Artigos

A magia dos backlinks

O poder de otimização das backlinks é indiscutível… A implementação de tais recursos parece algo muito simples à primeira vista quando se tem em mente a melhora do posicionamento online do seu site, mas quais delas realmente agregam algum valor? E como consegui-las?

No início da era Google, os backlinks eram um dos primeiros fatores a serem levados em consideração pelo Titā dos mecanismos de busca, quando o objetivo era localizar as diferentes páginas que redirecionavam para os de outros sites. Nesses primórdios, o critério de avaliaçāo Google era baseado na quantidade de backlinks implementados, e nenhuma consideração à qualidade destes ou confiabilidade da web onde elas se encontravam.

Eventualmente, os algoritmos do Google e outros mecanismos de busca mudaram em prol do combate às páginas criadas no “mercado negro” de backlinks. Atualmente, este controle é altamente estrito, e é útil manter em mente que apenas links de sites de qualidade irão ajudá-lo a conquistar um bom posicionamento.

 

O que são backlinks de qualidade?

Para que um link seja visto com bons olhos, ele tem que fazer sentido. Por exemplo, se você tem um restaurante, é sempre melhor fazer uma ligação proveniente de uma rede gastronômica do que de em um site de críticas em natação olímpica. Além disso, o grau de importância dos sites que apontam você, também deve ser levado em consideraçāo porque o melhor posicionamento de tais sites está diretamente relacionado com a melhor qualidade do backlink.

 

Como faço para obter backlinks de qualidade?

Se você não tem a necessidade de postar ou ter links em mídia, existem muitas outras possibilidades. A estratégia de troca de links é certamente uma opção clássica. Para fazer isso basta que você entre em contato com o administrador ou webmaster da página em que você está interessado em obter backlinks. Quando o fizer, você pode propor para inserir o seu link em troca de outro link no seu site.

Outra opção interessante é o “guest posting”! Essa opção permite que você escreva sobre o seu site em outra página, e, como interesse mútuo, o administrador de outra página publica algo no seu site. Assim, você não somente recebe um link, mas também recebe conteúdo exclusivo e de qualidade, algo que é altamente valorizado pelo Google.

Eduardo Dohrmann

é Gestor de conteúdo Web Brasil/Portugal rankingCoach. Formado em Administração de Empresas pela Westminster University, Londres e Produção de Mídia pela London College of Communication, Eduardo tem experiência extensa nas áreas de Agariaçāo de Fundos para a indústria das artes e também em produção e edição de curta metragens. Está atualmente envolvido em todos os aspectos pertinentes ao rankeamento orgânico em ferramentas de busca.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:

Projeto mantido por:

Media Partners:

Projeto hospedado por: