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7 táticas para construir seu banco de dados

Novos consumidores são a alma de quase todos os negócios. Sem eles, você seria obrigado a depender unicamente da rentabilidade de crescimento de clientes já existentes, o que tornaria difícil aumentar o seu lucro de maneira a satisfazer investidores externos e acionistas internos.

Neste artigo, você verá dicas de estratégias e táticas de como aumentar sua lista para a construção de seu banco de dados, por meio de inúmeras formas pelas quais as pessoas interagem com empresas no mundo multicanal de hoje.

 

1 – Construa seu banco de dados através de Webinars

Webinars são eventos online virtuais essencialmente usados por profissionais de marketing B2B (de empresa para empresa) para nutrir contatos existentes e se divulgar a potenciais clientes. Muitos dos processos utilizados em eventos presenciais são aplicáveis a Webinars. Construa cuidadosamente um processo de promoção que lhe permita divulgar o Webinar em outros sites além do seu para aumentar a visibilidade do evento.

 

2 – Desenvolva estudos de caso

Todos nós amamos ler histórias sobre firmas ou indivíduos e aprender como eles mudaram ou melhoraram usando um produto, serviço, processo ou abordagem distinta. Artigos desse tipo são fantásticos para sindicalizar ou colocar em outros sites.

Em relação à estratégia de postagem em blogs, assegure-se que você possui um link para a página de opt-in em seu site inserido dentro desse artigo ou PDF, para que obtenha o contato das pessoas que atraiu com o artigo.

 

3 – Empregue QR codes onde fizer sentido

Os códigos QR são outra boa maneira de capturar nomes adicionais para o seu banco de dados, já que você pode imprimir em quase tudo – mas isso não significa que você deva (vide ônibus e cartazes), pelo contrário: considere a inclusão de códigos QR em sinais em sua loja ou em seu estande, na embalagem de produtos e artigos promocionais, por exemplo.

 

4 – Troque sua conexão de Wi-Fi gratuita por endereços de e-mail

Se você possui uma localização física, considere oferecer conexão Wi-Fi gratuitamente. Você pode configurá-la para ser aberta ou incluir uma senha que venha no recibo de compras. Como parte do processo de cadastro, você pode incluir um opt-in.

 

5 – Use o poder do YouTube

Com seu foco dedicado a vídeos, o Youtube oferece um local único para espalhar a notícia sobre seus produtos e serviços. E, como nas outras redes sociais, você deve criar um canal para a sua empresa e/ou marca. Nesta página, você pode fornecer um link aos visitantes para que se cadastrem para receber sua newsletter ou se cadastrem em seu banco de dados.

Uma forma simples de fazer isso é criar uma descrição na área “sobre” de cada vídeo publicado. Considere inserir um link para seu opt-in nesta área. Você também pode adicionar uma página para mensagens no final de seus vídeos que inclua o endereço da página de opt-in.

 

6 – Considere postagens em blogs e outras formas de inserção de conteúdos

No mundo vasto da internet de hoje, existem muitos lugares onde você pode disponibilizar conteúdos além do seu próprio site e blog. Investigue e pesquise os melhores lugares fora os seus próprios, onde os seus visitantes em potencial podem ir atrás de artigos, dicas e sugestões. Posteriormente, faça um plano para inserir seu próprio conteúdo nesses sites. No final do artigo, normalmente existe um espaço para uma pequena biografia ou uma descrição da companhia.

 

7 – Crie competições

Competições são uma forma excelente de inspirar sua audiência potencial a se mexer. E, às vezes, um pequeno incentivo, não importa o quão pequeno seja, pode favorecer novos contatos a se registrarem para receber suas mensagens.

Se você possui lojas físicas, considere integrar o Foursquare nas suas táticas. Desenhe um concurso no qual pessoas sejam incentivadas a realizar check in na loja. Você pode utilizar tecnologia de marketing baseada em localização para auxiliá-lo a gerenciar a competição e determinar o vencedor.

Espero que essas dicas possam ajudar você a construir um database de qualidade e cada vez maior!

Formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Bianca Mello já trabalhou no Marketing da área de Consultoria da IBM e atualmente é a Marketing Operations Specialist para América Latina, focada para IBM Marketing Cloud, a plataforma de Automação de Marketing da IBM.

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