Menu

Artigos

Blockchain: uma tecnologia que vai muito além das criptomoedas

Como o Blockchain vai além de ser conhecido apenas para criptomoedas

 

Na cabeça da maioria dos consumidores e do público em geral, blockchain é sinônimo de criptomoeda. Na verdade, a maioria nunca tinha escutado o termo “blockchain” até o Bitcoin ter virado moda em meados da última década. Isso, no entanto, está prestes a mudar.

Nos próximos anos, veremos o blockchain passar de uma tecnologia periférica usada exclusivamente para criptomoeda para uma que desempenha um papel fundamental como tecnologia subjacente em várias soluções de negócios. À medida que o blockchain continua a diversificar e as empresas vejam cada vez mais opções de uso, a adoção cresce rapidamente, sua reputação melhora e a própria tecnologia melhora.

A assinatura de documentos, por exemplo, é uma área em que os benefícios de um registro descentralizado e com data e hora superam os aspectos negativos. Nesse caso de uso específico, a tecnologia é bastante simples de entender, tornando a adoção do blockchain para empresas muito mais viável.

Nos próximos meses e anos, as inovações no espaço do blockchain levarão a tecnologia do status de chavão para algo que impactará a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Três coisas que esperamos ver nos próximos anos incluem:

 

Países inteiros adotando criptomoeda 

Atualmente, existem 14 países considerando o desenvolvimento de criptomoedas oficiais. Em países onde o valor de sua moeda nacional está vulnerável à instabilidade e/ou corrupção política e econômica, a adoção de criptomoedas está aumentando. Por exemplo, a Venezuela, cujos problemas econômicos já foram bem documentados, utilizou a criptomoeda Petro para pagar aos funcionários públicos, aposentados e pensionistas do país seus bônus de Natal.

 

Blockchain como um serviço 

Grandes empresas como Microsoft e Amazon estão desenvolvendo o Blockchain como um Serviço [BaaS], um serviço baseado em nuvem que permite aos usuários criar seus próprios produtos usando a tecnologia blockchain. E quando jogadores de tecnologia dessa magnitude começam a investir tempo e recursos em uma tecnologia específica, é uma aposta relativamente segura que o crescimento se seguirá. De fato, uma previsão recente da Verified Market Research estimou que o mercado global de BaaS atualmente está avaliado em US$ 632,08 milhões, mas subirá rapidamente para US$ 94,28 bilhões em 2026. Essa é uma taxa impressionante de crescimento anual composta de 86,5% nos próximos sete anos.

 

Blockchain na indústria médica 

As empresas de assistência médica, incluindo uma chamada Medicalchain, estão adotando a tecnologia blockchain para ajudar os pacientes a centralizar seus registros médicos. A ideia é dar aos pacientes a capacidade de compartilhar a versão mais atualizada e abrangente de seus prontuários com todas as organizações de sua rede médica, o que, por sua vez, pode melhorar a qualidade dos cuidados que recebem. Esperamos que o setor de saúde continue encontrando usos não apenas para blockchain, mas também para outras tecnologias em desenvolvimento no futuro próximo.

 

Jonathan Melo

Jonathan Melo é Diretor de Marketing da Zoho Brasil. Tem passagens em grandes empresas de tecnologia e telecom como head de marketing para a América Latina, formado em Administração de Empresas, especialização em Social Media Marketing pela LDS Business College e MBA em Marketing pela Estácio de Sá.

Comentários

PUBLICIDADE