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Aprenda a se relacionar melhor com seus clientes na internet e aumente suas vendas

A internet é uma ferramenta muito poderosa para quem deseja criar, apresentar e compartilhar informações e suas infinitas possibilidades tem atraído crescente interesse de empresários que desejam expandir seus negócios, acompanhando as novas tendências do mercado.

Com menos custo, mais liberdade e comodidade, as empresas se sentem confiantes para colocar novas ideias em prática e investir em estratégias inovadoras, porém a maioria delas se esquece de um detalhe importante: todo mundo está fazendo o mesmo. A concorrência, portanto, é um ponto que deve ser encarado com muita seriedade.

Após a popularização das mídias sociais, essa situação se agravou mais um pouco, já que a facilidade em anunciar e produzir conteúdo fez com que muitas pessoas decidissem se aventurar, introduzindo seus negócios. Hoje, como resultado desse processo, é cada vez mais difícil atrair a atenção dos leitores e conquistar a preferência.

Além de produzir conteúdo e postar com frequência, sempre de acordo com o que os clientes desejam consumir, é importante investir em outras estratégias para ganhar mais força e poder de persuasão.

Para criar campanhas, que são muito eficientes, inclusive antes de começar a disseminar seu conteúdo e apresentar sua marca, é preciso planejamento. Pense em cada detalhe e esteja preparado para agir de acordo com as diferentes possibilidades que possam vir como resultado de suas ações. Não corra o risco de ficar perdido caso algo não funcione de acordo com o planejado. É sempre importante poder contar com um plano B.

Decida que tipo de mensagem deseja transmitir aos seus leitores e tenha em mente que, seja em uma promoção, uma transformação da empresa ou um comunicado, os clientes querem mesmo saber sobre os benefícios de seu produto, seus diferenciais e de que forma eles podem mudar suas vidas para melhor – portanto não fuja do foco! Seja claro e direto nesse momento.

Em relação às postagens, procure estar o mais próximo possível das pessoas, afinal todo mundo gosta de saber que determinada mensagem foi produzida por uma pessoa real, que está do outro lado da tela, mas que tem capacidade para ouvir e solucionar seus problemas.

Por isso, não agende todos os posts. Mostre também que a empresa presta atenção ao que está acontecendo no mercado e que se interessa por todos os fatos que possam afetar a vida dos clientes. Para isso, aposte em conteúdos atuais, divulgue notícias relevantes e permita a interação com o público.

Sempre pense nas melhores estratégias para ir ao encontro do que seus consumidores esperam. Realize pesquises, faça perguntas e questionários com o intuito de descobrir que tipo de conteúdo é mais interessante para as pessoas e de que forma elas gostariam de recebê-lo. É importante estar ciente do que é esperado pelo público e incentive sempre a resposta, compartilhando-as em suas páginas, dando voz a todos (de forma que seja viável). Dê a eles a oportunidade de ser destaque!

Por último, aprenda a ver as redes sociais para fortalecer o relacionamento entre sua empresa e os consumidores, construindo confiança e se diferenciando da concorrência. Crie promoções, produza conteúdo de qualidade, ofereça oportunidades para que as pessoas se comuniquem, interfiram, enviem críticas e sugestões. É importante fazê-las se sentirem parte de todo o processo!

Cupons de desconto, e-mails personalizados e mensagens de agradecimento pela compra são ferramentas de pós-venda que também podem fazer a diferença na construção desse relacionamento. Mostre que seu produto é confiável e que sua marca realmente se preocupa em elaborar as melhores soluções para as necessidades dos clientes. Mãos à obra!

 

 

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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