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8 informações que revelam como é a experiência de quem usa plataformas de Automação de Marketing

Os Softwares de Automação de Marketing são fundamentais para melhorar o relacionamento e a comunicação com uma base de Leads

 

E atualmente, entender o seu cliente e aprender a se relacionar com ele é o caminho para melhorar as suas vendas. A Kmaleon, plataforma especializada em avaliações e análise da experiência de uso de softwares, preparou um estudo de mercado com as opiniões de 302 usuários das principais ferramentas de Automação de Marketing no Brasil.

O objetivo do estudo foi compreender qual a percepção de valor que os profissionais tiveram sobre a sua ferramenta. Cada avaliação se refere à experiência de uso de uma plataforma específica.

*Quer saber quais empresas participaram desse estudo? Faça o seu Pré-cadastro para receber com exclusividade o Report Completo Kmaleon e receba todas as informações sobre esse e outros mercados de tecnologia!

 

Perfil de quem usa no dia a dia as Ferramentas de Automação de Marketing:

A maioria dos profissionais que participaram da pesquisa foram empresas de pequeno e médio – com até 50 funcionários – e, também, profissionais que atuam em Agências de Marketing Digital.

Softwares de Automação de Marketing, são bem populares entre os profissionais de Marketing Digital e esses dados comprovam o quanto ela é imprescindível para uma empresa:

 

#1: Entre os profissionais que usam Automação de Marketing, 73,18% utilizam todos os dias

Para comprovar a importância de um software de automação de marketing na rotina desses profissionais, o estudo analisou a frequência de uso por perfil.

 

 

Quando analisamos essa informação temos a certeza do quanto essa tecnologia é estratégica no dia a dia das empresas.

E não é à toa que a sua procura tem crescido no mesmo ritmo que a transformação digital. Afinal de contas, hoje, ela é um dos softwares que possuem mais comparações entre as empresas na Kmaleon.

Aliás, caso você precise de uma Automação de Marketing para te ajudar nas demandas de comunicação do seu negócio, você pode encontrar as melhores opções disponíveis no mercado dentro da Kmaleon.

A plataforma te permite comparar e analisar as opiniões dos usuários de cada empresa de software pesquisada.

 

#2: Quanto Tempo de Experiência os Profissionais têm com as suas Ferramentas de Automação de Marketing?

Conseguir gerar valor aos seus clientes é desafiador para todos, inclusive para as empresas de softwares. As empresas de automação de marketing também precisam inovar e atender desafios dos seus clientes.

No estudo Kmaleon, observou-se que 68,5% dos usuários, utilizavam a mesma ferramenta há mais de 1 ano.

 

 

Essa informação foi analisada e comparada com outros dados importantes ao decorrer do estudo, para que nós pudéssemos concluir por completo a Experiência de Uso de uma Automação de Marketing.

 

# 3: Afinal de contas, quem utiliza uma Ferramenta de Automação de Marketing, escolheu a ferramenta certa?

O processo de escolher um software é complexo, por isso nós recomendamos que antes de decidir qual automação de marketing usar, que você entenda os seus objetivos, expectativas e alinhe os processos internos com o seu time.

Nunca esqueça, são as pessoas que constroem os processos e a estratégia, o papel da tecnologia é potencializar tudo isso.

83% dos profissionais consideraram que a ferramenta que escolheram foi de fato uma escolha certa!

 

Automação de Marketing

 

 

# 4: O que levam as empresas a mudarem para outra Plataforma de Automação de Marketing?

Migrar de ferramenta é sempre uma tarefa muito trabalhosa e complicada, precisa ser estudada, demanda tempo de contratação e adaptação.

É fato que ninguém quer precisar mudar de software, a não ser que esteja com um grande nível de insatisfação ou com problemas financeiros.

Mesmo que uma maioria dos profissionais não estejam pensando em mudar de ferramenta, ainda existe uma parcela significativa que pensa em trocar a solução atual.

27,15% dos usuários que usam Automação de Marketing já trocaram de ferramenta alguma vez.

Mas, o que os motivaram a realizar essa mudança?

