Quinta-feira, 14 de julho de 2016
Marketing de conteúdo é muitas vezes incompreendido. Como qualquer área que acabou de começar, o marketing de conteúdo desafia expectativas convencionais e confunde os novatos com a sua complexidade e abordagem multifacetada.
Tendo passado mais de uma década inovando e sendo pioneiro no campo do marketing de conteúdo, eu enfrentei várias perguntas recorrentes.
Da básica à incisiva, estas são as questões de marketing de conteúdo que você deve saber as respostas.
Isso é apenas uma parte.
Marketing de conteúdo é muito, muito mais amplo do que apenas um blog. Se você tem um blog, bom para você, mas você pode fazer muito mais.
Descubra onde estão os seus clientes, e crie um conteúdo que seja difundido. Isso pode ser por meio do Twitter, Reddit, Slideshare, Quora, webinars, um SaaS gratuito, atualização de e-mail, ebooks, podcasts e muito mais.
Comece com os métodos mais óbvios e trabalhe o seu caminho para técnicas mais avançadas.
Não.
O marketing de conteúdo tem estado por aí tanto quanto as marcas têm tido algo a dizer. “Conteúdo”, como você está ciente, é um assunto muito amplo.
Toda vez que uma tendência surge alguém vai declará-la como morta dentro de alguns anos.
A gênese do mito “marketing de conteúdo está morto” gira em torno de um único ponto: há uma maneira simples de muito conteúdo ser absorvido.
Enquanto há verdade em relação ao “choque de conteúdo” que tem permeado o nosso mundo, não há expectativa sobre qualquer único usuário, que ele ou ela vai absorver todo esse conteúdo. O choque de conteúdo em escala macroscópica é uma realidade, mas o choque de conteúdo para usuários individuais não aconteceu.
Cada usuário continua a participar do tanto de conteúdo como ele ou ela prefere. O Marketing de conteúdo está vivo e bem.
Deixe-me responder à sua pergunta com outra pergunta: Como as pessoas podem descobrir mais sobre isso a menos que ele seja gratuito?
As pessoas não arriscam o seu dinheiro em informações que não podem confiar. Elas pagam por informações que tenham sido validadas por uma história confiável, valiosa, e por conteúdo esclarecedor.
O grande objetivo do marketing de conteúdo é criar um fluxo de clientes e perspectivas próximas a você. Você pode vender outro produto. Nossa, você pode até mesmo vender mais conteúdo. Mas, a fim de chamar a atenção para esse conteúdo no mercado de hoje, você deve ter o conteúdo gratuito.
Comece a compartilhar o conteúdo de qualquer tipo, em qualquer lugar e em toda parte.
Eu sugiro que, em primeiro lugar, você encontre onde os seus usuários se encontram. Descubra as suas fontes de conteúdo e depois vá para essas fontes.
Se essa fonte é o Twitter, então, comece a se envolver no Twitter. Compartilhe e retuite um conteúdo valioso. Escreva mensagens que prendam a atenção e forneça valor. Complemente o seu fluxo no Twitter com artigos do blog repleto de tática em seu site, resolvendo os problemas do usuário. Grave um webinar que ajude o seu público a superar um obstáculo.
É difícil medir o ROI do marketing de conteúdo. Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, admitiu: “Eu não acredito em nenhuma estratégia milagrosa do ROI.”
Isso não quer dizer que não há ROI. O ROI está lá. No entanto, é difícil de quantificar em termos de métricas, gráficos de barras e aumento de receita.
Para responder à pergunta do ROI, é fundamental desenvolver um conjunto de KPIs específicos que se alinham com o seu modelo de negócios e canais de crescimento de marketing. Controlar esses canais e então compará-los com outras métricas de negócios críticos para avaliar a melhoria.
Absolutamente, sim. As B2Bs têm estado tradicionalmente atrás da curva marketing de conteúdo, mas eles estão se aproximando.
O conteúdo da B2B costumava ser notoriamente seco, não otimizado, e irrelevante. Hoje, no entanto, algumas B2Bs estão dominando completamente o espaço do marketing de conteúdo e fornecendo exemplos excelentes de como deve ser feito.
Sim e não.
A terceirização de marketing de conteúdo é completamente um erro. Existem agências e empresas de marketing que estão dispostos a assumir a totalidade do papel do marketing de conteúdo, mas eu sou contra isso.
O conteúdo cria a identidade de uma empresa, e é difícil para uma agência externa desenvolver verdadeiramente a história e a vibração que uma empresa precisa.
É inteligente, no entanto, terceirizar certos aspectos do marketing de conteúdo. Tarefas como a criação de um blog, escrever o conteúdo, fazer vídeos, desenhar gráficos, gestão e postar em mídias sociais. Além da gravação de webinars e o emaranhado de problemas de suporte técnico são algumas tarefas legítimas para terceirizar.
Não. Eles andam lado-a-lado. Você não pode “fazer o SEO” sem o conteúdo, e você não pode ter um bom conteúdo a menos que esteja otimizado para a pesquisa.
O marketing de conteúdo e o SEO são disciplinas distintas, e eles têm a mesma finalidade. Use-as juntas.
Não. O marketing de conteúdo é uma (enorme) arma em todo o arsenal de marketing. Use-a ao lado de outros métodos de comercialização.
De acordo com pesquisa da CMI, a maioria dos profissionais de marketing B2B gastam quase um terço do seu orçamento de marketing em marketing de conteúdo. Os comerciantes mais eficazes, no entanto, gastam de 42-46% do seu orçamento de marketing em marketing de conteúdo.
O valor que a sua empresa gasta em marketing de conteúdo irá variar de acordo com os seus objetivos de crescimento e ciclo de vida do negócio. No início da existência da empresa, ela pode precisar alocar mais fundos para pagar pesquisa ou mala direta, em vez de uma estratégia de conteúdo.
Como os antigos membros do conselho de investimento diziam, a diversificação é fundamental. Você deve diversificar metodologias de marketing para garantir que você mantenha um fluxo consistente de clientes de todos os canais disponíveis.
Uma das razões de marketing de conteúdo é muitas vezes incompreendido é porque ele é muito vasto e pesado. Se você pensar sobre isso, quase tudo pode ser considerado conteúdo. Então, como é que se distingui entre o marketing de conteúdo e o marketing sem conteúdo?
Não existem delimitações claras, mas não há provas contundentes de que o marketing de conteúdo funciona.
Agora, a última pergunta que você precisa responder é: por que não estou fazendo o marketing de conteúdo agora?
é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br
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