Sexta-feira, 02 de fevereiro de 2018
Diferentemente do que se imagina, automatizar os processos de marketing não tem nada a ver com “robotizar” a área, pelo contrário. Quanto melhor for o uso das ferramentas tecnológicas, mais condições a empresa tem de se dedicar ao que interessa: a produção de conteúdo relevante para atrair o consumidor.
Dessa forma, acaba não sendo tão difícil justificar a importância dos investimentos em inovação, já que a ação garante aos negócios economia de tempo e recursos. Ou seja, redução de custos além de maior eficiência para as atividades.
Trata-se de um grupo de recursos que aperfeiçoa as tarefas do dia a dia, com mais rapidez e precisão para alcançar os objetivos estabelecidos, assim como identificar e atender às necessidades do consumidor.
Para aprimorar o desempenho de cada marca, é preciso atacar em três frentes:
Independentemente da área, quem lida com o público precisa ter em mente novas ideias para conquistá-lo, assim como desenvolver ações para manter a atenção de quem já faz parte da base. Com exemplo temos os eficazes softwares de CRM, que permitem manter um registro preciso sobre o histórico dos clientes. A sugestão é estimular o preenchimento de formulários que revelem informações cruciais, como preferência por este ou aquele produto, cores preferidas e etc.
Outra questão relevante é conhecer o comportamento de compra do usuário na loja virtual. Por meio do e-mail remarketing é possível monitorar as movimentações no e-commerce, como as páginas navegadas e produtos pesquisados e, partir daí, impactá-lo ao oferecer o conteúdo baseado em seus interesses. Com as informações adequadas, as equipes de marketing e vendas podem concentrar esforços naquele público potencial. Afinal, para manter a saúde financeira do negócio, é preciso ter atenção redobrada na retenção de clientes.
Realizar atividades repetitivas é cansativo, monótono e nada motivador. Alguns exemplos simples são o preenchimento de planilhas do Excel para registrar o desenvolvimento de uma campanha, ou quando há a necessidade de preparar o envio de e-mails para uma base de clientes.
Com as soluções apropriadas, não se perde tempo, pois as tarefas são executadas com mais eficiência pelos softwares desenvolvidos somente para esse fim.
O sucesso do marketing depende cada vez mais da capacidade de abordar o consumidor de forma segmentada. Uma das premissas do novo ambiente empresarial é buscar a personalização, tanto na comunicação quanto na oferta de produtos e serviços.
Porém, é impossível cumprir essa missão sem entender o comportamento e os hábitos de consumo. Felizmente, a tecnologia evoluiu a passos largos e hoje as empresas têm à disposição serviços para mapear praticamente 100% das reações do público. Fazer o monitoramento em tempo real é uma importante vantagem para qualquer negócio. Dessa forma, é possível ter um tempo hábil para realizar os ajustes necessários, assim como interagir com o consumidor para aperfeiçoar as abordagens.
Entendida a importância da automação do marketing, é o momento de analisar as melhorias diretas para o negócio:
A possibilidade de aumentar o rendimento das equipes de marketing e de vendas é um dos principais atrativos, já que grande parte do tempo é desperdiçada com atividades repetitivas. É fácil entender a razão: o gestor organiza melhor o fluxo de trabalho quando as ações são sistematizadas, mesmo que nem sempre se dê conta disso.
Toda empresa, independente do ramo de atuação, precisa atrair novos clientes e o marketing tem papel fundamental nessa missão. Uma alternativa é ampliar o investimento em comunicação com o auxílio de uma solução de automação, como por exemplo, o envio de mensagens via redes sociais.
Com todas as informações cadastradas, fica mais simples ofertar um produto ou serviço personalizado para atender um certo grupo de clientes. A estratégia para geração de leads também pode ser feita a partir do envio de e-mails para usuários inativos, ou seja, aqueles que por alguma razão deixaram de comprar aquela marca.
O uso de uma ferramenta para o gerenciamento de e-mails pode colaborar para aumentar as vendas e, mais do que captação de leads, criar ações mais certeiras. Para usar uma terminologia do marketing digital, o objetivo é realizar a nutrição dos leads, com uma abordagem comercial.
A iniciativa é impraticável atualmente sem os artifícios tecnológicos, que são essenciais para segmentar a base de consumidores e, com alguns cliques, executar o disparo das mensagens.
O uso de uma ferramenta para o gerenciamento de e-mails marketing pode colaborar para o crescimento das vendas, por meio de ações mais certeiras. Mais do que apenas captar leads, o objetivo é conseguir nutri-los por meio de uma inteligente abordagem comercial.
Atualmente, a iniciativa é impraticável sem os meios tecnológicos, essenciais para segmentar a base de consumidores e, com alguns cliques, executa o disparo das mensagens.
é gerente de Marketing da All In. Formado em Ciências da Computação e com MBA em Marketing, possui mais de 15 anos de experiência em Marketing de Performance e Posicionamento no mercado de Tecnologia e Internet. Lidera estudos e pesquisas em Marketing de Relacionamento e Neuromarketing buscando entender melhor as relações de consumo B2C e B2B.
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