Notícias

Tendências e desafios da personalização de campanhas de marketing

Pesquisa avalia a percepção dos consumidores sobre a personalização de campanhas de marketing e aponta principais insights

 

personalização das campanhas de marketing

O marketing digital é uma das apostas das empresas para alavancar negócios, além de ser importante ferramenta de comunicação e vendas. Desse modo, conhecer o comportamento e interagir com os clientes de maneira eficiente e eficaz é essencial para fazer com que a empresa seja lembrada. Embarcando nessa tendência, a iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 54 países, perguntou a 4.500 consumidores, de diversos segmentos de mercado (tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro) de oito Países (Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália), qual a percepção dos mesmos em relação à personalização de campanhas de marketing, canais mais apropriados para impactar os clientes, e como as marcas devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores.

Segundo a pesquisa 73% dos consumidores ouvidos estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. Outro dado interessante é que, de acordo com os entrevistados, os três canais preferidos para receber campanhas personalizadas são: websites (38%), e-mail (38%) e facebook (30%). Em geral, a personalização é mais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e lifestyle. Quando perguntado sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, vestuário é destaque com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%).

Trazendo para o cenário brasileiro, 39% dos respondentes estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos estão 71% mais propensas a clicar em anúncios de marcas que conhecem. O consumidor brasileiro também prefere receber campanhas de marketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). O e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), seguido por páginas de Website (21,54%) e Newsfeeds no Facebook (20,55%). Não menos importante, o consumidor brasileiro, também, prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de supermercado (18,11%).

Para Gustavo Macedo, Content & Creative Director da iProspect, entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e como eles fazem suas escolhas pode fazer toda a diferença para atingir os objetivos de negócio das empresas.

“Entender o que o consumidor precisa – seus verdadeiros desejos e necessidades-, é fundamental para traçar uma estratégia eficiente de envio de campanhas personalizadas. Contudo, é preciso pensar em diferentes níveis de personalização, de acordo com a demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida de cada um”, afirma o executivo.

 

A pesquisa revela um novo perfil de consumidor, muito mais exigente, antenado e consciente, que valoriza a diferenciação e espera que a empresa surpreenda.

“Os clientes almejam ser tratados como indivíduos únicos, independente do canal que estejam interagindo com a empresa e, a personalização é uma oportunidade enorme para as empresas conquistarem a confiança e a fidelidade do cliente”, conclui Macedo.

 

Confira os principais insights para as empresas embarcarem na personalização de campanhas de marketing.

 

Brand Awareness

Evite a personalização de campanhas de marketing se sua marca tiver níveis baixos de Brand Awareness, pois 73% dos consumidores ouvidos na pesquisa estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem. Pessoas entre 18 e 24 anos estão 2 vezes mais propensas a clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem.

 

Conheça os interesses da sua audiência

Algumas categorias investem mais intensamente em mensagens personalizadas. Quando perguntado sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas vestuário é destaque com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%).

 

Avalie o mix de canais

Os três canais preferidos pelo consumidor são: websites (38%), facebook (30%) e e-mail (38%), de acordo com os entrevistados.

 

Conheça a demografia

Pense em diferentes níveis de personalização. O mesmo nível pode não ser apropriado para audiências diferentes.

 

Realize testes

Teste diferentes tipos de mensagens, avaliando quais geram mais valor.

 

Mensagens mais valiosas

Preço/promoção lidera no ranking de mensagens personalizadas consideradas valiosas pelo consumidor, com 52%, seguido por maior detalhamento do produto (37%), ofertas de localização em tempo real (26%), recomendações similares (25%) e informações de compra (21%).

Comentários

PUBLICIDADE