Artigos

Como calcular o ROI de campanhas de e-mail marketing

Ouvimos e sabemos que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas de comunicação, relacionamento e vendas do marketing digital. Devemos criar campanhas, escolher uma excelente ferramenta de envio, seguir as melhores praticas e principalmente devemos medir e avaliar o ROI (retorno sobre investimento) das ações praticadas.

Mesmo que seja uma mídia de baixo custo, a iniciativa demanda gastos de tempo, recursos, testes, criatividade e analise para otimização dos resultados.

É verdade que estamos pouco acostumados a apresentar os resultados de e-mail marketing de forma completa, muitas vezes ficamos nos indicadores básicos, como a taxa de abertura e cliques das campanhas.

Cada vez mais há a necessidade de mostrar mais e apresentar o Return on Investiment, o famoso ROI, para justificar os investimentos e aperfeiçoar as campanhas de e-mail marketing para ampliação dos resultados.

O Softmail preparou uma planilha que ajudará no planejamento e também a mensurar de forma mais eficaz suas campanhas. Com ela o trabalho de mensurar as métricas de envio, conversão, custos da campanha (fixos e variáveis) e, principalmente, as métricas de sucesso, se descomplicam.

Com a calculadora de ROI será mais fácil mensurar as seguintes métricas:

  • Total de Receitas
  • Rentabilidade
  • ROI – Return on Investment
  • CPC – Custo por Clique
  • CPA – Custo por Aquisição

Estas métricas são mais facilmente aplicadas ao e-commerce, pois são parte da realidade de quem vende online diariamente. Porém, as empresas que não possuem comércio eletrônico também podem usar a ferramenta com as métricas aplicadas ao valor de conversões de seu site, em itens como contatos, solicitações de orçamento, download de catálogos, entre outros.

Baixe a calculadora de ROI e comece já a demonstrar o valor de suas campanhas de e-mail marketing.

 

Avatar

Gustavo Iucksh Santos é empreendedor, inquieto e autodidata. Com 10 anos de experiência no ambiente digital, sua primeira iniciativa empreendedora foi a agência digital Atrative, foi vice-presidente da ABRADi-SC, co-fundador do Núcleo Digital de Joinville, e atualmente é sócio-fundador e Diretor de Tecnologia do SoftMail.

Comentários

PUBLICIDADE