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Como conquistar a confiança do seu cliente

Você sabia que transmitir credibilidade e conquistar a confiança do consumidor são pontos-chave para vender e fidelizar? Pois bem, as compras online oferecem tanta facilidade que os consumidores ficam desconfiados sobre a legitimidade da loja e sobre a qualidade dos serviços.

Então, para minimizar os riscos do negócio, os clientes têm o hábito de investigar a reputação da empresa e buscar por opiniões de outros compradores. Portanto, como essas pesquisas fazem parte da jornada de compra, é importante que a sua empresa crie estratégias para passar segurança ao consumidor.

Gostou do assunto e quer saber mais? A seguir, vamos explicar melhor como funciona a jornada de compra e o que fazer para conquistar a confiança do cliente. Confira!

Como é a jornada de compra do consumidor?

Primeiramente, vale esclarecer o conceito de jornada de compra, que nada mais é que o caminho que o consumidor percorre até a conclusão do negócio. Veja só quais são as principais etapas:

  • aprendizado e descoberta: nesse momento, o consumidor ainda não sabe que tem uma necessidade;
  • reconhecimento: agora, o cliente já entende que tem um problema, contudo ainda não identificou a solução;
  • consideração: essa é a etapa em que o comprador em potencial pesquisa sobre soluções para resolver aquela dor. Nesse contexto, entram as recomendações de amigos, familiares, reviews, entre outros;
  • decisão: essa á hora de bater o martelo e escolher o melhor fornecedor. Para não errar na escolha, o consumidor observa as avaliações das lojas e faz pesquisas de reputação no Reclame AQUI.

Como você pôde perceber, a credibilidade de uma empresa está entre os principais fatores de decisão de compra. É por isso que é importante trabalhar para conquistar a confiança do consumidor. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.

Como conquistar a confiança do cliente?

De antemão, saiba que o processo de conquista começa ainda no planejamento estratégico do negócio, viu? Afinal de contas, todas as decisões das empresas precisam ser focadas no bem-estar do consumidor.

Isso vale para a escolha de fornecedores, parcerias com transportadores, desenvolvimento de produtos, definição dos canais de comunicação, entre outros aspectos. Veja, a seguir, algumas dicas práticas para conquistar a confiança do cliente!

Conheça bem o seu consumidor

Estudar o comportamento do cliente é o primeiro passo para conquistar a confiança dele. Se você pensar em um relacionamento amoroso, por exemplo, podemos fazer uma analogia para entender melhor como isso funciona.

Para conseguir agradar o outro, é importante saber seus gostos e preferências, não é mesmo? Daí, com base nessas informações, é possível surpreender a pessoa amada e conquistá-la. No processo de vendas a lógica é a mesma.

Sendo assim, invista em ferramentas tecnológicas e pesquisas de mercado para conhecer bem o seu público-alvo. Informações como gênero, idade, classe social, faixa salarial e hobbies são interessantes para entender melhor o comportamento do consumidor.

Ofereça um atendimento impecável

Você até pode vender produtos incríveis com um preço justo. No entanto, se o consumidor não for bem acolhido quando entrar em contato direto com a marca, a desconfiança será inevitável.

É por isso que oferecer um atendimento empático e ágil é fundamental para conquistar o consumidor. Nesse contexto, é importante investir em:

  • treinamentos para a equipe de atendimento;
  • variedade e integração de canais;
  • atendimento rápido e eficaz;
  • transparência;
  • coleta de feedbacks para identificar falhas e implementar melhorias;
  • acompanhamento das principais métricas de atendimento.

Invista no selo RA Verificada

Lembra que falamos que investigar a reputação das marcas faz parte da jornada de compra do consumidor? Pois bem, esse processo inclui aquela passadinha básica na página da empresa no Reclame AQUI. O objetivo da visita é entender se aquela empresa é de confiança ou não.

Veja bem: o simples fato de o negócio oferecer um bom atendimento na plataforma já é digno de confiança. No entanto, para garantir ainda mais credibilidade, vale investir no Selo RA Verificada. A certificação funciona de forma semelhante às verificações nas redes sociais, sabe?

Ou seja, o selo presente na página da empresa na plataforma atesta que o negócio existe de verdade.

Nesse contexto, o Reclame AQUI checa as credenciais da empresa, avalia se ela está com suas obrigações em dia, valida os canais de atendimento e faz auditorias mensais para garantir que o negócio está apto para atender o consumidor.

Para o cliente, a presença do selo é um dos fatores de decisão de compra porque confere credibilidade à marca. Para a empresa, investir no selo é uma forma de conquistar a confiança do consumidor, vender e fidelizar.

Contrate o selo RA Trustvox para garantir reviews verdadeiros

Os reviews são relatos de consumidores reais sobre as experiências com determinado produto, serviço ou marca. Aliás, as informações disponibilizadas neste campo ajudam outros consumidores a tomar suas decisões de compra. Sendo assim, as avaliações são fundamentais para a jornada de compra, em especial nas etapas de consideração e decisão.

Entretanto, tão importante quanto abrir espaço para reviews é garantir que eles sejam feitos por pessoas que, de fato, experimentaram o produto em questão. É aí que entra a RA Trustvox — uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados.

Funciona mais ou menos assim: após a entrega do pedido, o consumidor recebe um e-mail de coleta do review. Nesse momento, o cliente atribui ao produto ou serviço uma nota de 1 a 5 estrelas. Além do mais, ele tem a oportunidade de colocar um comentário a respeito da experiência.

Em seguida, a avaliação passa por uma moderação com inteligência artificial para evitar comentários grosseiros e palavrões. Se tudo estiver nos conformes, o review é publicado. E olha só: a empresa não tem autonomia para editar, nem apagar as avaliações.

Em razão disso, o Selo RA Trustvox atesta que todos os reviews publicados são autênticos e dignos de confiança. Logo, usar uma ferramenta de qualidade é fundamental para passar credibilidade ao cliente.

Por fim, para conquistar a confiança do consumidor, é necessário oferecer um atendimento de excelência, cuidar da reputação da empresa e garantir transparência em todo processo. E o Reclame AQUI tem soluções ideais nesse contexto: o Selo RA Verificada e o Selo RA Trustvox de reviews verdadeiros. Vale a pena conhecer as ferramentas para melhorar os resultados do seu negócio!

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camila_multari

Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.

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