  • A falta de possibilidade de integrá-lo com outras ferramentas;
  • A qualidade de execução da ferramenta;
  • A usabilidade que ela oferece;
  • O suporte/atendimento para esclarecimento de dúvidas;
  • As funcionalidades disponíveis;
  • O preço.

 

# 5: Não ter as Funcionalidades Desejadas é o ponto mais criticado por quem usa Automação de Marketing

O item funcionalidade foi o que apresentou a menor nota média dos quatro pilares avaliados, como podemos observar no gráfico abaixo.

Para compor a nota de funcionalidade são avaliados dois pontos:

  • Conhece todas as funcionalidades disponíveis?
  • O Software possui todas as funcionalidades que o usuário precisa?

 

 

Quando nos aprofundamos nesses dados, concluímos que mesmo que ainda exista a necessidade de desenvolver novos recursos para atender os desafios dos clientes, é fundamental garantir que eles conheçam as funcionalidades existentes.

Um dos caminhos mais promissores para esse desafio é o investimento na usabilidade do software.
Hoje, 93,4% das pessoas que disseram conhecer todas as funcionalidades disponíveis, entendem que é fácil aprender a usar a ferramenta.

 

Automação de Marketing

 

#Dado 6: Quanto maior o tempo de uso da Automação de Marketing, maior será a Percepção de Valor dos usuários

A Kmaleon possui uma metodologia própria que aborda os principais pontos que impactaram na experiência dos usuários com uma empresa de software.

Pensando nisso, criamos Score Kmaleon, o qual é uma nota baseada na análise dos 4 pilares de experiência de uso:

  • Funcionalidade;
  • Usabilidade;
  • Qualidade;
  • Suporte…

… Além do índice de recomendação da ferramenta a outros usuários (o NPS).

Esse Score pode variar de 0 a 100 e foi criado para ter uma visão realista sobre a percepção de valor que os profissionais possuem sobre uma empresa de software.

O Score Kmaleon médio obtido para as ferramentas de automação de marketing foi de 87.6:

 

 

Além disso, observamos que quanto maior a percepção de valor dos usuários, mais tempo eles permanecem utilizando o software.

Com o Score Kmaleon, a empresa de Automação de Marketing consegue entender qual a pontuação média que é a experiência de uso que seus clientes precisam atingir – de acordo com o tempo de uso – para avançar na jornada com o software.

E baseado nesse número, a empresa também consegue reduzir o Churn e potencializar seu LTV (Life Time Value).

Veja o gráfico abaixo e entenda o comportamento dos usuários por tempo de uso:

 

Automação de Marketing

 

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#7: Profissionais com Perfil Influenciador têm maior senso crítico com as suas Ferramentas de Automação de Marketing

A Experiência de uso de uma automação de marketing varia de acordo com o perfil profissional. Separamos 3 tipos de perfis: usuário, influenciador e decisor.

Observamos que o influenciador – respectivamente 31% dos participantes – é o perfil de profissional com o senso mais crítico em comparação com os demais, pois obteve o menor Score Kmaleon entre eles.

Veja o gráfico abaixo.

 

 

#Dado 8: Não ser Atendido dentro da Expectativa Impacta Negativamente em -25,11% na Percepção de Valor do Cliente

Quando o assunto é o suporte, não ser atendido dentro da sua expectativa foi o item que mais pesou negativamente na percepção de valor dos clientes.

No estudo, os usuários que deram notas iguais ou menores que 3 – escala de 1 a 5 – no item “Sou atendido dentro da minha expectativa”, tiveram uma perda de 25,11% na percepção de valor dos clientes, comparado com a média do mercado.

 

Automação de Marketing

 

Esses foram só alguns dados sobre o mercado de softwares de automação de marketing. De onde vieram esses dados, tem muito mais!

Saiba quais são os 6 Principais Motivos de Impacto na Experiência de quem usa Plataformas de Automação de Marketing.

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*Saiba por Aqui como Receber o Relatório sobre a experiência de uso das Principais Ferramentas de Marketing Digital de 2020.

Matheus Emboava

é um dos fundadores da Kmaleon e apaixonado por empreendedorismo. Inovar é algo muito prazeroso para ele. Adora desafios e busca todos os dias oportunidades para gerar novas soluções.

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