Quinta-feira, 07 de julho de 2022
Você sabia que transmitir credibilidade e conquistar a confiança do consumidor são pontos-chave para vender e fidelizar? Pois bem, as compras online oferecem tanta facilidade que os consumidores ficam desconfiados sobre a legitimidade da loja e sobre a qualidade dos serviços.
Então, para minimizar os riscos do negócio, os clientes têm o hábito de investigar a reputação da empresa e buscar por opiniões de outros compradores. Portanto, como essas pesquisas fazem parte da jornada de compra, é importante que a sua empresa crie estratégias para passar segurança ao consumidor.
Gostou do assunto e quer saber mais? A seguir, vamos explicar melhor como funciona a jornada de compra e o que fazer para conquistar a confiança do cliente. Confira!
Primeiramente, vale esclarecer o conceito de jornada de compra, que nada mais é que o caminho que o consumidor percorre até a conclusão do negócio. Veja só quais são as principais etapas:
Como você pôde perceber, a credibilidade de uma empresa está entre os principais fatores de decisão de compra. É por isso que é importante trabalhar para conquistar a confiança do consumidor. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.
De antemão, saiba que o processo de conquista começa ainda no planejamento estratégico do negócio, viu? Afinal de contas, todas as decisões das empresas precisam ser focadas no bem-estar do consumidor.
Isso vale para a escolha de fornecedores, parcerias com transportadores, desenvolvimento de produtos, definição dos canais de comunicação, entre outros aspectos. Veja, a seguir, algumas dicas práticas para conquistar a confiança do cliente!
Estudar o comportamento do cliente é o primeiro passo para conquistar a confiança dele. Se você pensar em um relacionamento amoroso, por exemplo, podemos fazer uma analogia para entender melhor como isso funciona.
Para conseguir agradar o outro, é importante saber seus gostos e preferências, não é mesmo? Daí, com base nessas informações, é possível surpreender a pessoa amada e conquistá-la. No processo de vendas a lógica é a mesma.
Sendo assim, invista em ferramentas tecnológicas e pesquisas de mercado para conhecer bem o seu público-alvo. Informações como gênero, idade, classe social, faixa salarial e hobbies são interessantes para entender melhor o comportamento do consumidor.
Você até pode vender produtos incríveis com um preço justo. No entanto, se o consumidor não for bem acolhido quando entrar em contato direto com a marca, a desconfiança será inevitável.
É por isso que oferecer um atendimento empático e ágil é fundamental para conquistar o consumidor. Nesse contexto, é importante investir em:
Lembra que falamos que investigar a reputação das marcas faz parte da jornada de compra do consumidor? Pois bem, esse processo inclui aquela passadinha básica na página da empresa no Reclame AQUI. O objetivo da visita é entender se aquela empresa é de confiança ou não.
Veja bem: o simples fato de o negócio oferecer um bom atendimento na plataforma já é digno de confiança. No entanto, para garantir ainda mais credibilidade, vale investir no Selo RA Verificada. A certificação funciona de forma semelhante às verificações nas redes sociais, sabe?
Ou seja, o selo presente na página da empresa na plataforma atesta que o negócio existe de verdade.
Nesse contexto, o Reclame AQUI checa as credenciais da empresa, avalia se ela está com suas obrigações em dia, valida os canais de atendimento e faz auditorias mensais para garantir que o negócio está apto para atender o consumidor.
Para o cliente, a presença do selo é um dos fatores de decisão de compra porque confere credibilidade à marca. Para a empresa, investir no selo é uma forma de conquistar a confiança do consumidor, vender e fidelizar.
Os reviews são relatos de consumidores reais sobre as experiências com determinado produto, serviço ou marca. Aliás, as informações disponibilizadas neste campo ajudam outros consumidores a tomar suas decisões de compra. Sendo assim, as avaliações são fundamentais para a jornada de compra, em especial nas etapas de consideração e decisão.
Entretanto, tão importante quanto abrir espaço para reviews é garantir que eles sejam feitos por pessoas que, de fato, experimentaram o produto em questão. É aí que entra a RA Trustvox — uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados.
Funciona mais ou menos assim: após a entrega do pedido, o consumidor recebe um e-mail de coleta do review. Nesse momento, o cliente atribui ao produto ou serviço uma nota de 1 a 5 estrelas. Além do mais, ele tem a oportunidade de colocar um comentário a respeito da experiência.
Em seguida, a avaliação passa por uma moderação com inteligência artificial para evitar comentários grosseiros e palavrões. Se tudo estiver nos conformes, o review é publicado. E olha só: a empresa não tem autonomia para editar, nem apagar as avaliações.
Em razão disso, o Selo RA Trustvox atesta que todos os reviews publicados são autênticos e dignos de confiança. Logo, usar uma ferramenta de qualidade é fundamental para passar credibilidade ao cliente.
Por fim, para conquistar a confiança do consumidor, é necessário oferecer um atendimento de excelência, cuidar da reputação da empresa e garantir transparência em todo processo. E o Reclame AQUI tem soluções ideais nesse contexto: o Selo RA Verificada e o Selo RA Trustvox de reviews verdadeiros. Vale a pena conhecer as ferramentas para melhorar os resultados do seu negócio!
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Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.
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