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A importância da automação de marketing no futuro da era digital

Mensagens automáticas traçam o crescimento significativo da automação de marketing para fidelizar clientes, auxiliar os usuários e proporcionar retorno financeiro positivo.

 

Você já deve ter se deparado com alguma mensagem automática ao “falar” com perfis em redes sociais, receber e-mails ou até mesmo um aviso de que o carrinho de compras estava esperando para ser finalizado, certo? Tudo isso tem um nome: automação de marketing. O objetivo é direto e reto: gestão de tempo.

Com os avanços tecnológicos, o boom do marketing foi estrondoso e sabemos disso, pois nos deparamos diariamente com as mudanças da era digital. Mas o que a automação de marketing tem a ver com isso? Tudo. É por meio dessa solução que muitas mudanças ocorreram, unindo a comunicação, a tecnologia e as vendas e facilitando a integração de diversos setores.

Essa automação foi acelerada devido à pandemia de covid-19 e os números não deixam dúvidas. Afinal, bilhões de dólares fazem parte da expectativa de crescimento desse setor tão importante para a comunicação virtual. No ano de 2022, a estimava é que US$ 5,2 bilhões sejam destinados à área, segundo informações da MarketsandMarkets; o mercado de automação de marketing irá crescer 12,8% até 2027 e o investimento chegará aos US$ 9,5 bilhões.

Quando voltamos esse cenário ao Brasil, os números mostram os principais setores que utilizam a automação de marketing no dia a dia: financeiro, varejista e de telecomunicação. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, os robôs ocupam 25%, 22% e 14% da área digital dos respectivos segmentos. Além dos exemplos já citados, outra utilização clara de automação de marketing é o e-mail marketing.

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Essa ferramenta quebrou muitos paradigmas ao longo do tempo e segue extremamente relevante para diversos setores. Aliado aos softwares e à inteligência de dados, o e-mail marketing abre tantas portas que pode ser considerado uma identidade digital. Tudo se integra nesse universo.

Além disso, a automação de marketing possibilita a combinação de canais como SMS, redes sociais, pop-ups etc. Os softwares permitem a seleção de inúmeros segmentos a fim de atingir, impactar e fidelizar clientes.

Os famosos insights e leads qualificados são exemplos do que a automação pode proporcionar para profissionais de marketing e vendas. Com alguns atalhos, palavras-chaves e anúncios, é possível atingir o público-alvo. Porém, nem tudo é favorável. Com as bigs techs crescendo cada vez mais, o conteúdo tem alto valor e nem sempre alto retorno: paga-se mais para conquistar menos leads, por exemplo. Sem contar que o empreendedor deixa toda a sua estratégia para essas gigantes da tecnologia. Por isso, é importante utilizar a automação a seu favor. Montar, segmentar e implementar uma base de dados própria facilita muitos caminhos na comunicação.

A automação de marketing unida a essa base qualificada é o caminho do sucesso. Consequentemente, o valor investido dará retorno financeiro e o aumento de dados será significativo. A internet e suas transformações permitem o uso de muitas ferramentas para montar uma base sólida e duradoura.

Com essa implementação e consequentemente mais tempo à disposição, é possível ser impactado com conteúdo de interesse e conseguir se dedicar a outros temas que envolvem o seu negócio. Inclusive, quando falamos sobre tempo, podemos também dizer que a automação de marketing facilita alguns pontos da vida dos usuários da internet.

Essa solução é o futuro (não tão distante) da web, aliado à inteligência de dados. É uma forma de iniciar a corrida para a conversão de clientes, conhecer o público e abrir portas para outros setores conhecerem ainda mais a sua marca. O uso de softwares para conquistar todos esses benefícios são conectados à internet, à tecnologia e aos usuários.

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É empresário e estudou jornalismo, publicidade e propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1996 trabalha no mercado brasileiro de internet e comunicação digital, com passagens pelo Terra, Matrix, Plug In e Telium. Criou e escreveu dois cases premiados no Top de Marketing da ADVB (2003 e 2006). Foi presidente da ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais em São Paulo (2012/14) e atualmente é sócio e diretor executivo da Dinamize, Diretor de Marketing da ABComm, Diretor de Conexão Digital da ARP e Vice-presidente de Marketing da ADVB RS.

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