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Como o contexto do consumidor influencia no sucesso de uma campanha online

A quantidade de conteúdo disponível no meio digital cresce a cada dia. E-mail marketing, posts patrocinados, banners em sites e anúncios em aplicativos são cada vez mais abundantes, dificultando cada vez mais a tarefa de chamar a atenção do consumidor.

Há alguns anos, o mercado percebeu que produzir conteúdo de qualidade é uma das chaves para prender a atenção do público. Não demorou muito para que as marcas começassem a produzir ótimas histórias para envolver o consumidor. Porém, o conteúdo se tornou tão abundante que conseguir uma posição de destaque tornou-se quase impossível. Até que o mercado amadureceu e notou que o conteúdo não é o único elemento para se sobressair: o contexto do consumidor é o que define se um conteúdo será consumido ou ignorado.

 

Aceite: o seu conteúdo está sendo ignorado

Por receber um bombardeio de informações todos os dias, o consumidor do século XXI está se tornando expert em ignorar os seus anúncios. De acordo com uma pesquisa da Mirriad, 76% das pessoas entrevistadas afirmaram que utilizam ad blockers e ignoram anúncios tradicionais da televisão.

As coisas se tornam ainda piores para as suas campanhas quando o target são os millennials: 85% deles admitiram que bloqueiam ou pulam anúncios sempre ou muito frequentemente.

Isso significa que compreender o contexto do seu público-alvo deve se tornar uma das suas prioridades. Ou então os seus anúncios continuarão sendo ignorados.

 

A arte de compreender o contexto do consumidor

Quando citamos o “contexto”, nós estamos falando sobre as preferências, comportamento, desejos, hábitos e necessidades do consumidor. Porém, compreender estas características de modo isolado não é o suficiente. Afinal nós mudamos de ideia com o passar das horas, dias, semanas, meses e anos, não é? O consumidor também.

Há dez anos seria impossível controlar o momento que a audiência receberia um anúncio no meio digital. Todavia, nos dias de hoje nós contamos com o mobile como um grande aliado na missão de entregar anúncios contextualizados com a realidade do consumidor.

Os smartphones estão presentes em todos os momentos do consumidor. Por isso, eles são os nossos melhores amigos na hora de entregar anúncios contextualizados. Através da análise de dados, é possível compreender melhor os hábitos da audiência e identificar qual é o momento mais propício para impactar o target com o anúncio.

Depois de compreender o contexto do consumidor e criar uma campanha impossível de ser ignorada, podemos seguir para a próxima fase: como garantir que os anúncios serão entregues na hora certa?

 

Geolocalização e contexto: uma parceria que deu certo

Os dados de geolocalização da audiência revelam bastante sobre o seu contexto. O dado da geolocalização não faz a mágica sozinho, é necessário que o profissional criativo por trás da campanha realize um estudo aprofundado e interprete o significado dos locais mais visitados pela audiência.

Funciona assim: vamos supor que um determinado público frequente diariamente a academia. Se a audiência frequenta a academia, podemos interpretar que itens como artigos esportivos, suplementos alimentares e comida saudável são alguns dos interesses que aquele público deve ter no momento que está na academia.

Ou seja, anúncios que abordem artigos esportivos, suplementos alimentares e comida saudável são contextualizados com os momentos que os consumidores estiverem se exercitando.

Agora imagine uma situação onde esse público que frequenta a academia é impactado por um anúncio de um fast food? As chances do consumidor ignorar o anúncio em uma situação como essa são muito maiores, visto que o tema “fast food” é totalmente descontextualizado daquele momento.

Por isso, é essencial que o contexto do consumidor seja levado em conta desde a hora da criação da campanha até o momento de veicular a campanha.

 

Criar publicidade mais contextualizada é o melhor caminho para se tornar relevante para o consumidor.

Ângela Valpôrto

é criadora de conteúdo na empresa pernambucana In Loco Media e estudante de Jornalismo. Entusiasta com novas mídias, tecnologia, internet das coisas e comunicação. Acredita que todo bom conteúdo resolve algum problema do público-alvo.

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