Segunda-feira, 18 de maio de 2020
Os últimos anos obrigaram a área de publicidade a uma reinvenção constante. Em ponto de ebulição, esse processo não dá mostras de que vai acabar tão cedo. Diariamente somos atropelados pelo novo, e, neste cenário, precisamos redefinir o próprio papel da publicidade (e do publicitário).
Tudo isso, em grande parte, porque as mídias sociais subverteram como nunca os processos de comunicação. Em nossas timelines, a vida real pulsa 24 horas por dia: o vídeo do cachorrinho do amigo, do bebê do primo, dos alunos da amiga, das gracinhas do sobrinho. Como as equipes de publicitários podem criar peças capazes de competir com esses conteúdos, que são bem mais importantes?
Para manter a relevância, só resta um caminho: contar boas histórias. Mais do que os recursos de criação sofisticados, esse público que diariamente interage nas redes e se delicia com conteúdos caseiros espera ser surpreendido por marcas e pessoas que efetivamente tenham algo a dizer.
Cabe aos publicitários, então, o doloroso exercício de se livrar do ego e deixá-lo ali, de lado, totalmente esquecido. Pois, nos dias atuais, o cerne da criatividade está na identidade das marcas, e não no brilhantismo de sua comunicação. O conteúdo, ainda bem, tomou o lugar da forma. O público se aproxima das marcas pelo que elas dizem, e não pela maneira como isso é feito.
Mais do que arroubos criativos, as marcas precisam captar o zeitgeist, entender como e quando desejam ou não se posicionar – sim, nesses tempos de tanto ruído o silêncio pode ter um valor imensurável. Precisam, em resumo, investir tempo, recursos e energia para construir uma identidade e manter um speech coerente, impactante, relevante.
As marcas e profissionais que atingem esse objetivo conseguem uma comunicação mais aprofundada, com mais pertinência. Dá trabalho, mas ajuda a afugentar um velho fantasma que volta e meia assombra criativos mundo afora: a mudança de algoritmo. Quando a marca está focada em estabelecer uma comunicação verdadeiramente relevante, não é qualquer mudança de algoritmo, por mais radical que seja, que consegue passá-la para trás. A criatividade está na identidade – e a força da marca também.
O Projeto Digitalks é mantido pelas empresas:
Empresa de tecnologia especializada em WordPress, que desenvolve soluções digitais para acelerar negócios no mundo inteiro.
Somos uma consultoria focada em oferecer o que há de mais inovador em soluções digitais no mercado.
A Dinamize oferece plataformas de automação de marketing e email marketing que ajudam na geração de leads, vendas e fidelização.
A Marketdata promove melhores decisões de negócio, por meio do gerenciamento de dados e inteligência analítica e criativa
A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que simplifica e otimiza a gestão de perfis em diferentes mídias.
Nossa missão é democratizar a experiência do cliente. Ajudando empresas a criarem experiências simples, acessíveis e rentáveis.
A AdsPlay é especialista em Mídia Programática, Mídia Mobile e Performance.
Pioneira e especialista em gestão de mídia programática e personalização de anúncio.
Agência de SEO, Hedgehog Digital. Desde 2009 ajudando empresas no Brasil, Reino Unido e Europa a acelerarem seu crescimento com SEO.
A Kmaleon é uma Plataforma de Comparação de soluções SaaS que te ajuda a encontrar o Software certo para o seu negócio. Através das avaliações feitas por usuários reais de cada software, a empresa te entrega como é a experiência real de uso, para que você encontre facilmente qual melhor te atende. A empresa transforma opiniões de usuários em informação, para que você tome a melhor decisão de acordo com o seu dia a dia. Principais Clientes: Mlabs, Squid, sharpspring, Lahar, Metlycs
A VitaminaWeb é uma Produtora Digital focada em Desenvolvimento e Programação de sites, e-commerce, loja virtual, aplicativos e sistemas.
A Yapoli é uma plataforma inteligente de governança, gestão e distribuição de ativos digitais para grandes corporações.
Somos uma Agência que transforma tecnologia em negócios digitais
Maior portal brasileiro de e-commerce. Conteúdo sobre lojas virtuais, comércio eletrônico, vendas, logística, plataformas, search, back office, design e muito mais
O Instituto Mestre GP tem como objetivo conectar, construir e disseminar conteúdos e conhecimento sobre Gestão de Projetos para o mercado publicitário.
Comentários