disso, segundo o Google, a busca por “cupons de desconto”, por meio do seu buscador, dobra de tamanho a cada ano.
Buscando seguir essa tendência, estratégias utilizando cupons de desconto vêm se tornando uma prática muito comum entre as lojas virtuais brasileiras. Veja alguns dos benefícios:
1. Muitos consumidores não fariam a compra se não tivessem encontrado um cupom de desconto, pois muitas vezes é exatamente esse desconto que permite que a compra se encaixe no orçamento dele. O uso de um cupom também dá uma sensação de satisfação que o deixa mais propenso a finalizar o processo.
2. Os consumidores tendem a retornar ao site para uma segunda compra. Os clientes associam a satisfação sentida na compra com cupom de desconto à marca e isso os leva a repetir a compra futuramente.
3. Cupons de desconto se viralizam. Quando um consumidor encontra um bom código promocional, ele compartilha a notícia para seus amigos, o que também possibilita aumento das vendas.
4. O uso de cupons aumenta o ticket médio da loja. Como está economizando, o cliente compra mais para aproveitar o desconto. Uma das formas de fazer isso acontecer é determinar um valor mínimo para o uso do cupom (exemplo: cupom de 10% de desconto para compras acima de R$ 150,00). Dessa forma, os consumidores serão instigados a acrescentar mais produtos a seu carrinho, com o objetivo de conseguir o desconto e ter a sensação de que valeu a pena.
5. Tudo pode ser medido. É muito fácil acompanhar as métricas para comprovar os benefícios do uso de cupons de desconto e, principalmente, o aumento de vendas que eles proporcionam.
Portanto, com boas estratégias traçadas, os lojistas conseguem ver os cupons não somente como grandes aliados nas vendas, mas também na fidelização de clientes.
é economista, formado pela UFMG, e iniciou sua carreira no mundo dos negócios ainda bem novo, com 14 anos, desenvolvendo websites. Em 2004, fundou sua primeira empresa: um website dedicado à comunidade gospel, que faturava com patrocínios. Em 2009, ainda cursando a graduação, fundou com outros colegas a Solo Investimentos, uma gestora de recursos que, bem sucedida, foi vendida em 2011. Desde então, insatisfeito com programas de fidelidade dos quais sempre foi cliente, surgiu com a ideia do Meliuz, site que ajuda os consumidores a economizarem em suas compras on-line, oferecendo cupons de desconto das melhores lojas do Brasil e ainda devolvendo parte do valor gasto nas compras. Em 2012, a startup foi selecionada e participou do programa de aceleração de Startups do Governo Chileno, o Startup Chile.
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